Bruenque.com.brBRASILSTF libera 40 gramas e seis pés de maconha para uso pessoal; saiba quantos baseados dá para fazer com a quantidade de droga.

STF libera 40 gramas e seis pés de maconha para uso pessoal; saiba quantos baseados dá para fazer com a quantidade de droga.

A maconha é a droga mais usada no planeta, um estudo das Nações Unidas sobre o assunto, de 2021, apontou que existem 219 milhões de usuários da substância em todo mundo.

Só no Brasil, segundo levantamento nacional sobre o uso de drogas, cerca de 2,2 milhões de pessoas consomem o produto, na outra ponta, há um universo de incontáveis traficantes, que na ilegalidade vendem o entorpecente, alvos da constante repressão policial.

Embora o Brasil tenha uma avançada lei antidrogas desde 2006, o texto era muito impreciso nesse aspecto: diferenciar usuário do traficante.

Até essa terça feira, 25, de junho, se uma pessoa fosse parada pela polícia com um cigarro de maconha, poderia ser presa, condenada e carregar antecedentes criminais para o resto da vida.

Distinguir na prática, a pessoa que precisava de tratamento e de encarceramento era um forte dilema da justiça brasileira (Polícia, Judiciário e Ministério público), até que finalmente, o STF (Supremo Tribunal Federal) bateu um martelo sobre o impasse, e, pois, fim, uma discussão iniciada em 2015.

Limite de 40g de maconha para uso pessoal

STF diz que um usuário de maconha não pode ser preso

Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o porte de maconha para uso pessoal não é crime, e estabeleceu, ou seja, fixou que 40g, ou seis pés da planta é o limite para diferenciar um usuário do traficante de drogas. A quantidade estabelecida vale até que o Congresso legisle sobre o tema.

Seis ministros votaram pela descriminalização, para que o porte de maconha para uso pessoal deixe de ser crime.

Rosa Weber (aposentada), Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes.

Foram contra a descriminalização, os ministros: Cristiano Zanin, Kassio Nunes Marques e André Mendonça

O Supremo legalizou o uso da maconha no Brasil?

Não! 40 gramas e 06 pés de cannabis, passam a ser uma referência para diferenciar quem usa e quem trafica. É preciso deixar bem claro, que o STF não liberou, e tão pouco legalizou a maconha, a corte apenas descriminalizou o uso e o porte para consumo. pessoal.

A maconha está liberada para ser usada em local público no Brasil?

Não! apenas o porte para uso foi descriminalizado. Usar maconha, mesmo que para consumo pessoal continua e segue sendo ilegal. Entretanto não pode haver mais pena ao usuário. O ato de fumar um” baseado” se tornou um ilícito sem efeitos penais, cabendo agora penas administrativas: como a advertência verbal do juiz e comparecimento à programas ou cursos educativos de recuperação de drogas.

Supremo Tribunal Federal descriminaliza 40 gramas e seis pés de maconha para uso pessoal

Até a famosa pena de prestação de serviços à comunidade prevista no artigo 28 foi banida, os ministros entenderam que ela tinha natureza penal corporal, e, portanto, era inconstitucional e não se aplicará mais.

Em resumo, se uma pessoa for pega em flagrante pela polícia portando 40 gramas, não poderá ser mais considerado um traficante e ser preso por isso.

40 gramas é sempre usuário?

Não! o STF também deixou muito claro que as 40 gramas e as seis plantas fêmeas cannabis não é uma quantidade absoluta, mas sim um critério para orientar a ação cotidiana da polícia. Se durante um flagrante policial, haver fatores, indícios e elementos, que indiquem que uma determinada quantidade de drogas, mesmo abaixo das quarenta gramas, é para venda e não para o consumo próprio.

Por exemplo, se alguém for pego com 37 gramas de maconha, e junto, na cena do crime, haja outros elementos de que a substância é para o comercio. Um flagrante de venda da mercadoria tais como:

A droga embalada e separada;

Balanças de precisão;

maquininha de cartão de crédito;

Promissórias;

Aparelho de celular;

Cadernos de anotações com nome de clientes, entre outros indícios.

Nesses casos, se houver provas de venda, mesmo que a droga aprendida seja menor que o limite de 40 gramas fixadas pelo STF. Fazendo toda uma análise da situação, o delegado poderá configurar isso como tráfico e enquadrar o indivíduo como traficante, ainda que a pessoa esteja com menos de quarenta gramas.

“Também ficou decidido que a autoridade policial deverá notificar o usuário a comparecer a Juizado Especial Criminal até que o Conselho Nacional de Justiça estabeleça um novo rito”.

40 gramas: equivale a 136 cigarros.

André Mendonça

Os ministros do STF fixaram a quantidade de 40 gramas de maconha ou 6 plantas fêmeas para separar usuários e traficantes.

O Ministro André Mendonça foi um dos três votos contra a descriminalização do porte e uso da maconha. Durante seu voto, o juiz apresentou um estudo feito pela USP – Universidade de São Paulo.

Uma grama produz em média 3 “baseados”. Baseado no estudo, Mendonça afirmou que, com 10 gramas de maconha, com uma massa média de 0,29 gramas , seria possível produzir 34 cigarros da droga, dessa forma, com as 40 gramas que foram definidas pelo STF, são suficientes para a fazer 136 cigarros.

Mas essa quantidade pode variar, dependendo do usuário, da qualidade da maconha, e do tamanho da “seda” ou da “piteira”.

Sobre o cultivo da maconha na forma de plantas vivas, Mendonça ainda destacou.

– “Uma única planta, dependendo da variedade e das condições de cultivo, uma única planta pode produzir até 600 gramas em um período de seis a oitos semanas considerando as condições climáticas na Europa, diz o estudo. O Brasil possui condições climáticas muito mais favoráveis ao cultivo e ao desenvolvimento de plantas de sistema fotossintético tipo x C3 como a cannabis sativa maconha, e sendo assim é de se esperar níveis de produtividade muito superiores de forma contínua anualmente para as mesmas variedades indicadas em condições europeias nessas condições brasileiras”, disse o Ministro indicado por Bolsonaro.

seis pés de cannabis para uso pessoal.

O Brasil passa a ser agora um dos 16 países do mundo que descriminalizou o uso pessoal da maconha, porém ainda não legalizou totalmente seu uso recreativo.

Onde está Lívia? Câmeras registram última imagem de jovem que desapareceu em Jardinópolis

Se inscreva

Related articles

Maior acidente rodoviário no Brasil deixa 39 mortos em Minas Gerais

Na madrugada deste sábado, 21 de dezembro, um terrível...

Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados em Regeneração

Na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, foram diplomados...

Um pouco sobre nós

José Pereira

O editor e fundador do portal bruenque.com.br. Há duas décadas joga no time do jornalismo da Rádio Tribuna de Regeneração: produziu e editou milhares de matérias, reportagens e entrevistas ao longo de 23 anos atuando na área.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui