O vereador Ciríaco José de Araújo (PT) foi reconduzido à presidência da Câmara de Vereadores de Regeneração pela terceira vez seguida. A eleição, realizada com chapa única, não foi unânime, com Ciríaco recebendo 09 votos e dois vereadores votando em branco.
A disputa desta quarta-feira no parlamento foi marcada por um recuo um tanto embaraçoso. O vereador Samuel da Real (PSD) fez campanha e chegou a ser considerado um nome muito forte para enfrentar o atual presidente da Câmara, Ciríaco Araújo, na sucessão pelo comando da Casa de Leis. No entanto, ao contrário do que era esperado, o ex-líder do prefeito desistiu na última hora, a razão disso ainda não está muito clara.
Ciríaco Araújo vai comandar uma Câmara de Vereadores mais de 54% renovada, Seis vão assumir o mandato ( Felipe Helal, Francisca do Pedro Gato, Odeilton Costa Adalbertino Cunha e Jaqueline do Sindicato, Jailton do Cruz, ) quatro deles foram eleitos pela primeira vez.
A nova composição da mesa diretora da Câmara Municipal de Regeneração ficou assim definida:
Presidente: Ciríaco Araújo.
1º Vice-Presidente: (Isinha Absolon)
2º Vice-Presidente: (Francisca do Pedro Gato)
1ª Secretário: (Odeilton Costa)
2º Secretário: (Adalbertino Cunha)
A oposição não quis ou não conseguiu emplacar nem um nome. A divisão de cargos na Mesa ficou todos com governo. Na última eleição, Gabriela Nunes foi (1ª Secretária).
Já empossado como presidente, Durante seu discurso de posse, Ciríaco José de Araújo começou expressando sua gratidão.
– “Eu queria nesse momento agradecer a Deus, agradecer a minha família aqui representada pela Professora Leila, quero agradecer aos meus colegas vereadores, quero agradecer amplamente aos meus 506 eleitores que deram oportunidade a mim e ao povo de Regeneração de ser representado aqui nessa ilustre casa.” falou o presidente.
Funcionário público da Câmara de Regeneração desde 2004, quando a casa era presidida pelo vereador Eduardo Alves Carvalho, Ciríaco Araújo relembrou sua trajetória de duas décadas no parlamento, dizendo que nunca poderia imaginar que um dia estaria empossando como prefeito o então presidente da época em que entrou na casa.
– “Há 20 anos atrás eu entrei nessa casa para tomar posse como funcionário público dessa casa, casa essa que na época era presidida pelo vereador Eduardo Alves Carvalho, o Seu Dua. Eu nunca imaginei, e nem os melhores roteiristas escreveriam, dizendo que 20 anos depois, eu estaria aqui empossando o então vereador da época, hoje, prefeito de Regeneração Seu Dua, e eu sendo empossado como presidente da casa que eu trabalho. Nunca teria imaginado, e se alguém me dissesse isso, eu diria que estava ficando louco.”
Dirigindo-se aos jovens vereadores eleitos, Ciríaco enfatizou a importância de fazer política com integridade e lealdade:
– “Eu queria especificamente me dirigir aos jovens que ganharam mandato nesta eleição, o vereador Samuel da Real, vereador Felipe Helal, vereadora Francisca e vereador Odeilton, os mais jovens eleitos para essa casa. A política espera muito de vocês, muito. Acreditem na política e façam política com P maiúsculo. Na política, quem trata política com lealdade, que faz política sem pisar em ninguém, sem perseguir ninguém, chega que nem Seu Dua chegou.”
![](https://bruenque.com.br/wp-content/uploads/2025/01/polotno-2025-01-02T072603.107.webp)
Ciríaco finalizou seu discurso com uma mensagem de otimismo e compromisso com a cidade de Regeneração. Ele enfatizou que não guardará mágoa dos dois que votaram em branco e que será presidente de todos os 11 vereadores e do povo de Regeneração.
– “Eu tenho gratidão pelo passado e vejo o futuro com otimismo. Estamos aqui para representar o povo. Quanto à eleição, eu tive nove votos dos 11 vereadores, mas serei presidente de todos os 11 vereadores e do povo de Regeneração. Essa casa vai respeitar todos os vereadores igualitariamente de maneira republicana, como tem que ser feito, respeitando o regimento, a lei orgânica, a constituição federal e a constituição do estado. Vamos fazer um trabalho envolvendo todas as secretarias, dando nossa parcela de contribuição para que a cidade cresça a cada dia pelo povo de Regeneração e com a nossa contribuição. Conduzi essa casa por quatro anos. Os erros aqui cometidos são meus, meus acertos, eu divido com todos.”
Orçamento da Câmara de Vereadores de Regeneração
Além de presidir e dirigir as sessões da Câmara Municipal, garantindo a ordem e o cumprimento do regimento interno, o presidente controla o orçamento destinado ao Legislativo, conhecido como duodécimo. Este valor cobre as despesas operacionais, como salários, manutenção e outras necessidades.
Os repasses devem ser efetuados até o dia 20 de cada mês, assegurando que a Câmara Municipal possua os recursos necessários para funcionar adequadamente.
A quantia exata do duodécimo é determinada com base na Lei Orçamentária Anual (LOA) e pode variar conforme as receitas estimadas do município.
De acordo com informações recentes, o último repasse da prefeitura para a Câmara de Vereadores foi de 220 mil reais. Esse valor está previsto para aumentar até 240 mil até o final de 2025.
Na mesma seção, os outros dez vereadores eleitos também foram empossados em seus mandatos
Lista dos novos vereadores que tomaram posse em Regeneração
1.Felipe Helal (PSD) – 655 votos
2.Jaqueline do Sindicato (Republicanos) – 647 votos
3.Francisca do Pedro Gato (PSD) – 641 votos
4.Jailton do Cruz (Republicanos) – 562 votos
5.Clecyo da Biluca (Republicanos) – 533 votos
6.Samuel da Real (PSD) – 522 votos
7.Ciríaco Araújo (PT) – 506 votos
8.Izinha Teixeira (PSD) – 479 votos
9.Odeilton Costa (PT) – 430 votos
10.Adalbertino Cunha (PT) – 410 votos
11.Daniel Moreira (PT) – 407 votos
![Ciríaco Araújo é reeleito pela terceira vez presidente da Câmara de Vereadores de Regeneração; saiba qual é o tamanho do orçamento sob seu controle. Slide](http://bruenque.com.br/wp-content/plugins/revslider/public/assets/assets/dummy.png)