Bruenque.com.brCIDADESIrmão doa medula e salva prefeito de Angical em transplante bem-sucedido

Irmão doa medula e salva prefeito de Angical em transplante bem-sucedido

Em um emocionante relato nas redes sociais, o prefeito reeleito de Angical do Piauí, Bruno Neto (MDB), anunciou neste domingo (18) o sucesso do transplante de medula óssea, realizado como parte do tratamento contra a leucemia. Doze dias após o procedimento, que contou com a doação do irmão Barone, exames confirmaram que as novas células já estão produzindo sangue saudável.

“É com muita alegria que comunico a todos que torcem pela minha recuperação que, hoje, a medula óssea doada pelo meu irmão começou a ser a responsável pelas células saudáveis no meu corpo”, escreveu Bruno, agradecendo o apoio recebido.

A jornada do diagnóstico ao transplante

A descoberta da leucemia, um câncer que afeta a produção de células sanguíneas na medula óssea, ocorreu em outubro de 2024, durante um check-up de rotina. Alterações nos leucócitos levaram a exames mais detalhados e, em seguida, ao diagnóstico da Leucemia Linfoide Aguda (LLA), um tipo agressivo que exigiu tratamento imediato.

Foi a segunda pior notícia da minha vida, depois da morte do meu pai”, desabafou o prefeito, que havia sido reeleito com 80,78% dos votos dias antes. O tratamento incluiu quimioterapia intensiva em São Paulo e a busca por um doador compatível — felizmente, seu irmão Barone teve 100% de compatibilidade.

O transplante e os próximos passos

Na-imagem-Bruno-Neto-ao-lado-da-mãe-no-quarto-do-hospital-após-o-transplante-bem-sucedido-de-medula-óssea
Com doação do irmão, prefeito do Piauí avança na luta contra o câncer no sangue; aqui ao lado da mãe.

O transplante foi realizado em 6 de maio, e a confirmação de que a medula “pegou” veio em tempo recorde. Apesar do avanço, Bruno segue internado e sob monitoramento rigoroso. “Esta foi mais uma batalha vencida. Agora é manter o foco para que, em 90 dias, possamos voltar para casa curado”, afirmou.

O caso reforça a importância do cadastro de doadores de medula óssea — no Piauí, apenas 3% da população está registrada, um número abaixo do ideal para atender a demandas como a de Bruno.

Repercussão e apoio popular

A trajetória do prefeito mobilizou Angical e ganhou destaque nacional. Nas redes sociais, mensagens de solidariedade se multiplicaram, e até mesmo adversários políticos manifestaram apoio.

“Não tenho palavras para agradecer cada demonstração de carinho e pelas inúmeras orações destinadas à minha cura “, disse Bruno, que também compartilhou um momento tocante ao lado da mãe no hospital, no Dia das Mães: “Aqui estamos nós, isolados em um quarto de hospital, quase 40 anos depois, desta vez aguardando meu renascimento através da medula do meu irmão”.

O que é leucemia e como o transplante funciona?

A leucemia ocorre quando a medula óssea produz glóbulos brancos anormais, que prejudicam a imunidade e o transporte de oxigênio. O transplante substitui as células doentes por saudáveis, mas exige compatibilidade genética — daí a importância de doadores familiares ou cadastrados em bancos públicos.

Sintomas comuns:

– Fadiga extrema

– Infecções frequentes

– Hematomas sem causa aparente

– Perda de peso repentina

Próximos desafios

Agora, Bruno Neto enfrenta a fase de consolidação, onde o corpo deve aceitar definitivamente a nova medula. A recuperação total pode levar meses, mas o prefeito mantém o otimismo: “Obrigado, Deus. Obrigado, família. Obrigado, povo angicalense”.

A  história de Bruno Neto serve de alerta para a necessidade de aumentar doações de medula no Brasil.

Se inscreva

Related articles

Prefeito de Regeneração decreta luto oficial de três dias pela morte da professora Tia Sizinha

O prefeito municipal de Regeneração, Eduardo Alves Carvalho, decretou...

Um pouco sobre nós

José Pereira

O editor e fundador do portal bruenque.com.br. Há duas décadas joga no time do jornalismo da Rádio Tribuna de Regeneração: produziu e editou milhares de matérias, reportagens e entrevistas ao longo de 23 anos atuando na área.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui