A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) deflagrou no final da tarde desta quinta-feira (16), a “Operação Denarc 21”, em várias zonas da capital.
A operação deu cumprimento a 10 mandados de busca e apreensão nas regiões da Grande Pedra Mole, Zonas Norte, Leste e Sudeste de Teresina.
Entre os presos, foi capturado o empresário do ramo de supermercados : António Francisco, mais conhecido como Toinho, apontado como chefe da facção Comando Vermelho no Estado do Piauí .
Dono de um mercado de médio porte na zona Norte de Teresina, de acordo com a polícia, Toinho era um falso empresário, ou seja, usava essa atividade para lavar o dinheiro do tráfico de drogas.
“A operação DENARC 21 deu cumprimento a 10 mandados de busca e apreensão. Claro que essa operação ainda está em andamento, mas já temos vários presos, armas, muita munição, balança de precisão, cocaína. Mas o detalhe dessa operação é esse traficante preso hoje, que é uma dissidência do Bonde dos 40, e agora está vinculado ao Comando Vermelho, ou seja, faz parte de um segmento que rompeu com o Bonde dos 40 e que agora traz aí o fortalecimento, por assim dizer, do Comando Vermelho aqui na capital. O chefe do núcleo dessa facção é um indivíduo conhecido como Toinho, um empresário, dono de um mercado e, naturalmente, nós estamos prendendo esses indivíduos e vamos continuar prendendo ainda mais”, disse o delegado Samuel Silveira.
Líder do Comando Vermelho

De acordo com Silveira, Toninho seria um dos principais líderes do Comando vermelho, no Estado do Piauí, a partir de uma dissidência do Bonde dos 40, e até então nunca tinha sido preso.
“Ele é uma dissidência, junto com outros que saíram do Bonde dos 40 e que estão aqui, fundando o Comando Vermelho. Ele seria um dos braços fortes do Comando Vermelho e o expoente da venda de drogas, que lavava o dinheiro via supermercado. O importante é que a partir dessa investigação policial, tanto o tráfico como a lavagem foram diagnosticados”, explicou o delegado ao portal GP1.
Na operação foram apreendidos: Máquinas de cartão de crédito, dinheiro, drogas, embalagens plásticas, balança de precisão, celulares, armas de fogo e muita munição, roupas camufladas, além de outros objetos.
Além da prisão do homem que seria o líder do Comando Vermelho no Piauí, a “Denarc 21” foi encerrada com a prisão de outras 3 pessoas.

A Polícia não tem dúvida, que António Francisco atuava como empresário, mas na verdade estava traficando, vendendo drogas e lavando o dinheiro do tráfico através de seus empreendimentos. Diante disso, Samuel Silveira informou que vai pedir o sequestro de todas as mercadorias apreendidas dentro do comércio do suposto empresário para serem enviadas em forma de doações para o Estado do Rio Grande do Sul.
– Nós representaremos pelo sequestro e essa é a intenção. Isso tudo tem que ser dialogado com o poder judiciário, tem que ser dialogado com o Ministério Público para ser aferida. A legalidade disso, agora, de fato, nós argumentaremos é nesse sentido, para que essas mercadorias, ao invés de servirem para a lavagem de capitais, a lavagem de dinheiro proveniente da droga, dando lucro ao traficante, que seja encaminhada a quem está precisando, que é, no caso, os moradores lá do Estado do Rio Grande do Sul.