Após seis semanas de julgamento, nesta quinta-feira (30), o ex-presidente Donald Trump entrou para história ao se tornar o primeiro ex-presidente a ser condenado pela Justiça dos Estados Unidos em uma ação criminal.
Doze jurados da Corte Criminal de Manhattan, em Nova York, 7 homens e 5 mulheres consideraram Trump, culpado de 34 acusações, entre elas, fraudar registros financeiros para esconder pagamentos feitos a atriz pornô Stormy Daniels com o objetivo de comprar o silêncio da estrela de filmes pornográficos, para ela não revelar um caso amoroso que teve com Trump em 2016, e evitar um escândalo que poderia prejudicar ele na corrida eleitoral contra Hillary Clinton.
Ao todo foram ouvidas 22 testemunhas, entre elas a pivô do escândalo, a ex-atriz de filmes adultos confirmou que recebeu 130 mil dólares de Trump, através de seu braço direito, Michael Cohen, ex-advogado do empresário, que confessou no tribunal ter sido ele mesmo a fazer os pagamentos.

Como sempre vem fazendo, após o veredito, Donald Trump, mais uma vez tentou desqualificar o julgamento, dizendo que era perseguido politicamente.
– “Isso foi uma desgraça. Este foi um julgamento manipulado por um juiz em conflito de interesses e corrupto, o real veredito virá em 5 de novembro pelo povo, não fizemos nada de errado. Sou um homem inocente. Estou lutando pelo nosso país.” disse o ex-presidente após a decisão ter sido anunciada.
– “Isso foi feito pelo governo Biden para atingir ou prejudicar um oponente político”, destacava uma nota enviada a imprensa pela campanha do Republicano.
Trump pode ir parar na cadeia?
A sentença só vai sair no dia 11 de julho. Quando Juiz do caso, Juan Merchan, fará a dosimetria da pena e anunciará o veredito. Donald Trump pode ser condenado à prisão em regime fechado, liberdade condicional, à prisão domiciliar e outras penas alternativas como trabalho comunitário.
No entanto, a grande maioria dos juristas americanos acreditam que ele dificilmente será preso. Para isso, pesam a favor dele alguns atenuantes: o primeiro, o fato dos crimes relacionados a ele serem de classe “E”, categoria mais baixa para punições no Estado de Nova Yorque, ser réu primário, ter 77 anos de idade, e ser candidato à presidência, tudo isso são fatores que podem evitar a pena de encarceramento. Advogados arriscam que o mais provável é Juan Merchan colocá-lo em liberdade condicional.
Donald Trump pode continuar concorrendo à Casa Branca?
Diferente da Lei da Ficha Limpa, que no Brasil, impede pessoas condenadas de concorrerem a cargos eletivos. Nos Estados Unidos, a Constituição e nenhuma outra lei diz nada sobre uma pessoa condenada concorrer à presidência.
A carta magna americana fala apenas que para se candidatar ao cargo de presidente, a pessoa tem que:
Ter nascido nos Estados Unidos,
Ter morado nos Estados Unidos mais de 14 anos e,
Ter mais de 35 anos de idade.
Portanto, mesmo que ele receba a condenação máxima de prisão, Trump pode continuar concorrendo a casa Branca.
Donald Trump ainda responde há outros 04 processos: a invasão do Capitólio em que ele é acusado de incitação a insurreição, o processo relativo aos documentos que ele retirou sem autorização da Casa Branca; existe contra ele ainda, o processo da Geórgia, por tentativa de fraude eleitoral no Estado. Donald Trump fez um telefonema que está gravado para o procurador eleitoral, pedindo que ele, arranjasse 11 mil votos para que ele virasse a eleição. Uma clara insinuação de uma fraude, crime grave nos Estados Unidos.