Bruenque.com.brPOLITICAPSD e PT oficializam candidatura de Seu Dua para concorrer pela quarta vez à prefeitura de Regeneração; Roniel Boa Hora será seu vice.

PSD e PT oficializam candidatura de Seu Dua para concorrer pela quarta vez à prefeitura de Regeneração; Roniel Boa Hora será seu vice.

Em busca do quarto mandato, o atual prefeito de Regeneração, Eduardo Alves Carvalho — o popular “Seu Dua” — oficializou sua candidatura à reeleição durante convenção realizada neste sábado (20), no Jamaica Clube, no bairro São Vicente.

Liderando a coligação “Trabalho, Ação e Compromisso”, formada pelos partidos PSD e PT, Seu Dua confirmou o nome do vereador Roniel Boa Hora (PT) como seu companheiro de chapa na disputa pela vice-prefeitura. A aliança também apresentou 23 candidatos a vereador, consolidando um palanque forte para as eleições municipais de outubro.

Na-imagem-Seu-Dua-discursa-durante-a-convenção.
prefeito discursando

O atual prefeito de Regeneração, Eduardo Alves Carvalho, foi o último a discursar durante a convenção dos partidos PT e PSD, na ocasião, ele oficializou sua candidatura à reeleição.

Seu discurso teve início com uma retrospectiva das ações realizadas ao longo de seus quase 13 anos de gestão:

– “Eu desafio a qualquer um regenerense, da zona urbana como da zona rural, que more em qualquer comunidade, se Seu Dua não fez algo nessa comunidade, não fez algo nesse bairro. Seu Dua tá 13 anos trabalhando para dar dignidade ao povo de Regeneração, fazer com que os recursos cheguem lá na ponta, gente! Nós tínhamos uma cidade esquecida. Eu vou dar o exemplo do grande Bela Vista, do grande São Vicente, do Bebedouro, do Jaicó, do Alto do Balanço. O que que tinha nessas comunidades? Na São Cristóvão começou a chegar urbanização”, destacou o prefeito.

Em outro trecho do discurso, numa referência quase direta a uma das maiores inspirações da Revolução Francesa — o grande filósofo do Iluminismo, François-Marie Arouet, o Voltaire —, que dizia que “o homem que se vinga na vitória não é digno da vitória que teve”, Seu Dua afirmou que, em toda a sua trajetória política, nunca cultivou inimigos e jamais perseguiu adversários políticos ou cidadãos após ser eleito:

– “Eu vivo Regeneração 24 horas, sou amigo de todo regenerense, eu não tenho inimigos, a não ser se não quer gostar de mim. Eu nunca fiz mal a um passarinho em Regeneração. Eu desafio alguém dizer “que Seu Dua me perseguiu” “Seu Dua fez mal para mim”. Se um ato meu como administrador vier a prejudicar alguém, se esse alguém me procurar e eu não puder consertar, eu peço desculpas. Porque é covardia do homem que chega ao poder pelo voto do cidadão e vai perseguir, principalmente gente pobre na sua cidade”, enfatizou o candidato.

A trajetória política de Seu Dua: de caminhoneiro a prefeito de Regeneração

A-imagem-mostra-os-pré-candidatos-da-coligação-“Trabalho-Ação-e-Compromisso”-em-cima-do-palanque.
pré-candidatos

Ex-caminhoneiro, não é segredo que o atual prefeito de Regeneração, Eduardo Alves Carvalho, conhecido como “Seu Dua”, iniciou sua trajetória política como afilhado do saudoso ex-deputado Xavier Neto.

Com o apoio de Xavier e uma forte base eleitoral no bairro Jaicó, o sucesso político veio rápido. Seu primeiro mandato como vereador foi conquistado ainda na década de 1990, no ano de 1997.

Nas eleições de 2000, Seu Dua obteve 631 votos e foi o vereador mais votado daquele ano, sendo eleito presidente da Câmara Municipal. Essa foi sua primeira grande vitória política.

Em 2004, novamente, Eduardo Alves Carvalho saiu como o vereador mais votado do pleito, agora com 671 votos, e mais uma vez foi eleito presidente do parlamento. Três mandatos consecutivos como vereador fizeram o ex-caminhoneiro sonhar mais alto: ser prefeito da cidade.

Apesar de ter conquistado 1.302 votos e ter sido o vereador mais votado nas duas últimas eleições, Seu Dua ainda não era visto como uma liderança capaz de enfrentar os grupos tradicionais da política regenerense: Cavalcante, Nunes e Moreira.

Na época, o então prefeito Coronel Edmilson fazia uma administração bem avaliada, com ampla base de apoio político, e era considerado favorito à reeleição.

Os ventos não eram favoráveis, mas Eduardo enxergou uma janela de oportunidade para disputar a prefeitura nas eleições de 2008 — talvez fosse o único que via isso.

Além disso, havia uma decisão difícil a ser tomada: romper com seu maior cabo eleitoral e padrinho político, o deputado Xavier Neto.

Decidido a se candidatar a prefeito, Eduardo se aproximou do empresário e senador João Vicente Claudino, que também buscava ascensão na política piauiense e pretendia disputar o governo do estado. Na época, o dono do Armazém Paraíba buscava alianças nos municípios para fortalecer o PTB em sua caminhada rumo ao Palácio de Karnak. Claudino possivelmente acreditava que Seu Dua traria mais lideranças com ele — o que não aconteceu.

Deixar a estabilidade de um grupo político sólido e que estava no poder era um passo arriscado, corajoso e que poucos ousariam dar. Mas houve um “maluco” que embarcou na aventura: o amigo e vereador Heloides Barbosa, o “Ida do Jabiraca”. Os dois se filiaram ao PTB.

Pré-candidato-Júnior-do-Jabiraca-ao-lado-de-correligionários-participa-da-convenção-do-PSD-durante-o-lançamento-da-candidatura-de-Seu-Dua.
Júnior do Jabiraca ao lado de correligionários na convenção do PSD, lembrou no palanque que o irmão Ida, esteve com Seu Dua nos momentos mais difíceis da sua vida política

Em seu discurso na convenção do PSD, na noite de sábado, o vereador Júnior do Jabiraca fez questão de destacar a fidelidade que seu irmão sempre teve com Seu Dua:

“Eu quero falar de um ex-vereador que é meu irmão. Ida do Jabiraca foi o maior apoiador na vida política de Seu Dua aqui em Regeneração. Desde o começo até hoje, estamos juntos com Seu Dua.”

Se o passo tivesse sido mal dado — ou seja, se tivesse dado errado — Seu Dua estaria em maus lençóis. Poderia esquecer o sonho de ser prefeito e até mesmo voltar à Câmara de Vereadores, ocupando o lugar de destaque que tinha antes. A situação ficaria mais complicada. Naturalmente, Ida e Eduardo Carvalho passariam por um processo de “fritura política”. Mas a intuição e a aposta corajosa do então presidente da Câmara, de que aquele era o momento certo para arriscar uma candidatura, se mostraram acertadas.

No dia 3 de outubro de 2008, Seu Dua recebeu o voto de 5.473 eleitores regenerenses, derrotou a candidata Isinha Absolon e foi eleito prefeito de Regeneração. Mas, antes disso, também contou com a ajuda da bendita sorte.

2012.

Na-imagem-Seu-Dua-discursa-durante-a-convenção.
Seu Dua no palanque ao lado de Isinha Absolon, ganhou duas eleições em disputa com ela. É, diz o ditado, se não dar para vencer o inimigo, junte-se a ele.

Já consolidado como uma forte liderança política na cidade de Regeneração, em 2012, Seu Dua partiu para o segundo mandato e se reelegeu com facilidade, vencendo mais uma vez nas urnas Isinha Absolon.

Seu Dua – 6.426 votos

Isinha Absolon – 3.823 votos

Após oito anos como gestor do município, deixou a prefeitura em janeiro de 2017 como um prefeito muito popular e dono de altos índices de aprovação entre a população de Regeneração. Com esse histórico, retornar à cadeira de prefeito quatro anos mais tarde não seria tarefa difícil para Eduardo Carvalho — e foi exatamente o que aconteceu.

Eleições 2020

Em 2020, Seu Dua concorreu ao seu terceiro mandato, enfrentando nas urnas José Marton Monteiro Moreira Ramos — e venceu novamente com ampla vantagem.

Seu Dua – 5.338 votos (52,57% dos votos válidos)

José Marton Monteiro Moreira Ramos – 4.141 votos (40,78% dos votos válidos)

Gabriela Nunes e Afonsinho: A disputa mais acirrada da história?

Nas três eleições que disputou, excetuando o caso do prefeito Francisco Edmilson, que teve sua candidatura vetada às vésperas das eleições de 2008, nunca houve um nome que chegasse perto de vencer uma disputa contra Seu Dua. Nem Isinha Absolon, nem Zé Marton representaram ameaça real nas eleições de 2008, 2012 e 2020.

Entretanto, para 2024, o cenário se mostra totalmente diferente.

O termômetro das ruas indica que, a cada dia, o nome da vereadora Gabriela Nunes e de seu vice, o empresário Afonsinho, vem crescendo e conquistando a simpatia popular.

Até o dia 6 de outubro, Eduardo Alves Carvalho terá uma missão desafiadora: tentar se eleger pela quarta vez prefeito da cidade de Regeneração.

imagens da convenção

Abraçados-na-convenção:-o-vice-prefeito-Doutor-Paulo-Roniel-Boa-Hora-e-Seu-Dua.
Vice-prefeito Doutor Paulo, Roniel Boa Hora e Seu Dua

Na-foto-os-pré-candidatos-da-coligação-“Trabalho-Ação-e-Compromisso”-aparecem-em-fila-cantando-o-Hino-Nacional.Registro-da-convenção-que-oficializou-Seu-Dua-e-Roniel-Boa-Hora-como-candidatos-à-prefeitura-de-Regeneração.Imagem-dos-pré-candidatos-da-coligação-“Trabalho,-Ação-e-Compromisso”

Se inscreva

Related articles

Prefeito de Regeneração decreta luto oficial de três dias pela morte da professora Tia Sizinha

O prefeito municipal de Regeneração, Eduardo Alves Carvalho, decretou...

Um pouco sobre nós

José Pereira

O editor e fundador do portal bruenque.com.br. Há duas décadas joga no time do jornalismo da Rádio Tribuna de Regeneração: produziu e editou milhares de matérias, reportagens e entrevistas ao longo de 23 anos atuando na área.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui