Após semanas de especulações e suspense, a vereadora Gabriela Nunes oficializou sua pré-candidatura à Prefeitura de Regeneração, trazendo consigo um reforço de peso: o empresário Carlos Afonso Gomes Brandão, o Afonsinho, como pré-candidato a vice-prefeito. A confirmação da chapa majoritária, formada pelos partidos Republicanos e MDB, foi divulgada nas redes sociais na tarde de segunda-feira, 29 de abril.
A aliança entre Gabriela e Afonsinho promete acirrar ainda mais a disputa eleitoral contra o atual prefeito Eduardo Alves Carvalho, o “Seu Dua”, que busca a reeleição para um quarto mandato, tendo como pré-candidato a vice Roniel Boa Hora.
Chapa forte e discurso de renovação
– “Defendemos desenvolvimento com inovação e transformação em nosso município”, declarou Gabriela Nunes, ao anunciar a formação da chapa. A vereadora celebrou com entusiasmo a adesão de Afonsinho, destacando o início de uma nova fase na política local:
– “É com muita alegria e satisfação que anuncio oficialmente que nosso amigo, Afonsinho, será o nosso pré-candidato a vice-prefeito de Regeneração! Que maneira boa de começar a semana, né? Acredito piamente que competência, trabalho, dedicação e compromisso não vão faltar a nós quando decidimos ouvir a voz do povo que clama por uma nova Regeneração. Estamos juntos, meus amigos! Boa semana a todos!”
Perfil de Afonsinho: carisma e experiência empresarial
Apesar de não ter trajetória política, Carlos Afonso é amplamente reconhecido por sua atuação como empresário. Considerado um dos mais bem-sucedidos da região, ele possui forte capital popular e é querido tanto em Regeneração quanto em outros municípios onde mantém empreendimentos.

Nascido na Comunidade Quilombola Brejo Grande, Afonsinho tem 49 anos, é casado com a empresária Rosana Cardoso e pai de duas filhas. Sua entrada na política é vista como um movimento estratégico do grupo liderado pelo deputado estadual Fábio Xavier, que aposta na dupla Gabriela e Afonsinho para derrotar o atual gestor.
Sonho antigo e homenagem póstuma
Nos bastidores, Afonsinho já manifestava há anos o desejo de disputar a Prefeitura de Regeneração. O saudoso jornalista Antônio Vieira de Matos, que por 25 anos dirigiu a Rádio Tribuna, costumava brincar com o amigo:
– “Quando é que você vai se decidir a se candidatar a prefeito da cidade? Se decida logo, homem! Já está na hora!”
Infelizmente, Matos não viveu para ver esse momento de definição. A entrada de Afonsinho na política marca o início de uma nova trajetória, que pode culminar, futuramente, com sua candidatura à prefeitura.
Expectativas para as convenções
Com a confirmação da pré-candidatura, a expectativa agora se volta para as convenções partidárias, previstas para o início de agosto. Caso os nomes de Gabriela Nunes e Carlos Afonso sejam homologados, a disputa pela Prefeitura de Regeneração promete ser uma das mais acirradas da história recente da cidade, localizada no Médio Parnaíba Piauiense