Foram tantas pessoas que deram entrada no Hospital Municipal de Regeneração, reclamando de sintomas da dengue, que nas últimas semanas, houve dias que faltaram leitos para receber todos os pacientes.
Passando por uma explosão de casos de dengue, o que tem sobrecarregado o sistema de saúde local, o município recebeu uma ótima notícia, Regeneração está na lista das primeiras cidades, que vão receber o imunizante contra a doença provocada pelo mosquito aedes aegypti.
Depois de mais de 7500 casos e 6 mortes confirmadas, o Piauí foi incluído pelo Ministério da saúde na nova etapa de vacinação contra a dengue, nessa sexta feira, 26 de abril, o estado finalmente recebeu as primeiras doses da vacina chamada de denega.
No fim da tarde, a Secretaria Estadual de Saúde informou que chegaram 5000 doses, de um total de 21 mil, que serão enviadas de forma fracionada pelo órgão federal, o restante dos imunizantes deve chegar ao Piauí até o dia 30 de abril.

Da Sesapi, as vacinas serão encaminhadas agora para as prefeituras dos municípios que foram comtemplados, mas antes, os profissionais de saúde dessas cidades, passarão por uma capacitação sobre a aplicação do imunizante.
“Vamos iniciar a capacitação na segunda-feira sobre como deve ser aplicada a vacina, o seu armazenamento, e a elaboração do cronograma de imunização de cada município. Após essa capacitação, as vacinas seguem para as cidades”, destacou, a coordenadora de imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Nessa primeira etapa de vacinação contra a dengue, apenas 31 cidades, do Território Entre Rios, região central do estado, foram contemplados com os imunizantes, segundo a coordenadora de imunização da Sesapi – Bárbara Pinheiro, o ministério da Saúde detectou que esses municípios tiveram menos incidência da doença no ano de 2023, porem apresentaram significativas altas em 2024,e por isso vão receber a vacina primeiro.
A cidade de Regeneração faz parte do Território Entre Rios, região que receberá primeiro o imunizante.
Segundo uma recomendação técnica do Ministério da Saúde, as primeiras doses serão aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
“Para tomar a vacina, é preciso seguir alguns critérios. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após seis meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose”.
Combate ao mosquito: Como evitar a dengue?
o Brasil registra, até o momento, 3,8 milhões de casos de dengue, e as mortes totaliza 1,7 mil. A vacina vai ser uma proteção a mais, mas esse grande problema de saúde pública no país, não vai ser resolvido apenas com imunizante. A principal forma de prevenir a dengue, ainda é eliminando os criadouros de proliferação do mosquito.
Nesse sentido, a população muito pode ajudar, adotando medidas que evitam a reprodução do mosquito.
Manter reservatórios ou caixas d’água cobertos com tampas, telas ou capas, impedindo que o mosquito Aedes aegypti deposite neles seus ovos.
Evitar água parada em pneus, garrafas vazias, calhas ou latas
Realizar sempre a limpeza da caixa d’água.
A vacina da dengue no Brasil, chamada denega, está sendo disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela conta com um esquema de duas doses, que devem ser tomadas em um intervalo de três meses. Até o final do ano, está previsto o recebimento de um total de 6,5 milhões de doses.