Um cruel e bárbaro assassinato ocorrido no último final de semana, na cidade de Agricolândia, teve fortes repercussões e causou comoção na cidade de Regeneração. No crime praticado com requintes de crueldade, o professor e diretor da rede estadual de educação do Piauí, Raimundo Nonato dos Santos, de 59 anos, foi covardemente assassinado com várias facadas, seu corpo foi descoberto em circunstâncias desoladoras.
Raimundo era diretor da Unidade Escolar São Sebastião, no bairro Renascença, Zona Sudeste da capital piauiense. De acordo com as primeiras informações da polícia, o crime ocorreu durante uma viagem que o educador fazia de Teresina com destino a Regeneração. Ele se deslocava para a Terra de Bruenque quando foi abordado pelo assassino na estrada durante o percurso.

De acordo com o delegado Bruno Luiz, da Delegacia de Água Branca, que investiga o homicídio, Raimundo tinha a intenção de visitar sua cidade natal, um lugar que ele nunca esqueceu, mas durante o trajeto de Teresina para Regeneração, ele parou em Agricolândia para encontrar alguém na noite de sexta-feira ,03.
Embora as circunstâncias do assassinato não estejam devidamente esclarecidas, os investigadores já sabem que foi nesse município que o pedagogo encontrou seu assassino.

No início da manhã de sábado, o corpo do professor foi encontrado perto do veículo que dirigia, com cinco perfurações de faca pelo corpo. Populares informaram à polícia que o educador foi visto com vida pela última vez por volta da meia-noite.
A suspeita da polícia é que Raimundo tenha se envolvido em uma luta corporal com o indivíduo antes de ser morto pelos ferimentos. A cena indica que o professor ainda conseguiu sair do carro, mas morreu antes de conseguir pedir socorro, um suspeito foi identificado pela polícia, mas segue foragido.
Uma vida enraizada em Regeneração
As raízes do professor Raimundo com Regeneração eram profundas. Criado no bairro Buritizinho. Foi casado com a também professora, já falecida, Neide do Pedro da Araci, com quem teve um filho. Embora sua carreira como educador o tenha levado a Teresina, ele nunca cortou os laços com sua cidade natal, visitando frequentemente familiares e amigos na Terra de Bruenque.
Raimundo Nonato dos Santos era filho de um personagem folclórico e inesquecível da história de Regeneração, o famoso “Maço das Galinhas”, uma figura local muito querida e conhecida por seu humor. Maço costumava vender galinhas de porta em porta pela cidade, com um carisma e sorriso cativante. Além de vender galinhas, o comerciante esbanjava simpatia e fazia a alegria de quem cruzasse seu caminho. Quem conheceu Raimundo de perto diz que ele herdou o carisma do pai, irradiando alegria e positividade por onde passava.
A ex-candidata a prefeita de Regeneração, Gabriela Nunes, que conhecia muito bem Nonato, lamentou sua morte e falou da personalidade bem-humorada e divertida do amigo:
– “Nonato, um tio e amigo muito querido. Sempre que nos encontrávamos era uma alegria. Sentirei muitas saudades! Vá em paz!”, disse Gaby em suas redes sociais.
A tragédia deixou um vazio profundo. A 21ª Diretoria Regional de Educação emitiu uma nota de pesar, destacando a dedicação de Raimundo à educação e seu impacto positivo na vida de inúmeros alunos.
Nota de Pesar
” Com enorme pesar, comunicamos o falecimento de Raimundo Nonato, Diretor da U.E. São Sebastião, neste sábado, 04 de janeiro de 2025. Nesse momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade escolar da 21ª GRE. Sua dedicação incansável e compromisso exemplar marcaram profundamente todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele”.
Além de professor e diretor de escolas públicas, Raimundo também foi um empresário de sucesso. Por meio de sua empresa, a Expressão Eventos e Consultoria, organizou inúmeras cerimônias de formatura há diversas faculdades públicas e privadas do Maranhão, Ceará e Piauí. Notavelmente, em 2011, sua empresa organizou a graduação de alunos de Licenciatura em História de Amarante, muitos dos quais oriundos de Regeneração.
Na época, Raimundo dizia que sentia um profundo orgulho de contribuir com suas raízes, organizando a festa de formatura dos acadêmicos nascidos em sua terra natal, muitos dos quais conviveu e brincou com seus pais quando eram crianças.
O velório de Raimundo Nonato dos Santos teve início à meia-noite na Funerária Lótus, localizada na Avenida Miguel Rosa, Teresina. Às dez horas da manhã do domingo, 05, o cortejo com o corpo seguiu para o Cemitério Santa Cruz, onde foi dado o último adeus sob forte sentimento de comoção de amigos e familiares.
A morte inesperada também causou tristeza na comunidade docente da cidade. O professor era respeitado e tinha amizade com muitos professores de Regeneração.
