Acostumado a fazer bonitos gols e protagonizar grandes jogadas em campo. O ex-jogador profissional, Carlos José Ferreira Brandão, o Carlão, marcou mais um gol de placa na vida, só que dessa vez, o golaço foi fora de campo. Muitos cidadãos Regenerense ainda não sabem, mas devem e merecem saber.
O ex-jogador do Tiradentes (o Amarelão da PM do Piauí), resolveu criar uma escolinha de futebol para crianças da zona rural da cidade de Regeneração.
A bela iniciativa recebeu o nome de “Escolinha de Futebol do Brejo Grande”, terra onde Carlão nasceu. O lançamento do projeto social aconteceu ainda no ano passado , 2022, na própria comunidade Brejo Grande e contou com a presença de pais de alunos de quase toda zona rural do município, além, é claro, das dezenas de crianças e adolescentes que são beneficiados pelo projeto Social.
– Nasci no Brejo Grande e sentir que poderia fazer muito mais pelo lugar onde nasci, mas esse projeto não é só para crianças do Brejo Grande, essa escolinha é para todas as crianças que chegarem : do Brejo, do Morro Branco, da Lagoa do Barro, do Jacaré, das Lages II, Feitoria, do Barreiro. E assim será , com crianças de qualquer outra comunidade do interior de Regeneração que nos procurar, as portas estão abertas para todas , disse Carlão, na ocasião do lançamento da escolinha.

Foco na educação : contribuir com as família e escolas da zona rural de Regeneração.
Carlão deixou muito claro, tanto aos pais como alunos, a importância que a educação terá no projeto .
– O esporte é uma ferramenta muito poderosa e pode mudar a vida das pessoas de muitas maneiras, mas eu já quero deixar claro, que meu maior objetivo aqui, não é formar atletas, e sim, cidadãos, vou fazer uma marcação cerrada da educação dos meninos, todos os meses vou nas escolas conversar com diretores e professores, vou andar por toda essa zona rural, em cada escola, para ver como anda a vida escolar dos garotos, falou o idealizador de uma escolinha de futebol na zona rural da cidade.

Carlos José Ferreira Brandão já teve uma outra escolinha de futebol – a Escolinha do Grêmio, que depois passou a se chamar Escolinha de Futebol do Carlão. Dos antigos alunos, costumava cobrar uma mensalidade. Com a “Escolinha de Futebol do Brejo Grande”, será diferente. Carlão destacou que o projeto é totalmente voluntário, sem nenhum fim lucrativo.
– Eu não vou ganhar nada com esse projeto, vou doar meu tempo totalmente de graça a essas crianças, meu maior pagamento não vai ser dinheiro, mas, sim, chegar em uma escola, pegar no boletim do menino e ver que ele está tirando boas notas, ouvir de um professor, que uma criança que estava fora da escola, voltou a sala de aula, ouvir de um pai ou uma mãe, que o comportamento do filho mudou, essa vai ser minha maior recompensa e não tem dinheiro que pague isso, disse Carlão.
Gratidão aos amigos: um projeto que sobrevive de doações

– Há um ditado que diz que é melhor ter amigo do que dinheiro no Banco. Eu tive a certeza que o Carlão tem muitos amigos, e amigos sinceros. Esse projeto, essa escolinha só estão nascendo graças a solidariedade e a generosidade dos muitos amigos que tenho. Bati na porta de todos os meus amigos que mora em Regeneração e fora da cidade. Não tive vergonha de pedir e vou continuar pedindo. A um, pedi um colete, a outro, uma bola, um par de chuteira, um jogo de chuteira, até o lanche das crianças para depois dos treinos, eles doaram. graças a generosidade de todos os meus amigos conseguimos todo material esportivo que nós estávamos precisando para garotada e poder tocar esse lindo projeto, revelou Carlão.
No último domingo, 22 de janeiro de 2023, a “Escolinha de Futebol do Brejo Grande” recomeçou os trabalhos para a temporada 2023, oportunidade em que também foram entregues todo material esportivo de treinamento dos meninos. Mais uma vez, Carlos José Ferreira Brandão voltou a ressaltar qual é seu maior objetivo com o projeto.
– Nosso primeiro objetivo aqui não é formar um jogador profissional, se isso acontecer vamos celebrar muito, vai ser muito bom. Mas nosso principal foco é formar cidadãos. Eu quero que as crianças do Brejo Grande e toda zona rural da cidade sejam respeitadas e aprendam a respeitar seu próximo. Eu quero que as crianças do Brejo concluam seus estudos, consigam ter um bom emprego, disse Carlão.

