Bruenque.com.brBRASILMulheres estão sendo atropeladas pelo Centrão no governo Lula

Mulheres estão sendo atropeladas pelo Centrão no governo Lula

Quando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o comando do país, fez questão de destacar que estava colocando um número recorde de mulheres na esplanada dos ministérios, só que passados quase um ano de governo Lula, definitivamente as mulheres tem perdido espaço para um partido que nunca ficou fora de nenhum governo – o Centrão.

Na tarde dessa quarta- feira, 25 de outubro, mais uma mulher deixou o planalto, agora o governo anunciou a saída de Rita Serrano ( Presidente da Caixa econômica Federal ), foi a terceira melhor demitida, em dez messes de governo Petista.

Atropeladas pelo Centrão

A decisão de demitir Rita Serrano era fato consumado, nos bastidores já estava tomada e já há algum tempo se sabia que o Lula trocaria o comando da Caixa Econômica atendendo a um pedido do Centrão, que queria o comando do banco e mais espaço no governo.

Quem assume o lugar de Rita, é o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, economista de formação, Carlos é servidor de carreira da caixa econômica, o nome foi indicado pelo próprio Presidente da Câmara Arthur Lira, que já vinha cobrando um nome indicado pelo PP (Partido progressista) para comandar o segundo maior banco público do Brasil.

Mais uma mulher sendo arrancada do cargo

No começo do mandato, Lula contava com onze ministras no alto escalão do governo, mesmo com os indicativos de que manteria uma esplanada um pouco mais feminina, Rita Serrano, é, Portanto, a terceira mulher a deixar o governo Lula,  para acomodar aliados de Lira.  antes dela, Daniela Carneiro (ex – Ministra do Turismo), foi substituída por Celso Sabino, do União Brasil, outra engolida pelo o Centrão, foi  a ex-Ministra dos Esportes – Ana Moser, que  durante a minirreforma ministerial, deu lugar a André Funasa (PP-MA), no clube do  bolinha , até agora, o único ministro  a ser demitido, ou melhor dizendo, foi obrigado a se demitir, foi  o ex – Ministro Chefe do Gabinete Institucional ,  Gonçalves Dias. Isso, só depois que vazaram imagens que mostram, que o militar  estava no Palácio do Planalto, no dia 08 de janeiro e não fez nada para impedir os atentados terroristas contra a democracia Brasileira.

O nome da ex – Deputada Piauiense, Margarete Coelho, pertencentes aos quadros do PP, chegou a ser ventilado como forma de manter uma mulher no cargo, porém, pelo fato de Margarete ter sido e ainda ser muito ligada ao bolsonarismo, sofreu uma forte resistência dentro do governo e acabou-se optando por um homem servidor da caixa econômica.

Clima de mal-estar entre as mulheres do governo.

A substituição de Rita, tem causado alvoroço e gerado muitas críticas  entre políticos e aliados do PT, uma vez que o discurso de mais mulheres no poder e da necessidade da igualdade de gênero no comando do país. Discurso esse tão pregado por Lula durante sua campanha presidencial, está caindo por terra.

Com a decisão do Presidente Lula de fazer um aceno ao Centrão, o governo espera agora a ajuda do bloco de Artur Lira,  aprovar vários projetos da pauta econômica, que estão  nesse momento no congresso nacional a espera de  aprovação, entre eles – a taxação das grandes fortunas, taxação de off-shoes, tem  também a reforma tributária, entre outros.

Porém, a sede de ministério da facção não deve para aqui, outra pasta que também foi pedida pelo Centrão e já se começa a discutir uma possível troca, é na Funasa.

Ainda restam outras nove (09) mulheres ocupando Ministérios no governo do PT.

Ministras.

Cida Gonçalves (Ministério das Mulheres), Marina Silva (Meio Ambiente), Sônia Guajajara (Povos Originários) Esther Dweck (Gestão e Inovação ), Margareth Menezes (Cultura), Nisia Trindade (Saúde) e Anielle Franco (Igualdade Racial), Luciana Santos  ( Ciência e tecnologia), Simone Tibet  ( Planejamento) .

Quem será próxima vítima do Centrão?

 

Onde está Lívia? Câmeras registram última imagem de jovem que desapareceu em Jardinópolis

Se inscreva

Related articles

Maior acidente rodoviário no Brasil deixa 39 mortos em Minas Gerais

Na madrugada deste sábado, 21 de dezembro, um terrível...

Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados em Regeneração

Na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, foram diplomados...

Carreta transportando 30 toneladas de toras de eucalipto capota no bairro Buritizinho

Um caminhão Mercedes-Benz carregado com aproximadamente 30 toneladas de...

Um pouco sobre nós

José Pereira

O editor e fundador do portal bruenque.com.br. Há duas décadas joga no time do jornalismo da Rádio Tribuna de Regeneração: produziu e editou milhares de matérias, reportagens e entrevistas ao longo de 23 anos atuando na área.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui