A 5ª Liga das Estrelas de Futsal de Regeneração acabou com o 13 de Maio sendo o grande campeão, ela também causou rupturas profundas nas estruturas do futsal de Regeneração, os grandes, os gigantes do futsal da cidade ficaram pequenos e os pequenos se tornaram gigantes.
Terminou uma hegemonia que já durava mais de uma década do BFC e mais recentemente do Mil Grau no futsal de Regeneração, em uma década, não houve uma só final no futebol de salão de Regeneração em que pelo menos uma das duas equipes não estivessem no jogo derradeiro, mas parece que a história mudou, pela primeira vez nenhum dos dois chegaram à decisão, a final foi entre 13 Maio e Pollus, e
Na noite de quinta-feira, 06 de julho, no Ginásio Gonçalo Teixeira Nunes, o 13 de Maio fez história e ganhou a 5ª Liga das Estrelas de Futsal de Regeneração.
O título só veio depois de uma goleada muito fácil do 13 de Maio no primeiro tempo, e um jogo complicado no segundo, em que a vaca quase vai para o Brejo, o Pollus quase virou um jogo que perdia por 6 X 0, diminuiu para 6 X 5, porém, no fim, o 13 terminou vencendo por 9 X 7 e levou o troféu de Campeão da 5ª Liga de Futsal
Fizeram os gols do 13 de Maio.
Dudu – fez 04 gols.
Guilherme – 0 4 gols.
Denis – 01 gol.
O homem da mão pesada: A Liga das Estrelas se tornou uma grande referência.
Um ginásio Gonçalo Teixeira Nunes completamente lotado viu o 13 de Maio ser campeão do torneio de futebol de salão, que foi um sonho do grande desportista regenerense, professor Elton, também chamado de “o homem da mão pesada”.

Finalizada mais uma edição, o idealizador deu o tom do que o campeonato se transformou em sete anos.
– A Liga das Estrelas de Futsal de Regeneração virou hoje uma marca de respeito, uma grande referência dentro e fora de Regeneração, quando o assunto é futsal, os grandes jogadores de futsal do Estado do Piauí , hoje sabem que existe uma grande Liga de futsal na cidade de Regeneração , os feras que jogam a Liga de futsal do Metropolitano, hoje querem vir para Regeneração jogarem esse campeonato de futsal , isso para mim é a realização de um sonho, ver que meu campeonato, foi além das fronteiras de Regeneração, só tenho gratidão a todos que ajudaram e contribuíram, não é só eu , é muita gente que faz a Liga das Estrelas.
13 começou o jogo como um furacão sem controle.

O 13 de Maio veio mesmo disposto a sair com o título de campeão da Liga das Estrelas, começou jogo atropelando o Pollus. Com 4 minuto de jogo já vencia por 4 X 0, ou seja, era um gol a cada minuto, e o time do Bairro Buritizinho e Bela vista fechou o primeiro tempo com uma espetacular goleada (6 X 0).
Gonçalo – Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
O Torcedor que estava na arquibancada, ficou com a impressão que já tinha visto esse filme, e tinha visto mesmo, foi nas semifinais do jogo entre Pollus e BFC. Gonçalo relembrou o roteiro para quem não viu aquela semifinal.

– Para jogar contra o Pollus, nós usamos a mesma estratégia que o treinador do Pollus usou para ganhar do BFC – ir para cima, apertar a marcação, não dar espaço, não deixar o Pollus jogar, nós fizemos a mesma coisa, usamos a mesma arma que eles usaram contra o BFC, nós sufocamos eles, não demos espaço para eles respirarem e fizemos 6 X O. Creio eu, que se não fosse o gol irregular que foi marcado contra o Treze de Maio no início do segundo tempo, se não fosse esse erro da arbitragem, o 13 de Maio teria aplicado a mesma goleada que o Pollus aplicou no BFC.
Fala, Raimundinho: Nunca duvidei que o 13 de Maio ia ser campeão.

Ser campeão de um campeonato tão grande e importante como a Liga das Estrelas, não é nenhuma surpresa para o 13 de Maio. O Pollus, o adversário da final era muito difícil, mas o 13 de Maio já tinha uma estratégia preparada para enfrentar o time que massacrou o BFC nas semifinais, o treinador do 13 contou a estratégia ao Portal Bruenque.
– É uma alegria muito grande ser campeão da Liga das Estrelas, um campeonato tão grande, foi um título muito merecido, sempre acreditei, nunca duvidei que o 13 de Maio ia ser campeão da Liga da Estrelas. Nós estudamos o Pollus, estudamos a melhor forma, a melhor maneira de jogar a final com eles. Antes do jogo e durante o jogo, nós conversamos muito, nós sabíamos que o time do Pollus é um time muito forte, tem muito entrosamento, é um time que toca muito a bola, um time que não se pode deixar jogar. Então, foi o que nós orientamos aos nossos jogadores – sufocar o Pollus na saída de bola, pressionar a marcação, não deixar eles tocarem a bola e funcionou, massacramos eles no primeiro tempo, fizemos 6 X O, todo nosso grupo está de parabéns. O 13 de Maio está conseguindo seus objetivos de ganhar títulos e fazendo história em Regeneração, tem que respeitar o 13 Maio, falou o treinador.
Fala, Jhon : O 13 Maio está crescendo e ganhando títulos em Regeneração.