Foram entregues 50 coletes e 10 bolas aos alunos que estão inscritos na escolinha, todo material foi conseguido mais uma vez através da generosidade e da doação de amigos que acreditam no projeto de uma escolinha de futebol na zona rural de Regeneração.
Um pouco da história do craque e ex- jogador profissional
Carlos José Ferreira Brandão, jogou 10 campeonatos Piauiense vestindo a camisa do Amarelão da PM – nome que ficou conhecido o Tiradentes de Teresina. Apesar de jogar como volante, um cão de guarda na marcação. Ainda marcou 37 gols defendendo o time Piauiense.

Carlão deu ao futebol regenerense sua maior glória
Em 1998, se aposentou dos gramados, voltou de vez para cidade de Regeneração e abriu uma Lanchonete. No mesmo ano, foi convidado pelo ex- Prefeito de Regeneração, Eduardo Piauilino Mota, para ser o treinador do escrete de Regeneração.
Ficou 22 anos, a frente de todas as seleções da cidade e ganhou todos os títulos possíveis, entre as glórias, Carlão ganhou o mais importante troféu do futebol amador Piauiense, o intermunicipal de seleções do ano de 1998, Regeneração saiu como a grande campeão, derrotando a seleção de José de Freitas, na final.

– De mil novecentos e noventa e oito para cá, o Carlão ganhou títulos para todas as seleções de Regeneração – ganhei títulos nas seleções da base, ganhei títulos para as seleções de Quarentão, de Cinquentão, tive a felicidade de ganhar o mais importante campeonato do futebol amador do Piauí, o intermunicipal do ano de noventa e oito. Se hoje, alguém entrar na Secretaria de Esportes de Regeneração, vai ver um monte de troféus, quase tudo que está ali, quase todos os troféus, foi o Carlão que ganhou nos mais de 20 anos que estive a frente da seleção, se for tirar, separar os troféus, que o Carlão não ganhou, vai ficar muito poucos, só os do futsal, disse Carlão, certa vez, em entrevista ao radialista Pereirinha.

Outro feito histórico de Carlão : um campeão da zona rural
Coberto de glórias e títulos, Carlos José Ferreira Brandão, não precisava provar mais nada para o futebol regenerense, mas em 2021, deu uma última prova de sua competência como treinador de futebol. Carlão foi convidado para ser o técnico do time do Brejo Grande para disputar o campeonato municipal, aceitou a missão daquele ano.

Ninguém acreditava que o Brejo fosse se quer passar da primeira fase, entretanto o Brejo grande surpreendeu, passou por cima dos considerados grandes times da cidade (Borussia e Real Madrid), e ganhou o campeonato, um feito inédito.
Pela primeira vez na história, um time do interior, ou seja , da zona rural de Regeneração, ganhou o Campeonato Regenerense. Na época, a frase que mais se ouviu, era que o treinador tinha ganhado o campeonato.
Doações para o projeto
Qualquer pessoa que desejar colaborar, fazer sua doação ao projeto social, desde material esportivos, lanches para as crianças, a valores em dinheiro. Pode entrar em contato com o seguinte WhatsApp e falar com próprio idealizador do projeto.
WhatsApp para doações (86) 994278487