Quarenta e três malas, 43 almas e um sonho em comum: alcançar um lugar ao sol; se tornar um jogador profissional, ser contratado por um grande clube do futebol brasileiro e posteriormente por um grande clube do futebol europeu. E claro, o sonho que todo garoto cultiva desde criança: um dia vestir a sagrada camisa amarela da Seleção Brasileira.
Foi carregando esse sonho que 43 jovens atletas regenerenses da Escolinha do 100% pegaram a estrada no começo da noite de domingo, 10 de dezembro, com destino à Grande Região Metropolitana de Fortaleza, Estado do Ceará, para disputarem pela primeira vez o maior campeonato de base do Nordeste, a “Copa Terra do Sol”.

A Copa Terra do Sol
O campeonato, que cresce a cada ano, entra em 2023 na sua 7ª edição e contará com a participação de 56 equipes de seis estados brasileiros: Ceará, Rio de Janeiro, Piauí, Pernambuco, Maranhão e Alagoas.
De 11 a 17 de dezembro, os olhos do futebol de base brasileiro – grandes clubes, treinadores, empresários e olheiros profissionais – estarão voltados para a região metropolitana de Fortaleza. Isso transforma o evento em uma fábrica de sonhos, uma grande oportunidade para centenas de garotos realizarem seus sonhos de se tornarem profissionais.
Thesco: Chefe da Delegação
Francisco Alves dos Santos, o Thesco, será o treinador do time e o responsável por chefiar toda delegação na viagem ao Ceará. Antes do embarque, o técnico deu uma entrevista à Rádio Tribuna de Regeneração, onde destacou a importância de estar nessa grande competição.
– “Esse ano, já participamos da ‘Copa Feras do Futebol’ em Iguatu. Agora estamos voltando ao Ceará para um campeonato muito maior, a ‘Copa Terra do Sol’, o maior campeonato de base do Nordeste. A ‘Copa Terra do Sol’ é uma grande vitrine, vai ter muitos olheiros dos times grandes do Nordeste e do Brasil. Há muitos jogadores que jogam hoje em times grandes que foram revelados na ‘Copa Terra do Sol’. Então, estar numa competição como essa é um sonho, é uma grande oportunidade para nossos jogadores. Muitos bons jogadores regenerenses no passado não tiveram essa oportunidade que esses garotos estão tendo agora. Batalhamos muito para chegar até aqui, é um orgulho para Regeneração estar numa competição como essa. Tenho certeza que esses garotos vão dar a vida para honrar nossa cidade.”
Professor Elton:

O fundador da Escolinha 100%, Professor Elton, veio à Praça Firmina Buji, no Centro de Regeneração, embarcar os jogadores para o Ceará. Ele acredita que os jogadores da escolinha têm potencial para atrair o interesse dos grandes clubes do Brasil.
– “Não poderia deixar de estar aqui para desejar toda sorte do mundo aos meus meninos. Todos eles chegaram ainda crianças ao Cem Por Cento. O objetivo maior da Escolinha do Cem Por Cento não é formar atletas, e sim cidadãos com valores, que saibam viver em sociedade, que saibam respeitar os outros. Mas é claro que também temos o sonho de um dia ver um desses garotos se destacar, se profissionalizar, jogar em um grande time, quem sabe, chegar à Seleção Brasileira. Conheço nossos garotos, são craques, eles têm muito potencial, muito talento. Essa ‘Copa Terra do Sol’ vai ser uma oportunidade de ouro para eles mostrarem tudo que sabem e chamar a atenção de um grande time. Vou rezar muito para todos eles se saírem bem.”
A competição
A Copa Terra do Sol será disputada em duas categorias, Sub-15 e Sub-17, divididas em 14 grupos.
No Sub-17, Regeneração caiu no grupo “E” e terá como adversários: Afasca do Maranhão, CRB de Alagoas e os donos da casa, o Esporte Clube Eusébio. Essa chave tem como sede a cidade de Eusébio, e todos os jogos da primeira fase serão disputados no estádio local.
No Sub-15, a chave ficará sediada na mesma cidade, e a Escolinha do 100% enfrentarão o time do Juazeiro, Afasca e CRB.
Os jogos de estreia estão marcados para esta segunda-feira, 11 de dezembro. Às 19h, o Sub-17 enfrentará os donos da casa, o Esporte Clube Eusébio. Uma hora e meia antes, às 17:30h, o Sub-15 entra em campo para encarar o Juazeiro.
A Rádio Tribuna de Regeneração e o Portal Bruenque prepararam uma grande cobertura de toda a participação da nossa garotada na 7ª “Copa Terra do Sol”, no Estado do Ceará.
Relação dos Atletas.
Sub-17:
1- Antônio (goleiro) 2- Edilson (goleiro) 3- Daniel (goleiro) 4- Rian (zagueiro) 5- Gabriel (zagueiro) 6- Kauan Alexandre (zagueiro) 7- Anderson (lateral) 8- Maranhão (lateral) 9- Erick (lateral) 10- Carlos Eduardo (lateral) 11- Isaias (volante) 12- João Pedro (volante) 13- Kayky (meio-campo) 14- Marquinho (meio-campo) 15- Tico (atacante) 16- Ronierick (atacante) 17- Robert (atacante) 18- Negueba (atacante) 19- Rodrigo (atacante) 20- Hélison (atacante)
Sub-15:
Raimundo (goleiro) 1- Erlan (goleiro) 2- Matheus (zagueiro) 3- Wesley (zagueiro) 4- Carlin (zagueiro) 5- Francisco (zagueiro) 6- Miguel (lateral) 7- Eltin (lateral) 8- Felipe (lateral) 9- João Pedro (lateral) 10- David Matheus (volante) 11- Gui (volante) 12- Marcilio (meio-campo) 13- Matheuszin (meio-campo) 14- Paulo (meio-campo) 15- João Paulo (meio-campo) 16- Luis Felipe (meio-campo) 17- Rafael (atacante) 18- Kauê (atacante) 19- Caique (atacante) 20- Kevisson (atacante) 21- Hiaguinho (atacante) 22- Diego (atacante)