Estima-se que mais de 700 milhões de seres humanos passem fome em todo mundo, vivam em condições de pobreza extrema. Com foco o em combater esse problema social gravíssimo. Durante 3 dias, o Estado do Piauí vai sediar um grande importantíssimo evento internacional – o “G20 Social”
De quarta a sexta feira, 22 a 24 de maio, no Centro de convenções. 54 delegações com representantes das mais importantes nações do mundo estarão em Teresina, debatendo, propondo e buscando uma aliança global contra a fome e a pobreza no planeta. O evento no Piauí é o quarto encontro do G20 sob a presidência do Brasil e faz parte das reuniões preparatórias para a cúpula do organismo, que vai acontecer no Rio de Janeiro entre 18 e 19 de novembro.
O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, responsável por trazer o evento à capital piauiense, falou dos avanços no combate a fome no Brasil.
“Os países, a nossa constituição de 88, considerada uma das mais abrangentes do mundo, lá não destaca o direito a alimentação como um direito essencial. O presidente Lula assumiu e colocou o combate à fome como prioridade e as instituições sociais perceberam e o combate à fome devia ser uma política de estado, não apenas de governo (….), encontramos um Brasil com 33 milhões de brasileiros passando fome e quase a mesma quantidade em insegurança. Quase um ano do governo Lula, reduziu para 8,7%. Chegar ao final do governo com o Brasil fora do mapa da fome e da miséria”, disse Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social do governo Lula, em evento preparatório para o “G 20 Social”, na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi)
Além de Teresina. Ao longo deste ano, outras cidades brasileiras receberão os grupos de trabalho, entre elas:
Recife, Pernambuco: pesquisa e inovação;
Belo Horizonte: Transições Energéticas;
Salvador, Bahia : Desenvolvimento;
Teresina, Combate à Fome, a Pobreza e a Desigualdade.
