O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, anunciou, nesta quarta-feira (5), no Salão Nobre do Palácio da Cidade, o maior concurso público já realizado para a Educação de Teresina. Pela primeira vez, serão ofertadas vagas para o cargo efetivo de psicopedagogo.
O concurso público com 4.744 vagas para a educação, será ofertado para professores do primeiro ciclo, professores do segundo ciclo, pedagogo e psicopedagogo, com carga horária de 20h ou 40h semanais, a depender da função exercida.
O projeto de lei que viabiliza a realização do concurso foi protocolado na Câmara Municipal de Teresina, nessa terça-feira (4), e deve ser votado em breve pelos vereadores.
– “Estamos buscando oferecer ainda mais profissionais para a melhor educação pública do Brasil. A nossa gestão, desde o seu primeiro dia, valoriza a educação e esse concurso é uma prova disso. Em breve, novos profissionais trabalharão nas nossas escolas municipais”, destacou o prefeito Dr. Pessoa.
Com a aprovação do Projeto de Lei que cria cargos, a Secretaria Municipal de Educação de Teresina contará com um quadro de 4.744 vagas para servidores efetivos.
Dessa forma, a perspectiva é que o próximo concurso oferte entre 800 e mil vagas, para preenchimento desse novo quadro de efetivos.
– “A partir desse acréscimo, totalizarão mais de quatro mil vagas no quadro de efetivos. Obviamente que parte dessas vagas já estão ocupadas por servidores efetivos e outras estão ociosas. Essas vagas serão preenchidas no próximo concurso, mas também ainda haverá reservas de vagas para serem ocupadas no futuro, quando a rede necessitar do processo de expansão”, explicou o secretário de Educação, Nouga Cardoso.
Novos cargos
Serão ofertadas vagas para professor do primeiro ciclo, professor do segundo ciclo, pedagogo, psicopedagogo, arquiteto, engenheiro, engenheiro agrimensor, estatístico e auxiliares operacionais, com carga horária de 20h ou 40h semanais, a depender da função exercida.
– “A Prefeitura de Teresina encaminhou à Câmara uma mensagem criando cargos e vagas na estrutura desses novos cargos, como psicopedag.ogo, auxiliar operacional, estatístico educacional, engenheiro, agrimensor, uma série de profissionais que ajudarão a Semec a fazer uma boa gestão, conduzindo a educação de maneira cada vez melhor”, concluiu o secretário Nouga Cardoso.
De acordo com Nouga Cardoso, a previsão de remuneração para professor 40h é de R$ 5,6 mil, levando em conta a gratificação de estímulo à docência.