Não era final de campeonato em Regeneração, mas as arquibancadas do Estádio Municipal Alfredo Nunes receberam um grande público na tarde deste sábado, 03 de janeiro. A razão de tanta gente na principal praça esportiva da cidade era prestar mais um tributo, celebrar e reverenciar a memória de um querido cidadão regenerense que partiu há mais de uma década, mas cujas lembranças nunca se apagaram na mente dos muitos amigos que fez ao longo da vida: o ex-treinador da seleção de Regeneração, professor Antônio Cardoso.

Centenas de regenerenses — jogadores, ex-jogadores, amigos, familiares e pessoas que conheceram e conviveram com o saudoso professor — saíram de suas casas e foram até o Estádio Municipal para prestar mais um tributo póstumo à memória do ex-servidor público do município e eterno presidente do Cruzeiro do Alto do Balanço.
Sempre cordial e de uma imensa delicadeza no trato com os outros, Antônio Cardoso, ou professor Cardoso, como era carinhosamente chamado, passou a vida fazendo amigos e cultivando amizades. Quando faleceu, em 2015, deixou uma imensa saudade naqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Os muitos amigos decidiram então criar um torneio de futebol — “ A Copa Antônio Cardoso” — como forma de homenagear o grande amigo e extraordinário ser humano que foi. Neste ano, 2026, o torneio está caminhando para sua 11ª edição.
Em 2026, os organizadores convidaram seleções de duas cidades com as quais o professor Cardoso tinha fortes ligações: Tanque do Piauí e Jardim do Mulato. Ele tinha um carinho muito especial por essas duas localidades e protagonizou várias histórias do futebol nelas com seu tradicional time, o Cruzeiro. Foi, inclusive, na cidade de Tanque que Cardoso conheceu sua primeira esposa.
Robinho, idealizador do Torneio Antônio Cardoso

Ex-jogador do Cruzeiro e amigo pessoal do professor Cardoso, Robinho foi quem teve a ideia de criar o torneio com o nome do saudoso professor. Ao fim das partidas, o desportista falou:
“Já se passaram 11 anos e não tem um só dia que eu não lembro do meu grande amigo. Essa foi uma missão que eu assumi para mim: nunca deixar a memória do professor Cardoso se apagar, manter vivo sua história e seu legado. Enquanto eu estiver vivo, sempre no dia 03 de janeiro vamos prestar essa homenagem ao professor Cardoso. Quero agradecer às quatro equipes, foi um jogo limpo, bonito e, no fim, o Tanque saiu como campeão da Copa Antônio Cardoso. Parabéns! Mas hoje aqui não tem ganhadores nem perdedores, é uma confraternização de amigos, cujo maior objetivo é manter viva a história e a memória do professor Antônio Cardoso.”
Bola rolando na 11ª Copa Antônio Cardoso
O roteiro do tributo póstumo ao professor Cardoso foi dividido em duas partes e começou com três partidas de futebol no Estádio Alfredão.
Primeiro jogo: Cruzeiro — o eterno time de Cardoso — enfrentou a Associação Master dos Quarentões de Regeneração. Com gols de Manoel Messias e um golaço de André, o time dos Quarentões saiu vitorioso por 2 x 1 e avançou para o jogo decisivo.
Segundo jogo: Seleção do Mulato x Seleção Master de Tanque do Piauí. No fim do primeiro tempo, o Master do Mulato vencia por 3 x 1. O jogo parecia ganho, mas a seleção tanquense buscou o empate em 3 x 3, levou a partida para os pênaltis e venceu por 3 x 2, garantindo vaga na final.
Seleção de Tanque: Campeã da Copa Antônio Cardoso 2026

Na grande final da 11ª edição do torneio, Seleção de Tanque e Associação Master Regenerense duelaram pelo título em um jogo muito equilibrado.
Era a segunda vez que a Seleção de Tanque disputava uma final no Estádio Alfredão. As lembranças da primeira não eram boas: em julho de 2024, o time perdeu a final da 2ª Copa Regional dos Quarentões do Médio Parnaíba para São Gonçalo. Mas dessa vez a história foi diferente. Com gol de Peninha, venceu por 1 x 0 e ficou com o título.
“É muito bom começar o ano já sendo campeão. A última vez que estivemos no Estádio Alfredão perdemos a final para a seleção de São Gonçalo, mas hoje, graças a Deus, a Seleção de Tanque foi coroada com o título. É a primeira vez que participamos e, de cara, já fomos campeões. É uma alegria muito grande. Agradeço muito ao Robinho e à família do professor Cardoso por nos convidarem para participar dessa homenagem. O legado que ele deixou para Regeneração é muito grande. Essa homenagem é muito merecida. O professor Cardoso foi um grande ser humano. Não foi só um grande desportista e treinador, era amigo dos jogadores e colaborou muito com o esporte regenerense. Para mim e para a cidade de Tanque, que ele gostava muito, é uma honra estar aqui hoje para homenageá-lo.” — disse o vereador Luís dos Santos, o Barel.

Logo após os jogos no estádio, atletas, amigos e familiares do professor foram para o evento de confraternização, que aconteceu no Bar do Calisto animada pelo cantor Pebinha Diferenciado . Assim como em todos os outros anos, o encontro foi marcado por muitos depoimentos emocionantes sobre as histórias e a vida de Antônio Cardoso.
Imagens do tributo.