A força e a soberania do BFC foi tanta, que o time ficou conhecido em Regeneração como “o campeão de tudo”, o Mil Grau recebeu um título e um status de grandeza, “o Gigante Mil Grau”, mas tudo mudou, nada é eterno, exceto a própria mudança. Outro grande time está se firmando no futebol e no futsal de Regeneração, o 13 de Maio é um time que está em grande ascensão, o presidente Jhon da Dublô falou sobre isso.
– Primeiro de tudo, temos que agradecer a Deus, sem Deus não somos nada, nem uma vitória é possível; segundo, quero agradecer a todos os jogadores, todos os nossos torcedores, a todos os nossos patrocinadores, a todos que ajudaram o 13 de Maio nessa conquista. Há muito tempo que Treze de Maio buscava esse título no futsal, no ano passado, nós caímos na semifinal para o Mil Grau, mais esse ano, Deus nos abençoou com esse título. O Treze de Maio é um time em ascensão, hoje o Treze de Maio já pode ser considerado um time grande na cidade, o time do Treze de Maio cresceu muito em Regeneração, é só olhar nossos títulos, nosso time está sempre chegando, estamos derrotando os que se dizem grandes e ganhando títulos na cidade, ganhamos o campeonato do CSU, hoje estamos ganhando Liga das Estrelas, um campeonato muito grande, de grande expressão na região, falou Jhon.
Jhon tem toda razão, há muito tempo o 13 de Maio ganhou seu passaporte para entrar no meio dos grandes de Regeneração, cego é quem não quer ver isso. Quanto ao universo do futsal, ninguém pode mais dizer, que BFC e Mil Grau São os dois melhores times do futsal da cidade de Regeneração, esse status a partir de agora, tem um novo dono – o 13 Maio Futsal Clube do Bairro Buritizinho e Bela Vista.
O BFC ainda é o atual campeão de Regeneração, mas nem de longe dar para comparar o nível da Liga das Estrelas e do campeonato Regenerense.

Não queremos apagar da história a academia da Vila, nem os amigos de Yuri, muito menos o sofá de Renatinho, que já conseguiu a façanha de chegar a uma final com o BFC, mas foram passagens muito meteóricas pelo futsal de Regeneração.
Fala, Virginaldo: O Pollus não jogou para ser campeão.

Como jogador, Virginaldo tem muitos títulos no currículo, se tivesse sido campeão da Liga das Estrelas, teria alcançado um feito que poucos treinadores no esporte de Regeneração alcançaram: ganhar dois títulos em apenas 5 dias. No último sábado, 01 de junho, o técnico havia sido pentacampeão da Copa do Morro com o Borussia. Em entrevista ao Portal Bruenque logo após a derrota – 9 X 7 para o 13 de Maio, Viginaldo não fez rodeios, disse na lata, qual foi o maior erro do seu time, que levou a perda do título.
– Hoje o 13 de Maio fez com o Pollus, a mesma coisa que nós fizemos com o BFC, eles foram muito felizes no primeiro tempo, o jogo foi decidido no primeiro tempo, nós saímos perdendo de seis a zero o primeiro tempo, no segundo tempo ainda conseguimos fazer cinco gols e diminuímos a diferença para um gol, mas infelizmente não conseguimos empatar o jogo e o resultado foi nove a sete. Temos que reconhecer os méritos do Treze de Maio, eles mereceram ser campeão. O Pollus não jogou para ser campeão, o futebol que o Pollus jogou no primeiro tempo, não foi futebol para ser campeão, já o do segundo tempo sim, no primeiro tempo nós perdemos por seis a zero, já no segundo tempo, nós ganhamos por seis a três, então foi mérito do Treze de Maio ter goleado a gente no primeiro tempo, foi a goleada do primeiro tempo que fez toda diferença, assim analisou a derrota o técnico do Pollus.
Confira como foi toda campanha do campeão da 5ª Liga.
13 de Maio 3 X 2 Central.
13 de Maio 2 X 7 Mil Grau.
13 de Maio 3 X 0 Seleção Olho D’água.
Quartas de finais.
13 Maio 9 X 4 Torres.
Semifinais.
13 de Maio 6 X 3 Santa Cruz.
Grande final.
13 de Maio 9 X 7 Pollus.
Fala, goleiro Vitor: Está todo mundo fechado para o ano que vem.

Dizem que todo grande time começa com um grande goleiro e o 13 de Maio tinha uma muralha chamada Vitor. No primeiro tempo, o goleiro do 13 de Maio quase não pegou na bola, mas no segundo tempo, quando as coisas se complicaram, o Pollus veio para cima em busca do empate, Vitor foi um paredão embaixo do gol, cresceu e evitou que que o adversário deixasse tudo igual, e até mesmo virasse o jogo, as defesas milagrosas de Vitor salvou o 13 Maio de um desastre no segundo tempo, no fim do jogo, ele falou ao Portal Bruenque.
– Já ganhei vários títulos no futsal do Piauí e fora do Estado do Piauí, já tinha ouvido falar muito da Liga das Estrelas de Futsal de Regeneração, do alto nível do campeonato, queria muito jogar essa Liga de futsal. Era um título que faltava no meu currículo, é a primeira vez que eu venho jogar em Regeneração e fico muito feliz de já sair campeão. Contra tudo e contra todos, o título foi concretizado. Para o ano que vem, a expectativa é que ninguém saia – Eu, Dudu, Dênis, o Raferson, está todo mundo fechado com o 13 de Maio, em time que está ganhando não se meche, quando as coisas dão certo é melhor continuar, disse o goleiro do 13 de Maio.
Dênis ainda se lembrava da semifinal perdida para o Mil Grau.

Autor de 7 gols na Liga das Estrelas, Denis foi um jogador muito importante na trajetória do 13 de Maio rumo ao seu primeiro título no futsal de Regeneração. Em 2022, o 13 de Maio foi desclassificado nas semifinais, uma derrota dura, que Dênis ainda não havia superado totalmente, tinha sido um dos jogadores que mais sentiu aquela perda.
– Perder as semifinais do ano passado nos pênaltis contra o Mil Grau era algo que eu nunca tinha esquecido, aquele foi um jogo que mexeu muito comigo, nosso time era muito bom, o Treze de Maio tinha time para ser campeão já no ano passado, mas perdemos nos pênaltis. Era para gente tá buscando o bicampeonato, mas esse ano não teve para ninguém, depois da perda do ano passado, esse ano, nós viemos determinado a dar a vida por esse título, determinados a ganhar esse título para o 13 Maio. Nós sabíamos que não éramos os favoritos, mas nossa vontade, nossa determinação, nossa entrega em quadra eram muito grandes e graças a Deus tudo deu certo, esse ano nós fomos campeões, o Treze estava merecendo esse título tão importante desde o ano passado, falou Dênis.
Liga das Estrelas pagou dez mil reais em premiações.

– Estou muito feliz, é mais um projeto, é mais uma liga realizada, esse ano tivemos equipes de Regeneração e de outras cidades e no próximo ano a Liga será muito maior, o público já comprou a Liga das Estrelas de Futsal de Regeneração, o torcedor veio em massa, sou muito grato também a todos os patrocinadores e todos que contribuíram com a Liga das Estrela, no esporte ganha o melhor, vence o melhor, e o melhor foi o 13 de Maio ,que saiu como campeão da quinta Liga das Estrelas. Eu prometi uma premiação de dez mil reais, e dei, eu não saio da quinta Liga devendo a ninguém, cumpri com tudo, na parte de dinheiro e troféus, eu sei como é motivador para as equipes terem uma alta premiação, disse o homem da mão pesada, como também é conhecido o Professor Elton.
Cinco anos de Liga das Estrelas.

Marinete Moura da Silva é a Mulher que ao longo dos cinco anos, caminhou lado a lado com Elton, na dura missão de organizar aquela já considerada uma das maiores Liga de futsal da região, falamos com ela na sexta-feira, 07 de julho, disse que não é moleza fazer um campeonato desse nível.
– O nome da Liga das Estrela está se espalhando, várias outras cidades já estão nos procurando, manifestando a vontade de participar da sexta edição da Liga das Estrelas, isso nos deixa muito contente, mas não é fácil fazer a Liga das Estrelas, chegar mais de meia noite em casa, nos dias de jogos. Não pense que é fácil, dar muito trabalho, é muito, muito cansativo fazer um campeonato como esse. Agora por exemplo, já são sete horas da manhã, e eu ainda não dormir, já faz quase dois dias que eu não durmo direito, só cuidando dos preparativos dessa grande final, estou morta de cansada, quase dormindo em pé, disse Marinete Moura por telefone ao Portal Bruenque.
Marinete é o braço direito de Elton Ferreira, na organização da Liga.
– Esse ano nós pagamos dez mil em premiação, e como eu disse no começo, a gente gostaria de pagar muito mais, porque os times merecem, e estamos trabalhando para aumentar o valor da premiação para a sexta Liga, mas para isso precisamos de mais ajuda, de mais patrocínios. Fazer esporte amador não dar dinheiro, mas é muito gratificante presenciar toda festa, toda alegria dos jogadores, a alegria das torcidas ver toda essa animação que aconteceu durante dois meses naquele ginásio, não tem preço.
Gratidão a imprensa.
– Queria agradecer do fundo do coração ao Portal Bruenque e a Rádio Tribuna de Regeneração, pela grande e belíssima cobertura que os dois veículos fizeram da Liga, queria também agradecer ao canal no Instagram – FS Fotografia Esportiva e seu editor, que registrou e eternizou os grandes momentos da Liga das estrelas em lindas fotografias, a cobertura da imprensa é muito importante para Liga, e nós damos toda liberdade para imprensa trabalhar, liberdade que já faltou em outros campeonatos de futebol que teve em Regeneração, em que jornalistas foram retirados de dentro de campo. Por fim, quero parabenizar o Treze de Maio pela conquista da quinta liga, eles mereceram, parabéns Treze de Maio. Agora vou dormir um pouco, tou morta de cansada, acho que vou dormir por umas duas semanas para compensar todas as noites que fui dormir tarde nessa Liga, acho que vou dormir por duas semanas – risos (kkkkk), e finalizou a ligação, a esposa do professor Elton.

O radialista Pereirinha costuma comumente comparar o clube do 13 de Maio e suas façanhas, ao personagem Bíblico, Davi.
As batalhas do 13 Maio em campo ou na quadra são comparadas a épica batalha Davi contra o Gigante Golias, o 13 sempre entra desacreditado nos campeonatos que disputa, mas no fim, termina botando na lona os grandões.
O 13 de Maio é um time que costuma desafiar o impossível: foi assim no campeonato do CSU em 2020, quando o 13 entrou totalmente desacreditado, mas derrubou os favoritos Real Madrid, Borussia Dortmund e Avaí e foi campeão, conquistaram o primeiro grande título no futebol de Regeneração, foi assim quando eles venceram o BFC por oito gols de diferença e avançaram para o mata – mata da quarta Liga.
Antes da partida, todos diziam que era mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha, nunca o BFC perderia de oito, só que perdeu. Foi assim quando nas quartas de final do último campeonato regenerense, o 13 de Maio voltou a derrubar o todo poderoso Real Madrid e avançou para as semifinais da competição.

O pequeno Davi do Sport regenerense voltou a surpreender e dar mais uma demonstração de força, dessa vez ganhou a maior liga de futsal do Médio Parnaíba.
Os grandes favoritos desabaram na 5ª Liga.

Não resta a menor dúvida, aconteceram mesmo muitas coisas estranhas na quinta Liga das Estrelas de Futsal de Regeneração: ver o atual Campeão Mil Grau cair logo nas quartas de finais, assistir o Internacional de São Gonçalo não passar da primeira fase; ver o BFC ser humilhado para o Pollus 9 X 2, em um jogo de semifinal. Ainda teve o grave acidente envolvendo o jogador João Neto, que acabou trazendo muitas dores de cabeça e decisões polêmicas na reta final. Tudo isso, foi para além da imaginação daquilo que o torcedor esperava que fosse acontecer.
A lógica dos favoritos não prevaleceu, deve ter ido parar lá em Plutão, ou quem sabe até mesmo, nas primeiras galáxias do universo, que agora estão sendo descobertas e mostradas pelo fenomenal telescópio, James Webb.

Ainda não dar para cravar se é o início de uma nova ordem no futsal de Regeneração, mas que as mudanças foram muito grandes e significativas, Há sim, isso foram.
Vendo tudo que aconteceu na quinta Liga. Um ex-craque do futsal de Regeneração, disse as seguintes palavras.
“Já se foi o tempo que antes mesmo do campeonato começar, todo mundo já sabia que o campeão seria o BFC ou Mil Grau. Hoje o futsal está muito nivelado, não existe mais time bobo, o nível dos times considerados pequenos aumentou muito, basta você olhar. Só que parece que BFC e Mil Grau ainda não enxergaram isso.
É. Alguém tinha mesmo que dizer que BFC e o Gigante Mil Grau não são mais os maiorais, os manda chuvas do pedaço. Respeite o 13 de Maio.
Melhores da 5ª Liga das Estrelas.
Nas premiações individuais, eis os melhores da 5ª Liga das Estrelas, os caras que comeram a bola de Futsal.
1 – Dudu – Melhor jogador da Liga das Estrelas.
2 – Dudu – Ganhou o prêmio melhor jogador da final.
3 – João Felipe – Levou o troféu de melhor goleiro.
4 – Rabisco – Levou o troféu de goleador da Liga – foram 15 gols.
Imagens da final da 5ª Liga das Estrelas de Futsal de Regeneração.
