O atual campeão Regenerense de futebol, o time que ganhou os três principais títulos do futebol de Regeneração em 2022 e fechou a temporada com uma Tríplice Coroa – o Borussia Dortmund, começou bem a caminhada em busca do tricampeonato.
No jogo de estreia, o Borussia entrou em campo na tarde deste sábado, 21 de outubro, e derrotou o time do Jacaré por 1 a 0, no Estádio Alfredo Nunes, o Alfredão.
O triunfo foi alcançado com um golaço de Maurício Sezorte (o Nim).
1° tempo, só deu Jacaré.
Apesar de ter saído com a vitória e os três pontos, o Borussia sofreu para ganhar do Jacaré. No primeiro tempo, o time comandado pelo treinador Raimundo Virgílio foi muito superior. Mesmo sabendo que estava jogando com um dos gigantes do futebol de Regeneração e grande favorito ao título, o Jacaré não se intimidou e foi para cima do Bicho Papão.

Aos 11 minutos, o Jacaré teve a primeira boa chance de abrir o placar. Manin fez um belo lançamento para Paulo Vitor, dentro da área. O camisa 8 dominou bonito, se livrou dos dois zagueiros e acertou um lindo chute cruzado, no ângulo do goleiro Tião. A bola passou tirando tinta da trave direita, porém foi para fora.
O Borussia respondeu na sequência. Em rápida jogada de ataque, Lourival recebeu uma bola na frente da grande área e deu um passe açucarado para Laércio, o carrasco, do lado esquerdo da pequena área. De muito perto, quase a queima-roupa, o meia-atacante encheu o pé, obrigando o goleiro Lima a fazer uma grande defesa. Na sobra, a bola quase caiu nos pés de Maurício Nim, sozinho na frente do gol, mas a zaga se antecipou e afastou o perigo.
Nos minutos finais, na última bola do jogo, o atacante Manin teve outra chance de ouro de colocar o Jacaré na frente. De novo, a jogada começou com Paulo Vitor. O menino fez uma bonita jogada pela linha de fundo, lado direito do ataque, e concluiu com um cruzamento fechado, rasteiro, na frente do goleiro e dos zagueiros do Borussia. Manin se atirou de carrinho, a trave estava aberta, mas o atacante não acertou a bola, que passou direto quase em cima da linha do gol. Fim do 1° tempo: 0 x 0.
2° tempo: domínio total do Borussia.

Se no primeiro tempo o Jacaré mandou no jogo e foi melhor, no segundo tempo a coisa foi bem diferente: só deu Borussia. Dois fatores foram decisivos para a mudança de jogo. O primeiro foi uma expulsão. No começo do segundo tempo, o Jacaré perdeu uma peça importantíssima, que vinha jogando muito e desequilibrando na partida. Paulo Vitor foi expulso, e o time da zona rural ficou com um a menos.
O outro fator foi tático, ou melhor dizendo, teve o dedo do treinador. Virginaldo, o técnico do Borussia, mexeu na estrutura tática do time, saiu do 4-3-1-2 para o 4-3-3. Puxou Lourival para as pontas e mandou Nim mais para o ataque. As mudanças fizeram com que a equipe jogasse totalmente diferente. O Borussia impôs seu ritmo de jogo, começou a tocar muito a bola e chegar com facilidade no gol do Jacaré. No segundo tempo, o Jacaré quase não passou do meio-campo, ou seja, não chegou uma única vez com perigo no gol do Bicho Papão.
Golaço de placa de Nim.

O gol da vitória do Borussia veio aos 17 minutos do segundo tempo e foi uma verdadeira obra-prima, um gol de placa de Maurício Nim, no lance que originou o lindo gol, Maurício recebeu uma bola, quase do meio campo, estava muito longe da trave, mesmo assim, o centroavante mandou um chute violento, a bola foi na gaveta, o goleiro Lima não teve nenhuma reação, a não ser ver a bola entrar.
Fala Nim: não foi sorte, é treino e competência.
Se não foi o gol mais bonito da história do Alfredão, sem nenhuma dúvida, o gol de Nim vai ficar marcado como um dos mais bonitos do Campeonato Regenerense de 2023.
– Não começamos bem no jogo, mas depois fomos nos encontrando e, graças a Deus, eu fui abençoado em fazer o gol da vitória. Não foi um gol, foi um golaço. Eu sou sortudo para fazer esses gols. Algumas pessoas dizem que é sorte, mas não é sorte, acredito que é competência. Eu treino muito para isso. É aquela história: centroavante vive de gols. Se a bola quicar na minha frente, eu não perdoo. A bola foi lá no “L”, lá onde a coruja dorme, disse Nim celebrando o golaço.
Raimundo Virgílio: Jogamos de igual para igual com o Borussia.

O Jacaré teve três chances para matar o jogo no primeiro tempo, mas a bola não entrou. Após a partida, o sentimento era de muitas lamentações entre jogadores e torcedores. Raimundo Virgílio, treinador da equipe, disse ao Portal Bruenque que o resultado poderia ter sido outro.
– Tivemos a oportunidade de ganhar o jogo, mas não fizemos. No segundo tempo, tivemos uma grande perda com a expulsão do nosso jogador Paulo Vitor. Ficou melhor para eles, ficamos com um a menos e o jogo muda. Mas, para mim, o Jacaré, um time de interior, jogou de igual para igual com o Borussia tão falado. O Jacaré está de parabéns. A expulsão do Paulo Vitor prejudicou muito. O jogo estava de igual para igual, caímos de rendimento depois da expulsão. Então, ter jogado de igual para igual com um dos favoritos, todo mundo está de parabéns, disse Raimundo Virgílio no fim do jogo.
A vitória já garantiu a classificação do time do Jaicó para as quartas de final da competição. Já o Jacaré depende agora de uma vitória do Borussia sobre o Cajuína Mandú no último jogo desse grupo.
O Borussia é o vencedor da última edição do Campeonato Regenerense, título que o Bicho Papão também levou em 2018. Este ano, o time corre em busca do tricampeonato.
Mata 1 x 1 Brejo Grande.

A rodada dupla do Campeonato Regenerense ainda foi marcada por um clássico da zona rural: Brejo Grande e Mata.
Os dois times fizeram a partida preliminar. O jogo terminou empatado em 1 x 1.
Todos os gols saíram no segundo tempo: Evandro, de pênalti, fez para o Brejo e Lisrael empatou de cabeça no fim do jogo para Mata. A Mata foi vice-campeã no ano passado.