Em mais uma decisão unânime, a junta disciplinar da 5ª Liga das Estrelas de Futsal de Regeneração negou recurso e manteve a decisão que anulou a vitoria do Central contra o Mil Grau e remarcou uma nova partida entre os dois times para o dia 14 de junho.
Entenda o que aconteceu.
O jogador João Neto saiu de São Pedro, na noite da última quinta – feira e era esperado no Ginásio Gonçalo Teixeira Nunes para o jogo Central e Mil Grau, marcado para começar às 20 horas.
Porém, minutos antes da partida começar, os jogadores e torcedores do Mil Grau receberam uma trágica notícia, que o carro do jogador havia se envolvido em um grave acidente na BR 343, pessoas haviam morrido no local.
Rapidamente começaram a circular nas redes sociais, cenas muito fortes do acidente, entre as imagens: pedaços de corpos espalhados pela BR e o jogador desmaiado em cima de uma maca, mas até aquele momento, ninguém sabia de fato qual era o verdadeiro estado de saúde do jogador.

Muito abalados emocionalmente, os jogadores do Mil Grau, dizem que pediram para o jogo ser cancelado, entretanto, o time do Central não teria concordado como adiamento, o Central nega isso. O Mil Grau se recusou a entrar em quadra, mas o adversário colocou o time em campo, bateu o centro e ganhou os pontos por W.O.
O Caso foi parar na Junta Disciplinar do campeonato e os 05 membros do conselho:
Antônio Avelar Rocha Filho, Francisco Cardoso da Silva, José Arimatéia Gomes Filho, Raimundo Plácido do Chantal Nunes e Firmino Alves da Silva entenderam que essa partida não deveria ter sido realizada, diante do grave acidente de trânsito envolvendo um jogador de uma das equipes, duas pessoas perderam a vida, um veio a óbito no local do acidente, a outra faleceu dias depois, o correto teria sido os dois times cancelarem o jogo, ou seja, o Central não poderia ter se beneficiado da trágica situação.
– “uma notícia triste recebida pela equipe do Mil Grau tornou inviável a participação da equipe naquela partida. Pois um dos atletas conhecido como João Neto que está inscrito na Liga das Estrelas e defende a equipe do Mil Grau na competição, o mesmo reside na cidade de São Pedro do Piauí; na noite da última quinta-feira ao sair da sua cidade com destino a Regeneração o atleta João Neto se envolveu em um gravíssimo acidente na BR 343. O impacto da batida foi tão forte que levou a óbito uma mulher e deixou gravemente ferido o piloto da motocicleta. O atleta João Neto e demais envolvidos no acidente foram atendidos no local e em seguida levado para o hospital”, diz um trecho da primeira decisão da Junta.
O Central recorreu da decisão da Junta Disciplinar.
Ainda no mesmo dia que saiu a decisão de anular o jogo, o Central recorreu de maneira bastante profissional, o time procurou um escritório de advocacia. Na tarde da última quinta-feira 07 de junho, a advogada Malena Cecília de Andrade e Silva entrou com um recurso junto a Liga da Estrelas Futsal.
Na peça, a advogada pedia que os 05 jurados voltassem atrás na decisão que tomaram, em outras palavras, Malena Cecília, queria que os cinco reconsiderassem a decisão de anular o jogo e devolvessem os pontos ao Central.
Entre as ponderações da Jurista Malena Cecília de Andrade e Silva, ela alegou em sua liminar, que no dia do jogo, houve uma decisão que foi tomada dentro de quadra e isso tinha que ser respeitado.
Leia abaixo as principais alegações da advogada do Central.
Dos fatos.
“É do conhecimento de todos o que aconteceu no dia 01 de junho de 2023, um acidente que envolveu um jogador da Equipe do MIL Grau, onde comoveu todos que estavam no local onde seria realizado a partida de futsal.
Ao tomar conhecimento do que ocorreu, o time do Mil Grau, disse que não iria entrar em quadra, pois o jogador deles estava envolvido no acidente, mesmo com a equipe com quórum suficiente para iniciar a partida.
Assim, a organização do Campeonato pediu para a equipe Central entrasse na quadra com seus uniformes e apitaram eles o “WO”.
A decisão da partida no dia do jogo foi tomada por “WO”, foi tomada em quadra com árbitros presentes e uma das equipes, além de todos os presentes, que ficaram sabendo que a equipe Central teria ganhado por “WO” – alegações de Jurista.
A decisão da partida no dia do jogo foi tomada por “WO” , foi tomada em quadra com arbritos presentes e uma das equipes, além de todos os presentes, que ficaram sabendo que a equipe Central teria ganhado por “WO”.
Malena também alegou no recurso que o Central não teve direito de defesa.
Entretanto mesmo após o jogo acontecido e ter sido declarado “WO”, como é de conhecimento de todos, no dia 07 de junho de 2023 saiu uma decisão cancelando o jogo e remarcando a partida para 14 de junho de 2023, sem um prévio aviso de que isso poderia acontecer, o presidente da equipe central ficou surpreso ao tomar conhecimento desta decisão.
Vale ressaltar que quando foram atrás da súmula da partida onde fica registrado os jogos, e onde está registrado a vitória por “WO”, não foi entregue para o presidente do time.
Do direito.
“A decisão da partida no dia do jogo por “WO” foi tomada em quadra com árbitros presentes e uma das equipes, conforme o art.22, parágrafo 2º do regulamento”, diz a advogada no recurso.
Resposta da Junta Disciplinar.
Seis dias após a entrada do recurso do Central, a junta disciplinar da 5ª Liga das Estrelas deu uma resposta. Havelazim do Mel, Cardoso do Banco do Brasil, Neto do Zé Maria, Ari e Plácido Nunes indeferiram o recurso da advogada Malena Cecília de Andrade e Silva, mais uma vez, por unanimidade, mantiveram o que já tinha sido decidido: anular a vitória por W.O do Central e fazer um novo jogo entre os dois times.
Do pedido.
“Fica indeferido o pedido de requerimento apresentado pelo presidente da equipe do
Central defendido pela Drª. Malena Cecília de Andrade e Silva. OAB/PÍ nº 20.035”
“Fica indeferido o pedido de requerimento apresentado pelo presidente da equipe do Central defendido pela Drª. Malena Cecília de Andrade e Silva. OAB/PÍ nº 20.035″ . A de se destacar ainda dois princípios no mundo esportivo: o princípio da solidariedade que é colocado nas cláusulas de contratos de atletas profissionais, princípio este que foi deixado de lado diante do fato exposto. Outro princípio atrelado ao esporte é o da afetividade, mais devido ao desejo insano de querer se beneficiar a qualquer custo da vitória, tudo isso ficou em segundo plano”, diz um trecho do relatório que indeferiu o recurso.
Sobre a súmula do jogo.
– “A Súmula do jogo fica à disposição de qualquer equipe ao final de cada partida; outra inverdade. Devido a euforia e o desejo pela vitória a qualquer custo, passou despercebido e hoje culpa a mesa de não ter recebido”, aponta o relatório.
Da decisão.
Baseado nos fatos ocorridos e nas justificativas apresentadas, a organização da Liga das Estrelas confirma a remarcação da partida entre Central X Mil Grau para o dia 14 de junho de 2023 às 20:00H no Ginásio Gonçalo Nunes.