De ameaças familiares com facão a confrontos armados com facções criminosas, os municípios de Água Branca, Palmeirais, Demerval Lobão, Amarante e Angical, na região do Médio Parnaíba, foram palco de uma sucessão de operações policiais nas últimas 38 horas. Duas mortes violentas foram registradas — uma execução brutal em Palmeirais e a morte de um integrante do PCC em confronto com a polícia — além da prisão de pelo menos nove suspeitos e a apreensão de armas, drogas e materiais ilícitos. As ações fazem parte de uma ofensiva coordenada pelas forças de segurança do Piauí, dentro do programa Pacto Pela Ordem, que busca desarticular redes criminosas em expansão no interior do estado.
Confronto em Água Branca Termina com Morte de Integrante do PCC

Na manhã desta quarta-feira (15), uma operação da Polícia Civil no município de Água Branca, a 96 km de Teresina, terminou em um tiroteio que resultou na morte de Ivan Richell da Conceição Oliveira, 35 anos, conhecido pelo apelido de “Cascavel”. O indivíduo, identificado pelas autoridades como integrante da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), foi alvo de mandados de busca e apreensão em uma propriedade rural do povoado São João.
De acordo com relatos policiais, o suspeito reagiu à investida dos agentes e efetuou um disparo de arma de fogo contra a equipe. Os policiais revidaram a agressão, atingindo Ivan, que foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. No local, os agentes apreenderam 3 quilos de skunk (uma variedade de maconha), uma arma de fogo, aparelhos celulares e um sistema de monitoramento por câmeras.
O delegado Bruno Luís, titular da Delegacia Seccional de Água Branca, afirmou que o criminoso tinha um papel de destaque na organização. ” “Ele era responsável pelo armazenamento e distribuição de drogas da organização criminosa na região. Já sabíamos que era um indivíduo perigoso e armado, por isso a operação foi planejada com todo o cuidado”, explicou o delegado.
Execução a Tiros em Palmeirais
Na tarde de terça-feira (14), a violência atingiu o município de Palmeirais. Um homem, ainda não identificado oficialmente, foi executado com mais de dez disparos de arma de fogo no bairro Bacuri. Testemunhas relataram à Polícia Militar que os criminosos chegaram ao local, efetuaram os tiros e fugiram em seguida. A vítima, que possuía histórico de envolvimento com atividades ilícitas segundo informações preliminares, morreu no local antes da chegada do socorro. A Polícia Civil assume as investigações para apurar autoria e motivação do homicídio.
Operação “Dama da Noite” Desarticula Rede de Tráfico

Em paralelo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) deflagrou a “Operação Dama da Noite”, cumpriu mandados judiciais em Teresina, Demerval Lobão, Angical e a própria Água Branca. A ação, executada pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) e pelo Departamento Geral de Operações (DGO), visava combater o tráfico de drogas e o crime organizado.
Foram cumpridos 12 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão, resultando na prisão de oito indivíduos (cinco homens e três mulheres) e na apreensão de um menor. Os policiais apreenderam três armas de fogo, entorpecentes e diversos materiais utilizados na atividade criminosa.
O delegado Samuel Silveira, coordenador do DENARC, destacou o caráter da operação. “A Operação Dama da Noite evidencia a complexidade das redes criminosas e reforça o compromisso das forças de segurança do Piauí em desarticular toda e qualquer forma de tráfico de drogas no Estado”, pontuou. O nome da operação faz referência ao envolvimento de profissionais do sexo que, supostamente, atuavam na venda e distribuição de entorpecentes com ramificações em outras capitais do Nordeste.
Violência Doméstica em Amarante
Em um caso que chama atenção para a gravidade da violência intrafamiliar, a Polícia Militar prendeu um homem na manhã de quarta-feira (15) no Assentamento Vila Feliz, zona rural de Amarante. Ele é acusado de descumprir medida protetiva de urgência e ameaçar a própria mãe com um facão. A vítima acionou a polícia, que encontrou o filho no interior da residência, constatando o descumprimento da ordem judicial. O indivíduo foi preso em flagrante e conduzido à delegacia.