Em uma tarde de fortes emoções no Estádio Velozão, na cidade de Jardim do Mulato, a seleção de Palmeirais garantiu sua vaga na grande final da 14ª Copa AMPAR dos Quarentões do Médio Parnaíba. Após um empate sem gols no tempo normal contra São Pedro do Piauí, a decisão foi para os pênaltis — e foi lá que brilhou, mais uma vez, o goleiro Mateus. Com duas defesas decisivas, ele garantiu a vitória por 3 a 0 e, pela terceira vez consecutiva nesta edição, classificou Palmeirais na marca da cal, consolidando-se como o grande herói da campanha.
Jogo truncado e de poucas emoções
Acostumadas a atuar em campos maiores, as duas seleções enfrentaram dificuldades no Estádio Velozão, de dimensões reduzidas. Desde os primeiros minutos, ficou claro que o espaço limitado atrapalharia o estilo de jogo das equipes. A bola mal chegava aos atacantes, e o meio-campo virou território de guerra, com desarmes, choques e divididas duras.
O quarteto ofensivo de Palmeirais — Rudi e Pau Véio — e de São Pedro — Roberto e Airton — pouco conseguiu produzir. Cercados por defensores a todo momento, não levaram perigo às metas de Mateus e César, que mesmo pouco exigidos, mostraram segurança.
As poucas vezes em que São Pedro conseguiu penetrar na área de Palmeirais foram em cruzamentos pela direita, com o lateral Zico buscando Roberto na área, mas Mateus interceptava com firmeza. Pau Véio ainda arriscou dois chutes sem perigo, enquanto Rudi mal tocou na bola, Roberto e Airton — centroavantes de São Pedro pouco apareceram]
Segundo tempo: Chances perdidas
Na segunda etapa, o jogo seguiu pegado, mas com mais movimentação ofensiva. Aos 19 minutos, São Pedro teve a melhor chance do jogo: após falha de Mateus em bola alçada na área, João Luiz ficou com o gol aberto, mas chutou em cima do zagueiro Negão. No lance, jogadores de Palmeirais ainda reclamaram de toque de mão, não marcado pelo árbitro.

Aos 30 minutos, foi a vez de Palmeirais assustar. Após erro de cobertura do lateral Geva, Sandro invadiu a área e chutou forte, obrigando César a fazer uma defesa espetacular, salvando São Pedro com um tapa por cima do travessão.
Já nos minutos finais, Genival cruzou para Rudi, que subiu sozinho na pequena área, mas cabeceou por cima, desperdiçando a última chance do tempo regulamentar.
Mateu: O goleiro Herói imbatível da marca do pênalti
Com o empate em 0 a 0, a decisão foi para os pênaltis. E mais uma vez, brilhou a estrela do goleiro Mateus. Ele defendeu duas cobranças — de Anei e João Luiz — e viu Nerim acertar o travessão. Do lado de Palmeirais, Manim, Rudi e Zurita converteram suas cobranças com categoria, fechando o placar em 3 a 0 e garantindo a vaga na final.
A trajetória do herói: como Mateus carregou o Palmeirais até a final da Copa AMPAR

Esta não foi a primeira, nem a segunda, mas a TERCEIRA vez consecutiva que Mateus classificou o Palmeirais nos pênaltis nesta Copa AMPAR, ele já havia sido decisivo nas outras duas fases anteriores.
Oitavas de Final: Palmeirais 1×1 Angical | Pênaltis: 5×4 (Mateus defendeu o pênalti decisivo)
Quartas de Final: Palmeirais 1×1 Olho D’Água | Pênaltis: 4×1 (Mateus defendeu duas cobranças)
Semifinal: Palmeirais 0x0 São Pedro | Pênaltis: 3×0 (Mateus defendeu duas cobranças)
Após o jogo, o herói falou à Rádio Tribuna de Regeneração:
“Graças a Deus fui muito feliz. Defendi dois pênaltis e coloquei Palmeirais na final. Tem sido um caminho sofrido para palmeirais, foram três jogos seguidos decididos em pênaltis, mas graças a deus defendi as cobranças e hoje de novo pude ajudar palmeirais a chegar na grande final. Agora estamos focados. Vamos treinar forte para trazer esse título para nossa cidade”, disse o goleiro Mateus à Rádio Tribuna de Regeneração.
O meia Elizandro também exaltou o grupo e o goleiro:
“Quero parabenizar todo o grupo, todo mundo se entregou para estarmos nessa final, mas especialmente o Mateus. Ele vem nos salvando. Já nos classificou três vezes nos pênaltis. Ele está sendo o grande herói de Palmeirais nessa Copa AMPAR. É um goleiro de muita qualidade, tem a confiança do grupo, é o nosso herói e está de parabéns.” — disse o meia Elizandro.

Palmeirais agora se prepara para enfrentar Prata que venceu Agricolândia por 1 a 0. A decisão será no dia 22 de novembro, no Estádio Edmudão, em Hugo Napoleão.
Ficha Técnica
Jogo: Palmeirais x São Pedro do Piauí
Data: 09 de novembro de 2025
Horário: 16h
Local: Estádio Velozão – Jardim do Mulato (PI)
Semifinal da 14ª Copa AMPAR dos Quarentões do Médio Parnaíba
Resultado no tempo normal: 0 x 0
Resultado nos pênaltis: Palmeirais 3 x 0 São Pedro
Destaque da partida: Goleiro Mateus (Palmeirais) – 2 defesas decisivas nos pênaltis
Palmeirais
Goleiro: Mateus
Zaga: Chanel e Negão
Laterais: Homero (esquerda) e Sandro (direita)
Meio-campo: Josa, Manim, Elizandro e Sido
Ataque: Rudi e Pau Véio
Técnico: Antônio Lopes
Pênaltis convertidos:
Manim (Gol)
Rudi (Gol)
Zurita (Gol)
Não foi necessário o 4º e 5º cobrador
São Pedro do Piauí

Zaga: Babino e Neguim
Laterais: Zico e Geva
Meio-campo: Anei, Wilson, Miúdo e Zome
Ataque: Roberto e Airton
Técnico: Keison
Pênaltis desperdiçados:
Nerim (❌ – acertou o travessão)
Anei (❌ – defesa de Mateus)
João Luiz (❌ – defesa de Mateus)





