Uma grande manifestação marcou a cidade de Regeneração no começo da noite de sexta – feira, 22 de setembro. Um grupo formado por centenas de pais e atletas da Escolinha de Futebol do 100% ocuparam o Plenário da Câmara de Vereadores de Regeneração, em protesto contra a Secretaria de Esportes do Município , no ato os manifestantes – pais e alunos do projeto, cobraram do Secretário de Esportes – Bodão , a volta das atividades de treinamentos da Escolinha de Futebol, dentro do Estádio Alfredo Nunes, no sexto dia da semana.

A Escolinha de Futebol do 100% é um projeto que existe em Regeneração há 11 anos, foi fundada pelo desportista, Professor Elton e sua esposa, a também Professora Marinete Moura da Silva, o projeto conta hoje com mais de 120 crianças e adolescentes, trabalhando em modalidades que vão desde o futebol de campo e futsal de quadra, sem contar a garotada do sub 20.
Tradicionalmente, os treinamentos do time, já há muito tempo eram realizados nas manhãs de sábado no Estádio Alfredão, entretanto, um ofício do dia 27 de junho de 2023, assinado pelo Secretário de Esportes de Regeneração, reclamou o uso do espaço e do horário.

O documento assinado pelo Secretário deixa muito claro, que o espaço e o horário iam agora ser ocupado pelas seleções sub 15 e 17, uma outra escolinha de futebol do município, e até mesmo pela Seleção Regenerense de futebol, na Supercopa APPM de Futebol Amador, que não tinha nenhum jogo marcado para o horário da manhã.
Desde então, os portões do estádio foram fechados aos jogadores da Escolinha do 100% e centenas de crianças que cultivam e sonham um dia virem a se tonar um jogador profissional, foram proibidas de treinar no estádio, nas manhãs do sábado.
Gabriela Nunes : Pura politicagem e perseguição.

A Vereadora Gabriela Nunes foi a Autora do requerimento que trouxe os problemas que estão sendo enfrentados pelo projeto 100%. Durante os 20 minutos em que ela falou na tribuna do Parlamento, Gabriela leu ao grande público presente, uma espécie de carta aberta do fundador da escolinha.
O documento conta toda história da Escolinha do 100% em 11 anos, mostra toda as realizações e contribuição ao esporte Regenerense do Professor Elton, além, é claro, fala também de todas as dificuldades que o time vem enfrentando para treinar no estádio. Gabi que também é mãe de um atleta da escolinha, Thomaz Filho, o Tomazinho, de 12 anos, disse não ter dúvidas do que está acontecendo – segundo a Vereadora, o projeto da escolinha de futebol da Prefeitura, as véspera de ano político, trata-se de perseguição e pura política eleitoral já pensando no voto das famílias, nas eleições do ano que vem.
– Vejam bem o que estão se pretendendo , estão tentando acabar com a Escolinha do Cem Por Cento, uma Escolinha que está funcionando há mais de dez anos e nunca houve nenhum tipo de política nessa escolinha, a Escolinha Cem Por Cento é um trabalho belíssimo e social e vem a secretaria de esportes com uma determinação do prefeito para tentar acabar com a Escolinha do Cem Por Cento, por pura politicagem, ninguém aqui tá contra as escolinhas de base, quem é que vai ser contra as escolinhas de base?, descentralizada, cada bairro ter uma escolinha mantida pelo município, é belíssimo, é maravilhosa essa ideia, mas para isso tem que acabar com a Escolinha Cem Por Cento ? (….) Tiveram três anos para fazer essa escolinha, quem é que não sabe, todo mundo sabe que no próximo ano é eleição, as escolinha estão sendo feita por isso, pela politicagem, mas não precisa mexer na Escolinha Cem Por Cento . A escolinha Cem Por Cento não trabalha com política, não, denunciou Gabriela Nunes.
Ciriaco Araújo : faltou as duas escolinhas sentarem para conversar.

O Vereador Ciriaco Araújo foi o último a falar na Sessão, em seu discurso, o Presidente da Câmara de Vereadores de Regeneração, observou que faltou diálogo, todo esse impasse poderia ter sido facilmente resolvido se o Secretário de Esportes de Regeneração e o Presidente da Escolinha 100% tivessem sentado para conversarem.
– O município fez outra escolinha, um projeto importantíssimo, a gente tem que louvar o trabalho do Secretário quando cria a escolinha, mas não pode atropelar o trabalho da outra, que também já tá trabalhando. Se já tinha um horário, tinha que sentar o Secretário com o Professor Elton e discutir a questão do cronograma dos horários, porque esses garotos que aí estão, as vezes podem entrar em depressão por conta de não ir mais naquele horário, porque eles já se programaram. Até o relógio biológico, o cara já acorda no horário de ir treinar (…) não estamos aqui para dizer que o Secretário tá errado, que o Professor Elton tá errado, o que precisa ter é o diálogo, que possam conversar o Professor da Escola Cem Por Cento e o Secretário para que haja o espaço para as duas escolas, disse o Presidente da Câmara de Vereadores.

