Bruenque.com.brMUNDOPresidente iraniano Ebrahim Raisi morre em trágica queda de helicóptero.

Presidente iraniano Ebrahim Raisi morre em trágica queda de helicóptero.

O Irã confirmou a morte do presidente do país, o ultraconservador Ebrahim Raisi, em um trágico acidente de helicóptero, ocorrido neste domingo, 19 de maio, em uma região montanhosa perto da Fronteira com o Azerbaijão.

O incidente aconteceu perto de Jolfa, uma cidade montanhosa, que fica perto da fronteira com o Azerbaijão, a cerca de 600 quilômetros de Teerã.

Na manhã do domingo, o presidente iraniano, e o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, se reuniram na fronteira entre os dois países para inaugurar os complexos hidrelétricos “Khudafarin” e “Giz Galasi”, no rio Araz.

O Helicóptero desapareceu ainda na noite de domingo, após tentar fazer um pouso forçado em meio a uma densa neblina.

A aeronave trazia Ebrahim Raisi, de volta para o Irã, e as próprias autoridades iranianas tratam o trágico ocorrido como um acidente, pelo menos por enquanto, está sendo descartada a hipótese de um atentado.

“O incidente ocorreu como resultado de uma densa neblina na região, o que está dificultando as condições para as equipes de resgate”, disse a TV estatal iraniana,

Após o desaparecimento, uma grande operação de buscas e resgate foi montada, dezesseis equipes de resgate, além de militares, unidades de apoio policial e drones estiveram envolvidos nas buscas, de acordo com autoridades iranianas.

Sem informações precisas se o presidente estava vivo ou morto, o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei – que detém o poder máximo no Irã, procurou tranquilizar a nação.

Os iranianos não devem se preocupar ou ficar ansiosos, disse ele, acrescentando: “Nenhuma interrupção ocorrerá nos assuntos de Estado do Irã”.

Porém apesar de todos os esforços, quando as equipes de resgate chegaram à área onde o helicóptero caiu, já era tarde demais, a segunda maior autoridade do Irã, já estava sem vida em meio aos destroços do helicóptero.

O Ministro das relações Exteriores do Irã, Hossein AmirAbdollahian, que viajava na aeronave também morreu.

Aiatolá expressa profunda tristeza pela morte prematura do presidente

Aiatolá Ali Khamenei ao lado de Ebrahim Raisi

Em uma mensagem nessa segunda-feira, o aiatolá Khamenei expressou profunda tristeza pela morte prematura do presidente, garantiu que a morte de Ebrahim Raisi não provocará nenhuma perturbação no país e decretou 5 dias de luto oficial.

– Com profunda tristeza e pesar, recebi a amarga notícia do falecimento martírio do erudito mujahid, do presidente do povo, do competente e trabalhador servo do Imam Reza (pbuh), Hujjat al-Islam wal-Muslimeen, Haj Sayyid Ebrahim Raisi e sua estimada comitiva (que Deus esteja satisfeito com eles). Essa amarga tragédia aconteceu enquanto ele servia ao povo. Durante todo o período em que essa grande pessoa abnegada teve várias responsabilidades, tanto durante sua breve presidência quanto antes disso, ele se dedicou totalmente a servir o povo, o país e o Islã sem parar, diz um trecho da nota do aiatolá Seyyed Ali Khamenei, líder da Revolução Islâmica.

Lula presta condolências ao Irã

Nessa segunda feira, o presidente Luiz Inacio Lula da Silva prestou suas condolências ao governo do Irã pela morte do presidente Ebrahim e do embaixador Hossein AmirAbdollahian.

– “Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian, e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas, ao governo e ao povo iraniano, diz a nota de Lula.

Nota do Palácio do Itamaraty:

O Itamaraty também publicou uma nota de pesar pela morte do diplomata.

Veja a íntegra da nota do Palácio do Itamaraty:

– “O governo brasileiro recebeu, com profunda consternação, as notícias das mortes do presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi, do chanceler Hossein Amir Abdollahian e de outras autoridades do país, em decorrência de queda de helicóptero ocorrida ontem, dia 19, no interior do país. Os falecimentos foram confirmados na manhã de hoje em comunicado oficial do Conselho de Ministros do Irã.

O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas.”

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também expressou suas condolências pelo falecimento do presidente, Ebrahim Raisi.

“É com grande tristeza que tomei conhecimento da trágica morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi. Tínhamos nos encontrado no ano passado em Nova York e discutido como promover o futebol no Irã. Envio minhas sinceras condolências ao povo do Irã neste momento difícil”, escreveu Infantino em sua conta no Instagram.

Ebrahim Raisi tinha 63 anos, eleito em 2021, era considerado um dos favoritos para suceder ao líder supremo iraniano, Aiatolá Ali Khamenei, de 85 anos. Sua morte abre um período de incerteza política no Irã, país muito influente no Oriente Médio, em um momento que a região vem sendo abalada pela guerra na faixa de Gaza, entre Israel e Hamas.

Mokhber Mohammad Mokhber, vice-presidente, já assumiu o cargo de chefe do Poder Executivo iraniano. De acordo com o artigo 131 da constituição do Irã, o novo presidente, dentro de um prazo de 50 dias, deve realizar novas eleições.

Onde está Lívia? Câmeras registram última imagem de jovem que desapareceu em Jardinópolis

Se inscreva

Related articles

Maior acidente rodoviário no Brasil deixa 39 mortos em Minas Gerais

Na madrugada deste sábado, 21 de dezembro, um terrível...

Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados em Regeneração

Na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, foram diplomados...

Um pouco sobre nós

José Pereira

O editor e fundador do portal bruenque.com.br. Há duas décadas joga no time do jornalismo da Rádio Tribuna de Regeneração: produziu e editou milhares de matérias, reportagens e entrevistas ao longo de 23 anos atuando na área.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui