A cidade de Santo Antônio dos Milagres anda fazendo barba, cabelo e bigode em terras amarantinas. Ganhou as duas últimas edições de um dos mais antigos torneios de futebol amador do Médio Parnaíba Piauiense: o Tradicional Campeonato da Barra da Muquila, Zona Rural de Amarante, que este ano completou 32 anos de história.
Na tarde deste domingo, 18 de agosto, o Balseiro de Santo Antônio foi o grande campeão da 32ª edição da Barra da Muquila. Foi o segundo ano seguido que o município, com pouco mais de 2 mil habitantes, é campeão do torneio. O último troféu de campeão havia sido conquistado pelo Juventude, da mesma cidade.
Mas o título só veio depois de um jogo duríssimo, que resultou em um empate de zero a zero no tempo normal contra o time do Borussia de Regeneração. A disputa foi para as cobranças de pênaltis e o Balseiro sagrou-se campeão vencendo por 4 x 3.
Fala, Secretário Raimundo: “Somos os donos da Barra da Muquila.”

No fim do jogo, com mais um troféu garantido para a cidade, o Secretário de Esportes de Santo Antônio dos Milagres falou da soberania que o futebol de lá anda tendo em Amarante.
– “É com muito orgulho que vamos levar mais um título de campeão da Barra da Muquila para a cidade de Santo Antônio dos Milagres. Em 2022, o campeão da Barra foi o Juventude de Santo Antônio. Quem ganhou a abertura este ano foi o Juventude de Santo Antônio dos Milagres, e quem foi campeão, quem ganhou a final hoje, foi o Balseiro de Santo Antônio dos Milagres. Então, Santo Antônio dos Milagres hoje tá dominando a Barra da Muquila no futebol,” ressaltou o Secretário de Esportes.
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi tenso, nervoso e marcado por muitas faltas, foram mais de 20. Porém, foi um jogo aberto com as duas equipes buscando o gol. O Borussia começou melhor, chegando mais, mas à medida que o tempo passava, o Balseiro dominou o setor de meio-campo e se impôs no jogo. Os dois times tiveram duas grandes chances claras de abrir o placar, com Mauricio, Nim e Liedson, mas ambos desperdiçaram.
Segundo tempo
Na volta para o segundo tempo, o Balseiro dominou completamente o miolo do meio-campo. O Borussia teve muita dificuldade para sair jogando, e sofreu uma forte pressão do time de Santo Antônio nos primeiros 15 minutos de jogo. Muito superior, o Balseiro teve chances para sair vitorioso no início da segunda etapa. Na melhor das chances criadas, Liedson perdeu um gol incrível. Logo aos 4 minutos, num contra-ataque rápido, o camisa 18 Mike fez um cruzamento dentro da área, o goleiro Zé Ricardo rebateu a bola quase em cima da linha do gol, nos pés de Liedson. Porém, o camisa 22 desperdiçou a grande chance do jogo: sozinho, de frente para o gol, tinha toda a trave aberta, mas chutou para fora. A partir dos 20 minutos, o jogo ficou mais equilibrado e os últimos minutos foram de muita cautela. As duas equipes passaram a se resguardar, sem dar chances para erros. Àquela altura, quem fizesse um gol seria campeão. Entretanto, o jogo ficou mesmo no zero a zero. A decisão do título do Campeonato da Barra da Muquila ia agora para os pênaltis.
Balseiro campeão nos pênaltis do Campeonato da Barra da Muquila
A decisão da 32ª edição da Barra da Muquila foi para a marca da cal. No fim, depois de 10 cobranças de pênaltis, o time da cidade de Santo Antônio dos Milagres venceu por 4 x 3.
Veja como foi a sequência de batedores do time campeão:
Felipe – Gol;
Bróder – Gol;
Pedro Vitor – Gol;
Arnaldo – Gol;
Liedson – Perdeu.
Goleiro Luiz: Herói do jogo, pegou duas penalidades

Nas cobranças de pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Luiz. Ele defendeu os tiros livres dos jogadores do Borussia, Careca e Riquelme, sendo fundamental na conquista do título.
– “Primeiro, quero agradecer primeiramente a Deus pelo título e a toda minha equipe. Desde o começo do campeonato, a gente sabia que ia ser difícil. O Balseiro veio com os pés no chão. A gente sabia da qualidade do time do Borussia, só tem jogador fera lá. Nós viemos com a estratégia de fechar o meio-campo. A gente sabia que a qualidade do time deles estava no meio. A gente veio para fechar o meio-campo e sair no contra-ataque. Tivemos chances de ganhar o jogo, mas o gol não aconteceu no tempo normal. Mas, graças a Deus, nos pênaltis a gente conseguiu sair vitorioso e eu fui feliz em defender duas cobranças,” falou Luiz, herói do título.
Manoel de Sousa Neto e Zé Vilarinho: Homenageados na Barra da Muquila

Na 32ª edição do mais tradicional campeonato de futebol do Médio Parnaíba, dois desportistas de muita contribuição ao esporte amarantino foram escolhidos para serem homenageados. Veja o que os dois falaram:
Zé Vilarinho, emocionado ao ser homenageado, expressou sua gratidão pela continuidade do legado do campeonato:
– “Para mim é uma honra ser homenageado aqui no campeonato da Barra da Muquila. Eu próprio joguei vários campeonatos no time da Barra da Muquila, e eu quero parabenizar o Dodô por ter continuado com o legado do finado Titela. O Dodô mantém os critérios, muito organizado, tudo certinho. A gente só tem que parabenizar o Dodô por manter esse bonito campeonato que já dura mais de 30 anos.”
Manoel de Sousa Neto, empresário e patrocinador de longa data do campeonato, expressou sua alegria e lembrou de seu apoio contínuo ao evento:
– “Só gratidão. É uma alegria muito grande ter sido um dos homenageados do campeonato da Barra da Muquila. Faz 25 anos que eu patrocino esse campeonato. Desde quando cheguei em Amarante, eu sou parceiro do campeonato da Barra da Muquila, e hoje chegou a minha vez de ser homenageado. Estou muito feliz. Então, eu quero dividir essa honra com todos vocês, e podem contar comigo em todos os próximos campeonatos que virão.”
Diego Teixeira : prefeito de Amarante

Quem também fez questão de estar presente na grande final da Barra foi o prefeito de Amarante, Diego Teixeira. Aliás, o gestor tem fortes e profundas raízes na comunidade. Durante a cerimônia de entrega da premiação, Diego parabenizou a escolha dos dois homenageados e disse que viveu toda a história do Campeonato da Barra da Muquila.
-“Foi uma justa homenagem este ano a esses dois gigantes. Zé Vilarinho e Sousa Neto são dois desportistas que amam, apoiam e torcem muito para o nosso futebol. Eu sou até suspeito para falar do Campeonato da Barra da Muquila, porque eu venho a esse campeonato desde muito novo, ainda como torcedor, ali do lado do campo, andando aqui nos campeonatos, nos tempos que a organização era do meu amigo, o saudoso Titela. Hoje, como prefeito, continuo ajudando, patrocinando, incentivando o futebol. Então, Dodô, eu sou seu vizinho, eu sou da Barra da Muquila, e vou continuar apoiando o esporte sempre,” falou Diego Teixeira.
Dodô assumiu o legado do irmão Titela

O Campeonato de Futebol da Barra da Muquila tem uma longa história de disputas, já foram 32 edições. No ano de 2011, esteve prestes a acabar. O motivo foi o falecimento do idealizador e organizador, o desportista Titela, em um trágico acidente naquele ano. Para que o legado de Titela não terminasse, o irmão, Hermílio Carlos, mais conhecido como Dodô, resolveu continuar fazendo a competição. Em 2024, a competição contou com a participação de 20 equipes de várias cidades da região.
– “Graças a Deus finalizamos com muito sucesso mais um campeonato da Barra da Muquila. Quando meu irmão, o saudoso Titela, faleceu, houve uma preocupação muito grande dos times que o Campeonato da Barra fosse acabar. Muitos donos de times pediram para eu não deixar esse bonito e tradicional campeonato acabar, e eu resolvi continuar. Já faz 12 anos que eu assumi o legado do meu irmão Titela. Faz 12 anos que eu organizo o Campeonato da Barra da Muquila. Então, hoje, mais uma vez, eu quero agradecer a todas as equipes que participaram este ano, quero agradecer aos nossos patrocinadores, agradecer de coração a todos os torcedores que vieram assistir aos jogos. Meu muito obrigado,” falou Dodô, o organizador do Campeonato da Barra da Muquila.
Imagens da final da Barra da Muquila.