(Gênesis 2:1-3) guarda um mandamento que é muito caro aos fiéis da igreja Adventista do Sétimo Dia – o último dia do princípio da criação do mundo, o dia que Deus descansou.
“Havendo Deus terminado no sétimo dia a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o sétimo dia e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como criador, fizera.”
O sábado é um dia especial, sagrado para os adventistas, um dia de oração, desse dia não abrem mão. Das 18 horas das sextas às 18 horas dos sábados, os adventistas não trabalham ou fazem qualquer atividade, e aqui se inclui jogar uma partida de futebol.
Como mais um exemplo da observância e respeito ao dia do Senhor (o sábado), o clube de futebol de Regeneração, 13 de Maio, anunciou que não vai jogar a final do campeonato de futebol da Comunidade Pintadas, município de Amarante. A partida derradeira está marcada para o próximo sábado, dia 22 de julho. Entretanto, o time do Bairro Buritizinho e Bela Vista já anunciou que não vai entrar em campo
Novo Estado se Recusa a Jogar domingo
O motivo está no fato de o clube 13 de Maio, finalista do torneio, ser um time de futebol evangélico, da igreja Adventista do Sétimo Dia. A religião exige que seus fiéis guardem os sábados. Até a grande final, todos os jogos do time foram aos domingos.
O adversário do 13 de Maio na decisão do Campeonato das Pintadas seria o time de futebol do Povoado Novo Estado. Porém, o clube se recusa a jogar no dia seguinte – um domingo.
Técnico do 13 de Maio, Raimundinho
Com a final marcada para um sábado, dia em que os membros do time, seguidores da igreja Adventista do Sétimo Dia, observam como dia de descanso religioso, o técnico do time 13 de Maio, Raimundinho, falou sobre a decisão de não participar da final do Campeonato das Pintadas.

– O 13 de Maio não vai jogar a final do Campeonato das Pintadas, a final está marcada para um sábado, e o 13 de Maio não joga no sábado. O dono do campeonato ainda entrou em contato com o time do Novo Estado para mudar o jogo, ele tentou mudar para outro dia, mas o pessoal do outro time finalista não aceitou. E por isso estamos na final, mas não vamos jogar a final do Campeonato das Pintadas, comunicou o técnico do time, Raimundinho.
O pequeno Davi do Futebol de Regeneração

O 13 de Maio é um clube de futebol e futsal que vive um momento de grande ascensão no esporte de Regeneração. Há poucos dias, ganhou a 5ª Liga das Estrelas de Futsal de Regeneração, a maior da região.
O radialista Pereirinha costuma comparar o clube 13 de Maio e suas façanhas ao personagem Bíblico, Davi.
As batalhas do 13 de Maio em campo ou na quadra são comparadas à épica batalha de Davi contra o gigante Golias. O 13 sempre entra desacreditado nos campeonatos que disputa, mas no fim, termina botando na lona os grandões. Para o jogador Mardonio, o fato da final ter sido marcada para um sábado foi mais uma prova da falta de fé no time.
– Como sempre, todo dono de campeonato, e todo dono de clube, não imagina que o 13 de Maio possa chegar numa final. O dono do campeonato das Pintadas sabia sim dessa possibilidade, mas ele nunca imaginou que a gente poderia chegar na final. E agora, aí está: o 13 de Maio chegou à final e a final está marcada para um sábado, um dia que o time não joga e o outro time não quer jogar no domingo.
Diferente de outros campeonatos, dessa vez o 13 era o favorito a ser campeão do campeonato da Zona Rural de Amarante.
A justiça brasileira tem tomado muitas decisões, ou seja, dado proteção judicial a profissionais religiosos, no sentido de que eles tenham seus descansos semanais no sábado, como é o caso da religião adventista, e que outros fiéis também não sejam obrigados a realizar qualquer outra atividade que vá contra os preceitos de descanso da igreja: desde o pôr do sol da sexta-feira ao pôr do sol do sábado.
– Eu acho que o dono do campeonato achou que nós não íamos passar para final e marcou a final para um sábado, assim também concluiu o treinador do 13, Raimundinho.
A culpa Foi Minha – Houve Uma Falha de Comunicação

Em uma fala à Rádio Tribuna de Regeneração e ao Portal Bruenque, o Presidente do 13 de Maio, Adão Sousa, assumiu parte da culpa do jogo ter sido marcado para um sábado.
Adão disse que foi procurado pela organização do campeonato das Pintadas para falar da questão religiosa e o dia do jogo, se o time do 13 avançasse para a final. O Presidente reconheceu que foi negligente.
– Eu não culpo o dono do campeonato em momento algum, eu assumo toda a responsabilidade. Quando o campeonato já estava rolando, nós passamos de fase em cima da Mata, e o dono do campeonato perguntou para mim ‘rapaz, Adão, agora que eu vim me atentar, se vocês forem para a final, como é que nós vamos fazer?’. Eu errei nessa hora, falei para ele que, se a gente passasse para a final, a gente conversaria depois. Nessa hora, era para eu ter dito para ele, ter explicado que o 13 de Maio não jogaria no sábado, não jogaria de jeito nenhum em outra data que não fosse domingo, mas eu não falei. E foi aqui que se criou todo esse impasse, mas de maneira alguma quero desmerecer o campeonato. É um campeonato muito bem-organizado, mas vamos manter nossa palavra: o 13 de Maio não joga no sábado. Mas não tenho nada a falar do dono do campeonato, falou o presidente do 13, assumindo o peso da cruz.
No último dia 06 de julho, o 13 de Maio alcançou a maior glória do futsal do Médio Parnaíba: o time foi campeão da 5ª Liga das Estrelas de Futsal de Regeneração vencendo Pollus por 9 a 6.
Se o 13 conquistasse o Campeonato das Pintadas, o time do Bairro Buritizinho e do Bela Vista seria bicampeão em apenas 13 dias, sem nenhuma dúvida, um grande feito do pequeno Davi do futebol de Regeneração.
O fato gerou muita discussão na comunidade esportiva, já que o time do 13 de Maio era um dos favoritos para conquistar o título. Ainda teremos 03 dias pela frente, até lá. A expectativa agora gira em torno de uma possível acordo entre os dois times para remarcar a final para um domingo, respeitando assim as convicções religiosas dos jogadores do 13 de Maio e permitindo que a grande final ocorra com bola rolando, e o campeão saindo dentro das quatro linhas, como deve acontecer e todo mundo quer ver.