Na gigantesca manifestação, dessa sexta – feira, que lotou Plenário José Agapito Brandão, pais reivindicam, que o Prefeito de Regeneração, Eduardo Alves Carvalho, o Seu Dua, devolva o horário de treinos recreativos da Escolinha do 100% aos sábados, ou seja, os genitores pedem que seus filhos voltem a treinar no campo , no horário tradicional , e que a Prefeitura e o Secretário de Esportes – Bodão, busquem uma solução para que os dois projetos, o da Escolinha da Prefeitura e do 100% coexistam, usando o mesmo espaço para suas atividades, pois para começar um, não é preciso que o outro acabe, como bem destaca Marinete Moura da Silva, uma das idealizadoras do projeto esportivo, há mais de uma década atrás.
– Queremos deixar bem claro que não somos contra a Prefeitura ter sua própria escolinha de futebol, isso é muito bom, é maravilhoso, vem somar ao trabalho que eu e o professor Elton fazemos há muitos anos em Regeneração, através da Escolinha do Cem Por Cento, o maldito do álcool está aí, a maldita da droga está na rua, precisamos ocupar a mente dos nossos jovens com coisas boas, e o esporte é uma ferramenta muito poderosa para tirar a juventude do mal caminho, uma escolinha de futebol do município, só tem a contribuir. O que nós não concordamos, não está certo e não podemos aceitar de braços cruzados, é que para Prefeitura ter sua própria escolinha de futebol, tenha que destruir a nossa, tenha que acabar com a nossa, tirando o horário de treino dos meninos no estádio, como foi feito. A escolinha do Cem Por Cento é um projeto de futebol e Futsal muito sério e muito estruturado, que já existe há muitos anos , já fizemos muito, já contribuímos muito com a formação de cidadãos e jogadores para nossa cidade, enfatizou Marinete.

Ao Portal Bruenque, Marinete externou outra grande preocupação, o medo que a Escolinha de Futebol da Prefeitura não dure muito, venha a deixar de existir, e a escolinha 100,%, seja obrigada a encerrar suas atividades em razão das dificuldades que o time vem enfrentando para treinar.
– A gente sabe que quando muda um governo, muda tudo, são outras cabeças, mudam as prioridades, tenho sim a preocupação, que um próximo prefeito não tenha a mesma sensibilidade de continuar esse trabalho. Vamos imaginar, que a Escolinha do Município deixe de existir. Então com o fim da Escolinha da Prefeitura e da Escolinha de Futebol Cem Por Cento, com o fim das duas escolinhas , nossa cidade, nossos atletas ficariam muito desassistido de um projeto de futebol e futsal mais estruturado, mais preparado para formação dos nossos atletas, para não dizer de esporte mesmo. Seria um grande tiro no pé contra nossos jovens, um grande tiro no pé contra nossa cidade, um grande tiro no pé contra o esporte Regenerense, um projeto de futebol tão sério como o da Escolinha do Cem Por Cento, que existe há tantos anos, ter que fechar as portas agora, e daqui , um, dois, três anos, a Escolinha da Prefeitura também acabar.
Uma fábrica de jogadores para o futebol de Regeneração

Nesses mais de dez anos de existência, o projeto de futebol da Escolinha do 100% prestou uma gigantesca contribuição ao esporte Regenerense, contribuiu diretamente para a formação de centenas de jogadores tanto para o futebol como para o futsal, craques que hoje vestem a camisa da Seleção Regenerense principal, como também formam a base principal das seleções de bases de Regeneração : sub 14, 15 e 17, e um bom exemplo dos frutos da Escolinha do 100%, pode ser visto agora na última seleção de base montada pela Secretaria de Esportes – estamos falando da Seleção de Regeneração sub 20, que está disputando Intermunicipal do Médio Parnaíba da categoria, dos 16 jogadores vistos na foto acima, apenas dois jogadores não passaram pelas categorias de base da Escolinha do 100%, em outras palavras, o trabalho que alguns chamam de privado e criticam porque pede uma colaboração de 20 reais para manutenção; está servindo muito bem ao que é público, ou melhor dizendo, aos projetos de seleção da Secretária de Esportes de Regeneração.
Ver essa foto no Instagram
Nessa conta de craques que nasceram na Escola do 100%, não pode ficar de fora a grande sensação no momento, do futebol sub 11 do Estado do Piauí, o menino Artur Pereira, na penúltima rodada do Campeonato Piauiense Sub 11, o garoto fez um gol que encheu os olhos, uma verdadeira obra de arte, o gol foi destaque em todo Piauí, e até fora do estado, Artur atraiu atenção de olheiros e também de grandes clubes do futebol brasileiro. Chegou no 100% muito com 07 anos e já é apontado como uma grande promessa do futebol Piauiense.
Professor Franque – A Escolinha do Cem Por Cento mudou a vida do meu filho.

