Já há muito tempo circula na internet um famoso bordão que virou mania e se tornou imensamente repetido entre todos os brasileiros, no vídeo, muito popular, o autor da famosa frase diz : “tem que ter a instrução de um profissional”. Mas que um jargão, o famoso bordão é um verdadeiro manual quando o assunto é fazer algo bem feito, no capricho.
Mas parece que a Prefeitura Municipal de Regeneração, ou qualquer outro responsável, nunca ouviram o famoso bordão, quando levaram em conta os critérios para escolher a construtora responsável para tocar uma importante obra no município : o portal de entrada da cidade de Regeneração, localizado na BR 316.

Na tarde dessa terça – feira, 30 de maio, Regeneração foi surpreendida com as imagens dos pilares da construção sendo demolidas. as imagens de uma escavadeira botando a estrutura a baixo, causaram perplexidade e espanto. Ninguém entendeu porque as colunas de uma obra que já estavam erguidas e teve início recentemente , estavam sendo destruídas.
FALA, Luis Santos : Seriam 3 portais indígenas

O dinheiro para levantar um portal de boas vindas para quem chega na cidade de Regeneração ( 368 mil reais ), foi conseguido pelo músico Luiz Santos, junto ao governo do estado, na época, em que o mesmo foi Secretário de Cultura de Regeneração, na gestão do ex- prefeito Hermes Júnior, mas o dinheiro só foi liberado pela Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, durante o mandato do atual prefeito, Eduardo Alves de Carvalho ( o Seu Dua ), que deu início a obra.

Nessa quarta feira, o portal de noticias de Regeneração conversou com o ex – Secretario de Cultura da cidade, Luiz Santos disse está triste com o episódio e explicou que o projeto original veio através de um a emenda de bancada do deputado Flávio Nogueira e previa a construção de três portais indígenas , nas três entradas da cidade de Regeneração : Teresina, Oeiras e Floriano

– No meu projeto original, ao lado de cada portal teriam duas figuras indígenas, com uma altura de três metros, com uma lança na mão, que faz parte da nossa história. O escultor que eu contratei na época , cobrava muito caro para fazer cada escultura, não seria viável esse valor de 372 mil reais, mas eu entrei em contato com um escultor de Minas Gerais, que fazia a fôrma para mim por 18 mil reais, com essa fôrma, eu e minha equipe, nós iríamos fazer a quantidade de índios que a gente precisasse, até uma tribo inteira, porque tínhamos a fôrma : a gente ia usar ferro, o concreto, o cimento com brita e areia grossa, a gente mesmo ia fazer os índios e dentro da minha equipe tinha gente, tinha pessoas, artistas que fazia a pintura indígena, então a gente ia economizar muito com essa fôrma , eu ia espalhar índios por toda cidade, explicou Luiz Santos.
Um projeto para resgatar a história de Regeneração

Luis Santos só ficou 08 meses a frente da Secretaria de Cultura de Regeneração, entretanto, o músico deixou muito claro, que os recursos que estavam no projeto, davam e eram o suficiente para fazer os três portais de entrada da cidade, que tinha entre um dos seus objetivos, fazer um resgate da história da terra do índio Bruenque.
– Muito mais que uma obra arquitetônica, o projeto dos três portais indígenas de Regeneração, é uma obra cultural de resgate histórico. Os portais indígenas seria um grande estimulo para todos os Regenerenses conhecerem a história da cidade de Regeneração. Uma das histórias mais belas que temos no Médio Parnaíba, é a criação de Regeneração, embora sangrenta, mas é uma história muito bonita culturalmente. Os portais indígenas seriam um grande estimulo para todos conhecerem a história de Regeneração . No universo escolar, os alunos iriam questionar os professores sobre essas entradas indígenas na cidade, essas esculturas. Os professores seriam mais estimulados, seriam obrigados, teriam que estudar mais sobre a história da cidade para poder explicar melhor a seus alunos, é uma forma da gente resgatar as nossas origens, nossos aspectos históricos, falou o ex- Secretário de Cultura.
O outro lado
Uma explicação oficial só veio no dia seguinte a demolição e foi dada pelo Secretário de Obras da cidade, Elias Helal, ao jornalista António Vieira de Matos, por mensagem de Watssape , Matos leu a explicação durante o jornal da radio tribuna . De acordo com a Prefeitura de Regeneração, a obra foi demolida porque houve um erro de calculo da construtora contratada para erguer o portal da entrada de Regeneração.
– O que aconteceu com a obra do portal, foi que o engenheiro da prefeitura, detectou um problema na execução, comunicou ao prefeito, que mandou que a construtora fizesse a retificação. A distância entre um pilar e outro é de treze metros e estava sendo feito com dez metros de distância, mas a construtora já está dando início na obra com as medidas corretas, disse Elias.
António de Matos perguntou : “haverá custos adicionais” ?
O secretario Municipal de obras respondeu
– “A construtora vai assumir o erro, não vai ter alteração no orçamento”.
Em um video publicado no final da tarde dessa quarta – feira, nas redes sociais da prefeitura, Elias Helal voltou a afirmar que não haverá mais custos para o município.
– Como o erro foi da construtora em se, foi ela que errou realmente no projeto, todas as despesas que houver agora com os gastos do erro, ela vai assumir, então não vai ter nenhum prejuízo para o município, disse Elias Helal.

Embora o secretário de obras de Regeneração garanta que não haverá mais nem um custo adicional aos cofres do município, que a construtora responsável bancará com todos os prejuízos que já foram gastos no projeto do portal indígena. há quem duvide disso, e o próprio Luis santos é um.
” Quem pagará pelo preço da incompetência!” ?, perguntou Luis Santos.
Durante o jornal da tribuna dessa quarta – feira, Luís Santos fez ainda uma previsão para o futuro, o músico alertou que o problema de ter que derrubar o portal mais uma vez , pode voltar acontecer, segundo ele, caso haja uma duplicação da entrada da cidade, tudo terá que vir a baixo novamente.
– Eu acredito que depois de construído nesse novo padrão aí, daqui há uns dez anos vai ser novamente destruído, quando entrar um gestor, que disser, nós vamos duplicar essa entrada, ai destrói novamente a torrezinha lá, porque vai ter que enlarquecer, por conta da duplicação da avenida né, ao invés de já fazer previamente com esse formato, para quando for duplicar já está bem erguida, dentro dos padrões de pista dupla. disse Luis.

Já foram dadas boas explicações, mas um mistério ainda permanece. Apesar de ser uma obra publica, com altos valores envolvidos, ninguém sabe até agora, o nome da dita construtora que ganhou a licitação para construir o portal de entrada da cidade de Regeneração. Isso, Elias Helal não explicou.
Há a ainda uma outra pergunta que todo mundo quer saber : quem foi o engenheiro responsável por uma obra de quase 400 mil reais, que cometeu tamanha barbeiragem? que errou as medidas e trocou 13 metros por 10. Isso, Elias Helal também não explicou.
