As Eleições Municipais de 2024 em Regeneração marcaram a ascensão de dois novatos na política local, Felipe Helal e Francisca do Pedro Gato. Felipe foi o campeão de votos na corrida eleitoral, já a moça liderou quase toda macha da apuração, mas na reta final foi superada por 06 votos, pela ex-vereadora Jaqueline do sindicato e terminou em terceiro.
Os dois têm uma coisa em comum, são do mesmo partido (PSD) e se candidataram pela primeira vez, ou seja, jamais haviam concorrido antes a cargos eletivos no município, fato que não deixa de chamar atenção.
Apesar de estreantes na política, ambos conquistaram expressivas votações, superando políticos com longa trajetória e base eleitoral consolidada no município, figuras experientes e de peso na política de Regeneração, como Ciríaco Araújo, o atual presidente da Câmara, e outros nomes influentes como Izinha Teixeira, Daniel Moreira e Jailton do Cruz, Samuel da Real, todos ficaram para traz comendo poeira.
E não se pode deixar de contar outros políticos de grande destaque na política local que não conseguiram se reeleger, como foi o caso dos atuais vereadores Junior do Jabiraca e Beto Nunes, além dos ex-vereadores César Lira e Amandino Júnior.
Felipe Helal e Francisca do Pedro Gato conseguiram, em sua primeira eleição, o que muitos políticos experientes lutam durante anos para alcançar: a confiança popular e uma posição de destaque no legislativo local. Com 655 votos, Helal e Francisca do Pedro Gato, com 641 votos, ambos foram os grandes destaques do pleito.
Felipe Helal: De Servidor Público a Campeão de Votos

O candidato mais votado nas eleições para a Câmara Municipal de Regeneração conquistou 655 votos. Apesar da falta de experiência política para se apresentar aos eleitores, Felipe tinha uma bandeira. O candidato dizia que, apesar de ser um desconhecido no mundo político, sua trajetória na vida pública foi marcada por relevantes serviços prestados à cidade de Regeneração. Ele citou a Regefolia, tradicional evento cultural, como uma de suas contribuições para o fortalecimento da identidade local.
– “Em minha atuação como servidor do estado do Piauí, em diversos órgãos, através da gestão do nosso amigo Prefeito Seu Dua, pude contribuir para que diversas melhorias fossem trazidas para nossa cidade, tais como: rede de abastecimento de água, pavimentação em paralelepípedo, recuperação de estradas vicinais, sistema de poços, inclusão da Regefolia no calendário de eventos do Piauí e muitas outras ações que traremos oportunamente ao conhecimento dos conterrâneos.” revelou.
O sucesso e a expressiva votação de Felipe Helal podem também ter sido uma resposta a essa caminhada de serviços prestados à comunidade.
Em seu discurso de gratidão nas redes sociais após a vitória reforçou seu compromisso com o povo:
“Após uma longa jornada, de muito trabalho, o sentimento é de gratidão a Deus e ao povo de Regeneração. Quero agradecer muito pela confiança de quem depositou em mim ao me escolher para representá-los no poder legislativo municipal. Prometo retribuir com esforço e dedicação para concretizar nossos compromissos firmados durante esta campanha, que terminou da melhor forma: uma vitória em primeiro lugar nas urnas. O poder é de vocês, povo amado, e eu me comprometo a dar meu melhor no exercício deste mandato que terá início em 01/01/2025. Contem comigo para ver Regeneração progredir nos próximos 4 anos. Meu abraço afetuoso e agradecido pelos 655 votos de confiança!”, falou o mais votado.
Vida Pessoal
Felipe tem 39 anos, é casado com a advogada, professora de Direito e Mestra em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ana Cecília, e pai de dois filhos, Ana Isabella e Erick.
Grande vitorioso das urnas, a boa votação de Felipe Helal o consolida como liderança dentro do PSD, o que certamente vai refletir no comando da casa. Nos bastidores Felipe já é apontado como um dos nomes mais fortes para ser o próximo presidente da Câmara de Vereadores de Regeneração.
Francisca do Pedro Gato: Surpresa eleitoral

“Cheguei chegando!” O famoso refrão da música “Cheguei” da cantora Ludmila pode se aplicar à terceira vereadora mais votada do pleito em Regeneração. Francisca Maria da Conceição Melo, a Francisca do Pedro Gato (PSD), chegou mesmo na festa parlamentar abafando. Ela sequer estava entre os cotados para serem eleitos, mas surpreendeu a todos e foi outro grande destaque nas eleições 2024, e garantindo uma posição de destaque na nova legislatura.
Nascida na zona rural de Regeneração, natural do Povoado Carnaíbas, Francisca tem 41 anos, é bacharel em Educação Física e empreendedora na cidade. Ela é esposa do advogado Pedro Gato e mãe de dois filhos: Hugo e Alípio.
Após a contagem de todos os votos, Francisca celebrou sua vitória com uma mensagem de agradecimento e otimismo, e destacou o potencial de sua atuação para transformar a realidade de Regeneração:
– “Meu coração transborda de alegria e gratidão por cada um dos 641 votos de confiança que recebi de vocês, queridos amigos e amigas de Regeneração, Piauí. Cada voto representa não apenas um número, mas um gesto de apoio, esperança e desejo de mudança. É uma honra imensurável saber que vocês acreditam em mim e nos valores que defendo. Juntos, podemos construir um futuro melhor para nossa cidade, onde cada voz é ouvida e cada sonho é possível. Agradeço profundamente a cada um de vocês que dedicou seu tempo e confiança em mim. Continuarei trabalhando incansavelmente para honrar esse compromisso e fazer valer cada voto recebido”. disse ela.
Francisca do Pedro Gato foi a candidata que mais usou as redes sociais para falar e mandar sua mensagem aos eleitores, foram centenas de postagem, e pelo visto, funcionou.
Gabriela Nunes: A mais Votada da História

Apesar da vitória marcante, nem Felipe Helal nem Francisca conseguiram superar o recorde histórico de votos de Marília Gabriela Nunes, que em 2020 recebeu 804 votos. Gabriela Nunes continua sendo a campeã de votos em uma eleição para a câmara. Mesmo assim, o bom desempenho de ambos reforça também uma tendência de mudança no parlamento da cidade.
A derrota de veteranos como Júnior do Jabiraca, César Lira e o sucesso de dois novatos nas urnas, ilustra uma quebra de paradigmas, revelando um desejo claro do eleitor regenerense por renovação na casa, renovação essa que não foi pequena, dos 11 eleitos, seis são novos, cinco conseguiram se reeleger.
Lista dos vereadores eleitos em Regeneração nas Eleições Municipais de 2024
1.Felipe Helal (PSD) – 655 votos
2.Jaqueline do Sindicato (Republicanos) – 647 votos
3.Francisca do Pedro Gato (PSD) – 641 votos
4.Jailton do Cruz (Republicanos) – 562 votos
5.Clecyo da Biluca (Republicanos) – 533 votos
6.Samuel da Real (PSD) – 522 votos
7.Ciríaco Araújo (PT) – 506 votos
8.Izinha Teixeira (PSD) – 479 votos
9.Odeilton Costa (PT) – 430 votos
10.Adalbertino Cunha (PT) – 410 votos
11.Daniel Moreira (PT) – 407 votos
