Bruenque.com.brGERALConselheiro tutelar é preso por suspeita de homicídio, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas em Jardim do Mulato

Conselheiro tutelar é preso por suspeita de homicídio, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas em Jardim do Mulato

A manhã da última quinta-feira, 11 de setembro de 2025, foi marcada por uma operação policial que culminou na prisão de dois suspeitos pelo assassinato de Antônio Marcos Vieira de Araújo, conhecido como “Antônio Piunga”, de 23 anos. O crime, ocorrido em 10 de maio deste ano, chocou a população de Jardim do Mulato – PI, pela brutalidade, além de atrair  atenção pela complexidade da investigação.

Um dos presos é um conselheiro tutelar, identificado pelas iniciais S. da S. O., eleito nas últimas eleições unificadas do Conselho Tutelar em todo o Brasil. Ele é apontado pela Polícia Civil do Piauí como o principal autor do homicídio, que teria sido cometido com disparos de arma de fogo e golpes de arma branca. O outro detido é primo do conselheiro e também é suspeito de envolvimento direto no crime.

acusados

Segundo o laudo pericial, a vítima foi atingida por dois tiros na cabeça e facadas, em uma estrada vicinal isolada, próxima à Lagoa do Carlos Veloso, sem testemunhas ou câmeras de segurança.  Na época, as primeiras investigações, conduzida pela Delegacia de Amarante com apoio da Delegacia Seccional de Água Branca, exigiu técnicas avançadas de apuração.

A delegada Ana Carolina Diógenes, classificou o caso como de alta complexidade, devido à ausência de testemunhas, registros visuais e à localização isolada do crime.

Com o avanço das investigações, o delegado Saul Laurentino assumiu a coordenação da operação que resultou na prisão dos suspeitos. Sua atuação foi decisiva para o cumprimento dos mandados judiciais e para o aprofundamento das linhas investigativas que envolvem não apenas o homicídio, mas também possíveis conexões com tráfico de drogas e comércio ilegal de armas.

Além do homicídio, os suspeitos são investigados por possíveis conexões com o tráfico de drogas e a compra ilegal de armas de fogo na região. A Justiça deferiu o pedido de afastamento imediato do conselheiro tutelar de suas funções públicas.

Correção de informação: sindicato se manifesta

A repercussão do caso foi intensa, com cobertura de veículos locais e nacionais, incluindo a CNN Brasil. No entanto, uma informação divulgada inicialmente gerou confusão: diversos portais noticiaram que o conselheiro tutelar preso seria também presidente do Sindicato dos Pescadores de Jardim do Mulato.

Em nota oficial divulgada na manhã desta sexta-feira (12), o Sindicato dos Pescadores esclareceu que nenhum membro da entidade foi preso ou está sendo investigado. A advogada da instituição enviou uma nota aos veículos de imprensa solicitando a correção imediata da informação.

– “O indivíduo preso na operação é um conselheiro tutelar que presta serviços a uma associação de pescadores recentemente criada, instituição totalmente distinta e sem qualquer relação com o Sindicato dos Pescadores de Jardim do Mulato”, diz a nota.

A entidade também destacou que seu presidente permanece no pleno exercício de suas funções e que a divulgação equivocada causou danos à imagem e à honra da organização.

Histórico da vítima e linha investigativa

Antônio Marcos Vieira de Araújo, o “Piunga”,

Antônio Marcos Vieira de Araújo, a vítima, possuía antecedentes criminais por receptação e tentativa de homicídio qualificado, registrados em 2021. A Polícia Civil não descarta que o crime tenha sido motivado por acerto de contas, embora a investigação ainda esteja em curso para esclarecer a motivação exata e identificar todos os envolvidos.

A operação foi coordenada pela Delegacia de Amarante e contou com o apoio da Delegacia Seccional de Água Branca e da Diretoria de Operações de Trânsito da Secretaria da Segurança Pública (DOT).

Compromisso com a segurança

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí, por meio do programa Pacto pela Ordem, reforçou seu compromisso com a elucidação de crimes graves e a promoção da justiça. Em nota, a SSP-PI destacou que operações como essa são fundamentais para garantir a segurança da população e combater a impunidade.

Leia a integra da nota envida a imprensa pelo Sindicato dos Pescadores de Jardim do Mulato.

“O indivíduo preso na operação é um conselheiro tutelar que presta serviços a uma associação de pescadores recentemente criada, instituição totalmente distinta e sem qualquer relação com o Sindicato dos Pescadores de Jardim do Mulato.

O Presidente deste sindicato não foi alvo de mandado de prisão, investigação ou qualquer medida judicial, estando no pleno exercício de suas funções representativas.

A publicação equivocada gera dano moral e institucional, colocando em risco a credibilidade da entidade sindical perante seus representados e a sociedade em geral.

Diante disso, requer-se a imediata correção da informação, com retratação formal, destacando que o Presidente do Sindicato dos Pescadores de Jardim do Mulato não foi preso, não é investigado e não possui qualquer relação com os fatos noticiados.”

Se inscreva

Related articles

Prefeito de Regeneração decreta luto oficial de três dias pela morte da professora Tia Sizinha

O prefeito municipal de Regeneração, Eduardo Alves Carvalho, decretou...

Um pouco sobre nós

José Pereira

O editor e fundador do portal bruenque.com.br. Há duas décadas joga no time do jornalismo da Rádio Tribuna de Regeneração: produziu e editou milhares de matérias, reportagens e entrevistas ao longo de 23 anos atuando na área.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui