Maílson Pereira da Silva tinha 34 anos e foi um dos 488 detentos do sistema prisional estadual que foram contemplados com as chamadas saídas temporárias de natal, a volta para o presídio estava marcada para segunda feira, dia 02 de janeiro de 2023, não houve tempo.
Durante a madrugada do 1º dia de 2023, Maílson Pereira foi assassinado com requintes de crueldades, os assassinos bateram tanto sua cabeça, que seu rosto estava totalmente desfigurado, era quase impossível reconhecê-lo.
Esse bárbaro assassinado colocou Regeneração em um triste mapa : o Ranking das 85 cidades do Piauí que registraram homicídios no primeiro semestre de 2023.

De acordo com dados da gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado, 139 municípios do Piauí não registraram Mortes Violentas Intencionais (MVI) no primeiro semestre de 2023, que corresponde a 60% dos municípios piauienses.
São consideradas mortes violentas intencionais aquelas decorrentes de homicídios dolosos, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, intervenção policial e morte de policiais.
Algumas cidades como Amarante, Pio IX e São Raimundo Nonato se destacam, não tendo registrado assassinatos este ano. Outros municípios como Altos e Oeiras apresentaram redução nestes mesmos crimes.
O Estado também conseguiu este ano a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) da região Norte-Nordeste, ocupando a 8ª posição no país, segundo os dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O perfil das vítimas destes crimes, segue parecido como nas últimas edições do anuário: Em média, 91,4% das mortes violentas intencionais vitimam homens, enquanto 8,6% vitimam mulheres. Este percentual varia de acordo com a ocorrência.
“Esses dados refletem o resultado de um trabalho em conjunto realizado por todas as forças de segurança do estado. Como mostram os números, continuaremos avançando e trabalhando em estratégias diversas de fortalecimento e investimento estrutural, de inteligência, e de equipes. Tudo de maneira transparente e objetiva para continuar resguardando a segurança da população”, pontuou o Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.