A cidade de Regeneração deu início, nesta quinta-feira (1º), a uma das maiores festas católicas do estado do Piauí: os festejos em honra ao padroeiro São Gonçalo, a maior celebração religiosa de toda a região do Médio Parnaíba. Trata-se de uma tradição centenária que acontece há mais de 100 anos na “Terra de Bruenque”.
As festividades acontecem de 1º a 10 de janeiro e, neste ano, têm como tema: “Com São Gonçalo aprendemos que o meio ambiente é patrimônio da humanidade.”
Durante nove dias, sempre às 19h, serão celebradas novenas em homenagem ao santo venerado. Após as celebrações, os devotos se reúnem na barraca da paróquia, onde são oferecidas comidas típicas, realizados leilões e apresentações musicais.
Recepção a São Gonçalo

O primeiro dia dos festejos começou com a acolhida da imagem de São Gonçalo, que estava em peregrinação nas residências dos regenerenses que vivem em Teresina. A concentração para receber o santo de volta à cidade iniciou às 16h30, no portal de entrada da cidade, na BR-343. Centenas de fiéis se reuniram para a recepção.
Em seguida, uma gigantesca carreata, formada por centenas de motos e carros, percorreu a Avenida Alberto Leal Nunes até a chegada à Igreja Matriz de São Gonçalo. A procissão motorizada reuniu milhares de pessoas acompanhando o santo milagroso.

Na chegada ao centro da cidade, o padre Francimilson posicionou-se em frente à matriz para agradecer e abençoar todos os veículos participantes. Logo após, ocorreu o hasteamento das bandeiras da paróquia, da cidade e da Diocese de Teresina, marcando oficialmente a abertura dos festejos.

Celebração e Tema Espiritual

Com a presença de milhares de fiéis lotando a Igreja Matriz, aconteceu a primeira missa, presidida pelos padres José Nery, Luís e Francimilson. Durante a homilia, o padre Francimilson destacou:
“Com São Gonçalo da Regeneração aprendemos a cuidar da natureza, dom de Deus, casa de todos. Que possamos aproveitar este momento para fazer um encontro pessoal com o Senhor, que se revela através da obra criada, da Palavra proclamada e, de modo especial, na Sagrada Eucaristia. Que este ano jubilar desperte nossas mentes e corações para vivermos conforme a vontade do Senhor, cuidando da natureza.”
Homenagem ao Padre Borges

Ao final da celebração, o padre José Nery pediu um momento especial de oração em memória do saudoso padre José Borges de Carvalho, que, se vivo, teria completado 100 anos de vida e 75 anos de sacerdócio. Ele lembrou:
“Muitos de nós recebemos o batismo das mãos do padre Borges. O padre Borges nos ensinou a amar São Gonçalo. Se hoje estamos aqui, é porque ele nos cativou durante toda a sua vida, incentivando a devoção à festa e à novena de São Gonçalo”, afirmou padre José Nery.
Momentos de Confraternização

Após a missa, os devotos se reuniram na barraca da paróquia para saborear comidas típicas, participar de leilões e prestigiar apresentações musicais. A noite foi animada pelo cantor Pusaia, que trouxe alegria aos festejos.
Imagens






