Bruenque.com.brMUNDOAcordo de Malta : Conselho de Segurança da ONU, finalmente aprovou a primeira resolução, pedindo a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Acordo de Malta : Conselho de Segurança da ONU, finalmente aprovou a primeira resolução, pedindo a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Depois de quase 50 dias de guerra, finalmente o Conselho de Segurança da ONU, chegou a um acordo e aprovou uma resolução que pede uma pausa humanitária na Faixa de Gaza, na guerra entre Israel e Hamas.

O acordo tão esperado, foi proposto por diplomatas de Malta, outras quatro propostas tinham sido rejeitadas, incluindo uma do Brasil.

A resolução aprovada nessa quarta – feira, foi apoiada por 12 países, entre eles o Brasil, Estados Unidos Rússia e Reino Unido se abstiveram, não houve nem um voto contra.

Confira quais foram os países que votaram a favor.

Albânia, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Equador, Gabão, França, Gana, Japão, Malta, Moçambique e Suíça.

Foi a primeira resolução aprovada desde o início do conflito, que já dura mais de quarenta dias.

Na resolução aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, o principal pedido do documento, pede uma pausa humanitária, uma trégua nos ataques a Gaza, para o envio de ajuda humanitária, com destaque para a situação das crianças, determinando que a ajuda seja oferecida á população civil, mas prioritariamente as crianças palestinas.

A resolução não faz um apelo direto pelo fim das hostilidades, já que em nenhum momento usa o termo cessar-fogo, o texto também pede a libertação imediata de todos os reféns em poder do Hamas.

O governo brasileiro comemorou e disse ter visto com bons olhos a aprovação da resolução

“O governo brasileiro recebe, com satisfação, a notícia da aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU, na tarde de hoje, da primeira resolução relativa à atual crise humanitária e de reféns na Faixa de Gaza, resultante do conflito entre Israel e o Hamas”, informa a nota da embaixada brasileira.

Porém no mesmo documento, o Brasil faz criticas afirmando que a aprovação da resolução chega tarde e fica aquém das medidas necessárias para acabar com o conflito no Oriente Médio.

A nota diz ainda que a resposta do Conselho era urgente desde o primeiro dia, não só para evitar a destruição generalizada, mas para restaurar parte da credibilidade do órgão.

Resgatados em Gaza

Também nessa quarta – feira , 15. 26 brasileiros foram repatriados da Faixa de Gaza, desembarcaram em São Paulo, e vão recomeçar uma nova vida longe da guerra.

 

Onde está Lívia? Câmeras registram última imagem de jovem que desapareceu em Jardinópolis

Se inscreva

Related articles

Maior acidente rodoviário no Brasil deixa 39 mortos em Minas Gerais

Na madrugada deste sábado, 21 de dezembro, um terrível...

Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados em Regeneração

Na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, foram diplomados...

Carreta transportando 30 toneladas de toras de eucalipto capota no bairro Buritizinho

Um caminhão Mercedes-Benz carregado com aproximadamente 30 toneladas de...

Um pouco sobre nós

José Pereira

O editor e fundador do portal bruenque.com.br. Há duas décadas joga no time do jornalismo da Rádio Tribuna de Regeneração: produziu e editou milhares de matérias, reportagens e entrevistas ao longo de 23 anos atuando na área.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui