Regeneração foi notícia no Estado do Piauí e no Brasil. Um homem que ainda não teve o nome e a idade revelados foi preso em flagrante durante uma operação da Polícia Federal na cidade, na manhã dessa sexta feira, 10 de maio, por crime envolvendo abusos de crianças.
A prisão do pedófilo aconteceu no contesto da “operação Degenerados e Candeias”, realizadas pela PF, e teve como o objetivo coibir a prática de crimes de estupros de vulneráveis, bem como interromper crimes de armazenamento, difusão e venda de arquivos digitais com conteúdo sexual infantojuvenil por meio da Internet, de crianças sendo abusadas sexualmente.
De acordo com a Polícia Federal, no desdobramento da Operação Degenerados, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Regeneração, e Oeiras /PI – que foram expedidos pela Subsecção Judiciária da cidade de Floriano/PI.
Apurou-se, após trabalho investigativo em ambiente cibernético, que os investigados armazenavam e compartilhavam conteúdo pornográfico infantojuvenil em redes sociais e outras espécies de plataformas. As investigações, até o momento, colheram fortes indícios de autoria e materialidade criminosa.
Balanço
Durante a deflagração das operações Degenerados e Candeias. As equipes de Policiais Federais apreenderam diversos aparelhos eletroeletrônicos, tais como celulares, computadores, dispositivos de armazenamento, entre outros.
Os presos devem responder pelos crimes de armazenamento e disponibilização de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, com penas somadas de até 10 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados, a partir do aprofundamento das apurações.

A Polícia Federal ressalta que este mês é marcado pelo maio Laranja, uma campanha nacional que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o mês, a cor laranja simboliza esta luta incansável e necessária na proteção de crianças e adolescentes.
A PF alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.
Prevenção é fundamental: proteja seu filho contra os perigos online.
Em 2023, foram registradas mais de 17,5 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes no Brasil, de acordo com o Disque 100 (Disque Direitos Humanos).
Essas denúncias envolveram abuso, estupro e exploração sexual física e psíquica. O aumento foi de 68% em relação ao mesmo período do ano anterior.
É crucial que a sociedade esteja atenta e denuncie qualquer violação para proteger crianças e adolescentes, e os pais também adotem medidas de prevenção para a segurança de seus filhos contra abusos sexuais na internet.
1 – Mantenha um diálogo constante com seus filhos sobre o uso seguro da internet;
2 – Acompanhe as atividades online de seus filhos;
3 – Estabeleça regras claras sobre o tempo de uso da internet;
4 – Ensine seus filhos sobre os perigos online, como o compartilhamento de informações pessoais, o contato com estranhos e o acesso a conteúdo inapropriados;
5- Instrua seus filhos a denunciar qualquer abuso ou comportamento inadequado que encontrem online.
Plantão para denúncias do Conselho Tutelar de Regeneração.
Porta de entrada para todos os tipos de violação, como a população deve fazer para denunciar violação de direitos contra crianças e adolescentes.
O Conselho Tutelar de Regeneração, diariamente está aberto de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 17h.
Durante a semana e mesmo nos finais de semana, há sempre dois conselheiros de plantão, e um de sobreaviso para receber as informações.
As denúncias podem ser feita durante as 24 horas do dia – diretamente na sede , por ligação telefônica, via WhatsApp, ou ainda, se o denunciante preferir, diretamente ao disk 100.
Canais de denúncia do Conselho Tutelar de Regeneração
Denúncias Pelo WhatsApp : 99971 – 1093;
Denúncias através de ligações: 99433- 1558.
Pelo disk 100.
O Conselho Tutelar de Regeneração está localizado na Avenida Alberto Leal Nunes, ao lado do Fórum de Justiça.
Com informações da assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí

