– Os vagabundos rasgaram a lona da minha barraca, meu prejuízo foi de mais de 300 reais, fui hoje na prefeitura denunciar o roubo que sofri, mas não recebi atenção, ninguém da prefeitura me deu atenção, ainda estou esperando alguém vir aqui, já são mais de dez horas, nem um fiscal da prefeitura apareceu para se quer nos perguntar o que foi roubado das nossas barracas, esse relato indignado é de Juniél da Cebola, um das dezenas de trabalhadores que ganham seu sustento na feira de Regeneração, trabalhando como feirante.
O comerciante foi um dos feirantes que tiveram suas barracas roubadas por ladrões, durante a madrugada dessa quinta feira, 02 de fevereiro de 2023 , no centro da cidade de Regeneração.
Juniel ainda revelou que não pretende pagar as taxas de impostos que é cobrada todos os sábados pelo município.
– Amanhã é sábado, amanhã é dia de pagar as taxas da prefeitura, amanhã eu não vou pagar meu imposto, amanhã quando os fiscais vierem cobrar minha taxa, eu não vou pagar. só vou voltar a pagar o dinheiro da prefeitura, quando eles resolverem essa situação de insegurança de nós feirantes, não é porque nossas barracas estão do lado de fora, que a gente não merece ter a segurança dos vigias da prefeitura, afinal, nós também pagamos nossas taxas toda semana, como todo mundo que está do lado de dentro do mercado, o dinheiro de quem está do lado de dentro e do lado de fora, tem o mesmo valor, todos merecemos a mesma segurança, concluiu seu desabafo, o indignado, Juniel da Cebola.
Roubaram todo alho da feira de sábado

Bertoso Lima da Costa, mais conhecido como Bertodo, 65 anos, trabalha há quatro anos na feira de Regeneração vendendo frutas e temperos, o idoso também teve seus produtos levados pelos bandidos.
– Ainda não calculei todo meu prejuízo, tudo que os ladrões levaram, eu sei que só de alho, foi mais de 40 reais, levaram todo meu alho, mas não foi só o alho que levaram, levaram também pimentão, laranja, melão, abacate, tomate, revelou o idoso.
Bertoso Lima da Costa disse também que o problema não é novo, já faz muito tempo que os feirantes de Regeneração vêm sofrendo com a falta de segurança na praça, segundo ele, durante a noite, o lugar fica totalmente esquecido de vigilância.
– Se aqui tem vigia durante a noite, eu não sei, eu pelo menos nunca vi esse vigia, comigo foi a primeira vez, minha barraca nunca tinha sido roubada, mas o problema de roubo aqui é comum, vários outros colegas já tiveram suas barracas roubadas durante a noite. Todo sábado, os fiscais da prefeitura estão aqui cobrando, pago direitinho, todo sábado eu pago, mas amanhã, quando os fiscais da prefeitura vierem cobrar, não vou pagar. Quem é que vai pagar meu prejuízo, quem é que vai pagar todas as minhas mercadorias que roubaram? a prefeitura vai pagar? perguntou o senhor Bertoso.
O cara paga para ser roubado

Domingos da Cebola foi o terceiro feirante que teve a Barraca surrupiada, na noite dessa quinta feira, Domingos disse ao Portal Bruenque que os roubos são constantes.
– Cheguei hoje duas e meia da madrugada e me deparei com essa situação triste. Não é a primeira vez que vem acontecendo: o Zezinho Laranjeira já foi roubado, duas ou foi três vezes, o Maciel também já foi roubado, já mexeram também na barraca da mulher do Avelar, e teve mais gente que já foi roubada, ou seja, os caras já estão viciados. A prefeitura sabe dessa situação, nós já denunciamos essa situação de furtos ao pessoal da prefeitura, mas ninguém toma providência, não é porque nossas barracas ficam do lado de fora do mercado, que nós feirantes, que também pagamos impostos, não merecemos, ter a vigilância e a segurança dos vigias da prefeitura, só vamos pagar os impostos depois que a prefeitura colocar um vigia na praça, disse Domingos da Cebola.
Assim como Juniel e Seu Bertoso, Domingos da Cebola disse que também não vai pagar os impostos da prefeitura quando os fiscais vierem a sua barraca nesse próximo sábado, 04 de fevereiro.
– Amanhã é dia de pagar o imposto da prefeitura, amanhã a prefeitura vai lembrar que nós somos gente, amanhã eu estou esperando eles virem me cobrar a taxa, quando eles vierem, eu não vou pagar não, enquanto não botarem um vigia aqui, eu não pago, não vou pagar imposto para ser roubado, pela primeira vez eu não vou dar o dinheiro da prefeitura, finalizou Domingos da Cebola.
O outro lado
O que diz a Prefeitura
O Portal Bruenque procurou o Secretário de Administração do município, Amandino Júnior, o mesmo disse que até aquele momento, não sabia dos furtos, mas ia se informar dos fatos. Cerca de uma hora depois, o ex-vereador de Regeneração deu seu retorno.
Amandino esclareceu ao portal, que a Prefeitura é responsável pela segurança dos estabelecimentos comerciais que ficam do lado de dentro dos muros do mercado público, segundo ele, a segurança e a vigilância das barracas que ficam do lado de fora do mercado de Regeneração, são de responsabilidade dos próprios donos, ou seja, são os próprios proprietários que devem zelarem para não terem suas mercadorias roubadas.
O Secretário de administração ainda indicou uma outra fonte, que iria trazer mais esclarecimento sobre os fatos, mas até o fechamento da matéria, ás 18:30h, a pessoa não entrou em contato com o Bruenque.
