A Prefeitura de Regeneração anunciou que a cidade vai passar por uma verdadeira cruzada contra o mosquito da Dengue. O objetivo é combater todo e qualquer foco do Aedes aegypti, inseto causador da Dengue e da Chikungunya, eliminando os potenciais criadouros do mosquito. Os últimos dados epidemiológicos alertaram para o crescimento no número de casos dessas doenças na Terra de Bruenque.
O comunicado sobre o mutirão foi feito pela coordenadora epidemiológica dos serviços de saúde do município – a enfermeira Nayana Patrícia – na tarde desta segunda-feira, 30 de janeiro, pelo Instagram oficial da Prefeitura.
Em um vídeo de quase três minutos, a coordenadora epidemiológica se dirigiu aos cidadãos regenerenses para explicar toda a ação que será desenvolvida pelo poder público durante a emergência de saúde.
Cronograma do mutirão
Os mutirões de combate à Dengue e à Chikungunya vão acontecer durante todo o mês de fevereiro, tanto na cidade quanto na zona rural do município.
Durante as ações, os proprietários das residências deverão recolher todo e qualquer material que possa acumular água em seus quintais e colocá-lo na frente das casas. Em seguida, funcionários e caminhões da Prefeitura passarão recolhendo o lixo.
Regeneração vem enfrentando uma epidemia de Dengue e Chikungunya. Nos últimos dias, a cidade registrou dezenas de casos, fato que tem gerado preocupação e sobrecarga no sistema de saúde local.
Confira abaixo os dias em que o mutirão e os caminhões da Prefeitura passarão em cada bairro e comunidade:
Dias 01 e 02 de fevereiro – Bairro Bela Vista e Vila São Cristóvão
Dia 03 de fevereiro – Bairro Buritizinho
Dias 06 e 07 de fevereiro – Bairro Alto do Balanço
Dia 08 de fevereiro – Bairro Jaicó
Dias 09 e 10 de fevereiro – Centro da cidade
Dias 13 e 14 de fevereiro – Bairro São Vicente
Zona Rural
Dia 23 de fevereiro – Comunidade Jacaré
Dia 28 de fevereiro – Comunidade Morro Branco
Encerramento
A coordenadora explicou ainda que o mutirão de limpeza para prevenção e combate ao mosquito da Dengue vai até o dia 03 de março, quando ocorrerá uma grande ação de conscientização da população.
“Finalizaremos nossas ações no dia 03 de março com uma grande blitz contra o mosquito da Dengue, com colagem de panfletos, cartazes, entregas e orientações na Praça São Gonçalo, na Avenida e nos principais pontos de Regeneração. Conto com a ajuda de vocês para que possamos eliminar os focos da Dengue e mandar embora os mosquitos que estão afetando a população de Regeneração”, finalizou Nayana.
Importância da colaboração
A colaboração da população é fundamental para eliminar os focos do mosquito. O Aedes aegypti só se reproduz em água limpa e parada. Se o inseto não encontrar condições propícias para se reproduzir, a Dengue, a Chikungunya e o Zika vírus também poderão ser erradicados do meio da população



