Nessa quarta feira, 01 de fevereiro de 2023, a ONG GAFA – “Gestão Ambiental, Fazendo Acontecer”, por meio do seu presidente, Décio Silva de Sousa e demais membros presentes, fez mais uma apresentação pública, do Projeto “Sala Verde um Futuro Sustentável”, um projeto de sustentabilidade que será executado em Regeneração, durante todo esse ano e com propostas para ser continuado.
Nessa quarta-feira, no Salão Paroquial, centro da cidade, a ONG realizou uma apresentação do Projeto “Sala Verde um Futuro Sustentável”, para professores, líderes de associações e religiosos.
O projeto vem de uma chamada do Ministério do Meio Ambiente, um órgão Federal para fomentar a Educação Ambiental em todo o país. Cada município deveria apresentar um Projeto Político Pedagógico junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). O projeto da ONG de Regeneração – GAFA, foi o único em todo o Piauí que ficou classificado, ou seja, ganhou uma certificação do Ministério, na época o presidente da ONG, Décio Silva comemorou muito a conquista do certificado.

“Mais uma conquista para uma ong que trabalha com transparência e para as pessoas que mais precisam. Esse certificado nos permitirá desenvolver a educação ambiental junto aos governos e empresários promovendo a sustentabilidade. GAFA Gestão Ambiental Fazendo Acontecer”, disse Décio.
Segundo o Presidente da entidade. “esse projeto deve ser trabalhado em toda a comunidade para atender a cultura, o turismo, o extrativismo, a religião, e claro, o socioambiental, desenvolvendo atividades de sensibilização para um olhar mais sustentável”.
O evento contou também com a presença do Secretário Marton César Monteiro Lira, da Pasta de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente e alunos da Escola Agrícola.
Décio Silva lamentou as ausências de mais autoridades, segundo ele, para o evento, também foi convidada a câmara de vereadores, porém, não apareceu nenhum representante da parte do parlamento Regenerense.

– Esse projeto é muito importante para o município, as autoridades deveriam dar mais atenção, pois a ONG trabalhará para um órgão Federal e isso pode abrir muitas portas para as questões ambientais, ressaltou Décio, lamentando as faltas.
A GAFA, Gestão Ambiental Fazendo Acontecer, realiza várias atividades e tem uma forte atuação em projetos de educação ambiental na cidade de Regeneração, seu presidente é um conhecido defensor da vida e quer aplicar conhecimentos que tragam equilíbrio entre a sociedade, o meio ambiente e o desenvolvimento, principalmente para os pequenos produtores.
Nas propostas de trabalho do Projeto “Sala Verde um Futuro Sustentável”, estão previstas a coleta de sementes nativas, cartilhas, jornais e outras formas de divulgação, comitês e fóruns, no sentido de estimula o fortalecimento das políticas ambientais no município.
No final do evento, teve um sorteio de árvores nativa, conhecida como Puçá, uma árvore do Cerrado muito parecida como a Jabuticaba. Os sortudos, ou melhor, as sortudas, foram a professora e diretora Eliane Luiza Ferreira, a professora Iolanda Maria da Silva Nascimento e a Irmã Franciscana Adriana Nunes.