O Professor Franque foi um das dezenas de pais que estiveram na Câmara de Vereadores, na manifestação contra a Secretaria de Esportes. Franque é pai do garoto Franque Alan , de 07 anos, o menino é autista e o pai relatou como o comportamento do filho mudou para melhor, depois que ele passou a treinar na Escolinha do 100%.
– Meu menino desde os cinco anos de idade pedia para mim colocar ele, eu levava ele para os campeonatos e ainda hoje levo. Graças a deus de janeiro para cá, tive a oportunidade de colocar meu menino. Transformou, meu menino era um cara muito agitado. A Escolinha Cem Por Cento é um projeto social,não é só futebol, eles trabalham o cidadão, então, eu admiro muito o trabalho do professor Elton, vim para essa manifestação como pai de aluno da escolinha e só tenho a agradecer ao Professor Elton por tudo que ele vem fazendo, até ajudando na educação do meu filho. Ele é autista, ele é um pouco agitado, mas depois que ele entrou na Escolinhas Cem Por Cento, ele melhorou muito, o comportamento, as notas dele melhoraram, então é um incentivo a educação, então eu apoio a manutenção dos horários que ele tá reivindicando, disse o Professor Franque.
FALA, Professor Elton

– Algumas pessoas podem até não gostar do Professor Elton , mas é preciso respeitar nosso trabalho, o trabalho que a gente faz com a Escolinha do Cem Por Cento é muito importante para o nosso futebol, o nosso futsal, os nossos jovens, são onze anos de um trabalho reconhecido e muito valoroso. A seleção de Regeneração tá disputando intermunicipal sub 20 do Médio Parnaíba, a Secretaria de Esportes não me chamou para fazer parte da comissão técnica, mas se você olhar para o elenco, olhar para a safra, praticamente todos os jogadores foram formados na minha escolinha, na Escolinha do Cem Por Cento, passaram pelas mãos do Professor Elton. O sábado pela manhã é o dia que a gente quer ter de volta, é o dia que a gente reúne todos os jogadores da escolinha, esse dia é crucial para nós, foi o dia que a escolinha foi criada, é o dia que a família vai, a gente faz reunião, é o dia que reunimos todo mundo, enfatizou Professor Elton.
Sobre a contribuição de 20 reais que é pedida aos alunos, o dono do projeto 100% informou que hoje existe mais de 40 alunos que não pagam mensalidade, pois quando o garoto completa 16 anos, ele deixa de contribuir, mas não é expulso, continua no projeto desfrutando tudo.
– Quando os pais chegam, eu digo logo, a escolinha é mantida por nós, não é mantida pelo município, é claro, que qualquer ajuda que venha é bem-vinda, qualquer doação é bem-vinda, mas se a gente for viver só de doações, não vamos sair dos comércios pedindo bola, pedindo colete, é por isso que eu pego uma contribuição, para comprar esses materiais que é gasto com a Escolinha Cem por Cento, esclareceu Elton Ferreira.
Vereador Samuel da Real : o outro lado

O Vereador Samuel da Real negou que a Escolinha do 100% esteja sendo impedida ou ceceada do direito de realizar seus treinos no Estádio Alfredão. Samuel fez uma defesa muito enfática do Secretário de esporte de Regeneração. O líder do Prefeito na Câmara de Vereadores mostrou um cronograma de treinamentos, que foi entregue pelo próprio Secretário. De acordo com o Vereador Samuel, nesse cronograma, quase 50% de todo tempo do Ginásio Gonçalo Nunes e do Estádio Alfredão São ocupados pela Escolinha do Cem por Cento.
– Eu recebi um cronograma , quem quiser uma cópia pode pegar. Está disponível para Escolinha Cem por Cento aos domingos, o horário de seis as sete, de sete às oito e meia, de oito e meia às dez, e das dez às onze e meia, isso no domingo. No sábado, os horários são de uma e meia às duas e meia, e de duas e meias às quatro da tarde, para escolinha, afirmou o Vereador Samuel.
Ficou acertado entre todos os parlamentares, que uma audiência pública será convocada em breve para voltar a debater a temática das escolinhas de futebol e outras questões importantes do esporte regenerense.
É preciso reconhecer que a defesa que o Vereador Samuel da Real fez do gestor de Esportes de Regeneração foi bastante contundente, mas depois da grande manifestação de sexta-feira, das dezenas de pais e filhos que invadiram Plenário da Câmara, nesse grande protesto contra atos da pasta de esportes, torna-se inevitável que a Câmara de Vereadores, convoque o Secretário para vir ao parlamento dar suas próprias explicações.
Confira imagens do protesto que lotou a Câmara de Vereadores de Regeneração
Treinos da Escolinha 100% no Alfredão
