Na noite desta sexta-feira, 21 de fevereiro, em Sessão Solene, a Câmara Municipal de Vereadores de Regeneração deu início aos trabalhos parlamentares do ano 2025. Sob a condução do presidente da Casa, vereador Ciríaco José de Araújo, a cerimônia foi marcada pela leitura da mensagem do prefeito e reuniu autoridades, parlamentares e muitos cidadãos, marcando o início de um novo ciclo de debates e decisões em prol do município.
Em nome do prefeito, Pedro Gato detalha metas das secretarias e anuncia investimentos na saúde

No rito que marcou oficialmente o início dos trabalhos da nova Mesa Diretora. Ciríaco Araújo saudou os presentes e concedeu a palavra ao advogado e secretário de Administração do Município, Pedro Henrique Barbosa de Moura, o Pedro Gato, para a leitura da mensagem do gestor, que não pôde comparecer ao evento por motivo de doença.
– “Quero expressar minhas saudações a todos os presentes, minhas saudações aos Secretários Municipais que estão aqui presentes, a todos os servidores da Câmara e da Prefeitura de Regeneração. Quero agradecer hoje àqueles que vieram aqui para ouvir a mensagem do Prefeito Municipal, que, em virtude de um problema de saúde, não pôde estar presente. Mas estamos aqui para representá-lo e reproduzir aquilo que ele gostaria de dizer a vocês no início dos trabalhos legislativos, falou o porta voz do prefeito Eduardo Carvalho
Diante do plenário lotado, com a presença da população, em um discurso detalhado que durou mais de meia hora, Pedro Gato apresentou o plano de ação das secretarias municipais para os próximos 04 anos, destacando as metas e ações específicas que cada órgão pretende realizar.
No âmbito da saúde, ele anunciou a chegada de investimentos significativos para o hospital municipal de Regeneração. As iniciativas incluem:
– Trazer especialistas anestesistas para cirurgias
– Estruturar o serviço de obstetrícia
– Reestruturar a sala de atendimento individual e o serviço social, assegurando o respeito, a privacidade e o silêncio dos pacientes
– Modernizar o setor de Raio X
– Automatizar o setor de laboratório
– Adquirir mobiliário que atenda às necessidades dos pacientes e profissionais
– Aquisição de uma subestação
– Implantar um consultório de fisioterapia
– Refrigerar as áreas de recepção, refeitório e farmácia
– Acesso gratuito de internet para os pacientes, dentre outras medidas
Samuel da Real pediu colaboração e o empenho de todas as secretarias

A sessão solene foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas, contou com a presença de 09 dos 12 secretários municipais, foi para eles que o vereador Samuel da Real se dirigiu em sua fala.
O líder do prefeito fez um discurso enfatizando a responsabilidade dos secretários em cumprir as metas estabelecidas. Ele destacou que, embora o prefeito tenha apresentado as diretrizes e objetivos, a execução dessas ações depende do trabalho diligente e eficaz de cada secretário, o parlamentar pediu aos secretários que assumam verdadeiramente suas responsabilidades para que a população de Regeneração não sofra com a falta de atendimento.
– “Quero cumprimentar os secretários que aqui se encontram e dizer a vocês que o prefeito trouxe a mensagem, mas a responsabilidade é de cada um de vocês de fazer cumprir tudo que foi dito. Nós vereadores temos a missão de acompanhar, fiscalizar e também legislar. Temos como missão, senhor presidente, colocar em prática tudo que foi dito pelo representante do prefeito para conseguir atender ao máximo e a população de Regeneração não venha a passar nenhuma dificuldade nos serviços que devem ser oferecidos. Eu quero que os senhores secretários incorporem o espírito de secretário mesmo e façam seu dever de casa bem-feito. Se todas as secretarias, e não apenas uma, fizerem um trabalho bem-feito, nós vamos ter uma Regeneração melhor. Nossos filhos estarão bem mais acolhidos, seja na educação, na saúde, no esporte ou na cultura. Qualquer secretaria, o importante é o time estar unido em favor da população” falou o líder do prefeito Samuel da Real.
Samuel destacou que a oposição tem realizado seu trabalho de maneira eficaz, ressaltando que o dever da oposição é cobrar. Ele afirmou que, se os secretários não desempenharem bem suas funções, a oposição deve exercer seu papel de cobrança. No entanto, se os secretários realizarem um trabalho de qualidade, a oposição não terá motivos para apontar erros ou fazer críticas.
O vereador mencionou que, se cada secretaria cumprir bem seu papel, a cidade de Regeneração terá um futuro melhor, com melhorias em diversas áreas como educação, saúde, esporte e cultura.
Daniel Moreira pediu união acima das cores partidárias:

O vereador Daniel Moreira fez um discurso pedindo união para o progresso da cidade. Ele enfatizou que, com o fim das eleições, todos os vereadores devem se unir em prol do bem-estar de Regeneração, independente de suas cores partidárias.
“É fundamental no dia de hoje nos unirmos para o bem de Regeneração. Acabou o amarelinho e o azulzinho, acabaram as eleições, agora somos todos Regenerenses, todos eleitos pelo povo. Aqui nessa casa não pode estar toda a população, temos 11 vereadores para representar o povo, e o prefeito para governar a cidade, e nós vereadores para fiscalizar,” falou Daniel Moreira.
Mais tempo, menos pressão: Oposição critica prática de enviar projetos de última hora

Além disso, Daniel Moreira fez um apelo ao poder executivo para que apresentem projetos de lei com antecedência suficiente para que os vereadores tenham tempo de ler, analisar e discutir os projetos com a população antes de votá-los. Ele criticou a prática de enviar projetos volumosos poucos dias antes da votação, o que dificulta uma apreciação adequada.
“Gostaria de pedir secretário! que quando tiverem um projeto de lei, que chegue com tempo nesta casa para a gente poder ler. Nós precisamos ter tempo para ler o projeto, para analisar. Chega um projeto aqui com mais de 100 páginas, como é que a gente vai ter tempo? Chega numa semana para votar na sexta-feira, como que a gente vai ter tempo de apreciar um projeto desses, discutir com a população?”, disse o vereador Daniel Moreira.
Daniel argumentou que é injusto atribuir a recusa de um vereador em votar determinado projeto a questões partidárias, quando na verdade é uma questão de garantir tempo suficiente para uma análise cuidadosa e responsável.
“Aí quando um vereador se recusa a votar, dizem que é porque é da oposição. Mas não, a gente precisa ter tempo para ler, analisar e discutir com a população. Então, eu gostaria que não chegassem mais esses projetos em cima da bucha para gente votar”. finalizou Daniel Moreira.
Nova Câmara Municipal de Regeneração tem 54% de renovação e destaque para a ascensão feminina

As eleições municipais de 2024 em Regeneração marcaram um novo capítulo na política local, com uma significativa renovação de 54% na Câmara de Vereadores e a consolidação de novas lideranças.
Seis parlamentares assumirão o mandato, sendo quatro deles estreantes na casa legislativa: Felipe Helal, Francisca do Pedro Gato, Odeilton Costa e Adalbertino Cunha,
Um dos grandes destaques da nova câmara de vereadores de Regeneração foi o fortalecimento da representatividade feminina, que atingiu um patamar histórico. Em 2020, apenas duas mulheres haviam sido eleitas, mas, em 2025, o número subiu para três, com duas delas figurando entre as três mais votadas. Jaqueline do Sindicato (Republicanos) conquistou a segunda colocação com 647 votos, enquanto Francisca do Pedro Gato (PSD) ficou em terceiro lugar com 641 votos. Izinha Teixeira (PSD), com 479 votos, completa o trio de mulheres que prometem ampliar a voz das demandas femininas nos processos decisórios da cidade.
Essa renovação e o aumento da participação feminina refletem o desejo da população por mudanças e uma maior diversidade na representação política.
Vereadores eleitos em Regeneração nas Eleições Municipais de 2024.
1.Felipe Helal (PSD) – 655 votos
2.Jaqueline do Sindicato (Republicanos) – 647 votos
3.Francisca do Pedro Gato (PSD) – 641 votos
4.Jailton do Cruz (Republicanos) – 562 votos
5.Clecyo da Biluca (Republicanos) – 533 votos
6.Samuel da Real (PSD) – 522 votos
7.Ciríaco Araújo (PT) – 506 votos
8.Izinha Teixeira (PSD) – 479 votos
9.Odeilton Costa (PT) – 430 votos
10.Adalbertino Cunha (PT) – 410 votos
11.Daniel Moreira (PT) – 407 votos

