As denúncias sobre atrasos nos pagamentos dos funcionários do Hospital Municipal de Regeneração, partiram sim do telefone de uma funcionária lotada na folha de pagamento do Hospital Maria de Lurdes Leal Nunes.
A informação foi apurada e confirmada pelo Portal Bruenque, nessa quarta-feira ,22 de novembro.
Raimunda Ferreira de Andrade, o pseudonome da mulher que denunciou para o radialista Jean Holanda, durante o Jornal da Tribuna, que funcionários do Hospital estavam há 2 meses sem receber pagamentos, na verdade, trata-se da funcionária pública F M L S, foi do celular dela que partiram duas denúncias, uma em 14 de março de 2023 e outra em 21 de novembro, as duas dando conta de atrasos nos repasses dos empregados da saúde Municipal de Regeneração.
F M L S é funcionária do município, lotada no Centro de fisioterapia, no Bairro Alto do Balanço, mas tem seu contracheque diretamente vinculado a folha de pagamento do Hospital Maria de Lurdes , é também uma das dezenas de profissionais da saúde, que estão com pagamentos salariais atrasados, por conta de um repasse do governo estadual que ainda não foi feito.
Na tarde dessa quarta-feira, depois de ter sido confrontada como sendo autora das mensagens, F M L S compareceu a sede da Rádio Tribuna.
Diante das fortes evidências, reconheceu que o número telefônico que enviou as mensagens , era mesmo pertencente a ela, no entanto, não assumiu que foi quem fez as denúncias.
As duas denúncias davam conta que servidores do Hospital Municipal Maria de Lurdes , estavam com três e dois meses de salários atrasados, informação que segundo o Hospital era inverídica, pois os pagamentos só estavam atrasados há 10 dias.
O Portal Bruenque também apurou, que nas duas denúncias, a primeira em 14 de Março, depois em 21 de novembro, o número denunciante deu dois nomes diferentes nas denúncias feitas a Rádio.
Na primeira, se identificou ao saudoso jornalista Antônio Vieira de Matos, com o nome de Maria Eduarda Farias Dias, já na denúncia feita a Jean Holanda, deu outro nome : Raimunda Ferreira de Andrade, em outras palavras, seja lá quem estava denunciando para a Tribuna , não pedia sigilo da fonte, a pessoa que denunciava fazia questão de se identificar aos ouvintes, mas mentia sobre sua verdadeira identidade.
F M L S disse também não conhecer nem uma das duas pessoas que supostamente poderiam terem usado seu celular.
Eduarda ou Raimunda Ferreira, autora ou não das denúncias, uma coisa é irrefutável, o número telefônico que denunciou atrasos de pagamentos, pertence sim a uma funcionária diretamente ligada a folha de pagamento do Hospital Maria de Lurdes, fato comprovado pelo Portal Bruenque, mas que no primeiro momento foi negado pelo o Hospital, de que a denúncia não partiu de uma pessoa ligada a instituição, porém agora sabemos que sim, e que portanto, a denúncia da Rádio Tribuna de Regeneração, que foi publicada pelo Portal Bruenque , não é, nem nunca foi Fake News, como quiseram fazer acreditar uma rede de pessoas ligadas a Prefeitura Municipal de Regeneração, em uma tentativa de tentar descredibilizar a matéria.
Sobre a matéria publicada em 21 de novembro, nessa quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Maria de Lurdes enviaram uma nota de resposta.
Nota de resposta:
NOTA PÚBLICA
“A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e a Diretoria Geral do Hospital Municipal Maria de Lourdes Leal Nunes, vem a público manifestar-se acerca das informações inverídicas, veiculadas nas redes sociais do Portal Bruenque, no dia de ontem (21.11.2023). Informamos, inicialmente, que o Hospital Municipal Maria de Lourdes Leal Nunes, é administrado pelo poder executivo municipal a partir do financiamento das 3 esferas da federação: União, Estado do Piauí e Municipio de Regeneração. Até a presente data, a diretoria financeira recebeu apenas o repasse referente ao FPM do município, estando pendentes os repasses dos demais entes, ressaltando que o financiamento da União é repassado ao estado primeiro, e é a SESAPI quem nos paga. Portanto, considerando que o valor repassado pelo município não cobre o custo da Folha de Pagamento, sendo suficiente para o gasto com a manutenção dos serviços que não podem sofrer paralisação, a administração do Hospital ainda não efetuou o pagamento da folha referente ao mês de Outubro, que é paga dentro do mês de novembro. Ressalte-se que o Município de Regeneração, conforme regra constitucional, é obrigado a repassar 15% do FPM mensalmente à política pública de Saúde. Entretanto, a atual gestão municipal repassa, mensalmente, aproximadamente 26,81% do total do FPM para custeio da saúde, mostrando a sensibilidade e o compromisso da atual gestão frente à insuficiência do financiamento por parte da União e do Estado. Finalmente, informamos que o Hospital Municipal conta, atualmente, com o total de 82 profissionais em folha de pagamento, os quais estão, diuturnamente, comprometidos com o bom atendimento dos usuários e prestam um relevante serviço à cidade de Regeneração. A administração do HMMLLN informa, ainda, que mantém, diariamente, contato com a SESAPI a fim de sensibilizar o órgão para a urgência dos repasses a cargo dela para custeio das despesas deste hospital municipal. Neste momento, era o que nos competia informar, sempre ressaltando que estamos à disposição da imprensa, dos órgãos de fiscalização e controle, bem como dos cidadãos para quaisquer outros esclarecimentos”
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO
REGENERAÇÃO-PI
DIREÇÃO GERAL DO HOSPITAL MUNICIPAL MARIA DE LOURDES LEAL NUNES