Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar Eu quero ter um milhão de amigos E bem mais forte poder cantar,Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar.A canção de Roberto Carlos resume muito bem o que foi a vida, a grande obra e trajetória de Antônio Cardoso, um homem que viveu cultivando amizades. Se tornou assim uma pessoa muito querida dentro da comunidade esportiva e fora dela , na cidade de Regeneração.
Nessa terça feira, 03 de janeiro de 2023, centenas de regenerenses que conheceram e conviveram com o saudoso, saíram de suas casas e foram até o Estádio Municipal de Regeneração para prestarem mais um tributo póstumo a memória do eterno presidente do Cruzeiro do Alto do Balanço, falecido em 2015.

Muito emocionada, a filha do ex-treinador da seleção de Regeneração (Rosana) agradeceu ao carinho de todos que compareceram a homenagem.
– Antigamente eu não me emocionava tanto, mas eu estou ficando mais emotiva, talvez seja a felicidade de ver esse evento a cada ano está maior e mais fortalecido. Quero fazer um agradecimento do fundo do coração a todos que se envolvem nesse tributo que é prestado ao meu pai, não vou citar nomes para não correr o risco de ser injusta, obrigado a todos, desde os jogadores às pessoas que depois vão lavar os uniformes, só participa de um evento desse, de um tributo desse, quem tem um sentimento de amizade pelo saudoso professor Cardoso, pela sua família. Então, enquanto família, nós ficamos muito felizes e satisfeito em saber que o meu pai tinha tantos amigos, que ele era uma pessoa muito querido por tantas pessoas, eu só tenho a agradecer, meu muito obrigado a todos, disse Rosana.
Também bastante emocionada, outra filha de Antônio Cardoso (Raquel), agradeceu e lembrou dos tempos em que o mesmo a levava ao Estádio Alfredo Nunes.
– Eu cresci indo ao estádio ver os jogos do Cruzeiro, desde muito cedo, meu pai pegava a gente pelo braço e levava para o estádio. O futebol para o meu pai não era simplesmente uma diversão, o futebol para ele era uma paixão, ver tantos amigos do meu pai, prestando esse tributo a ele, celebrando a memória dele, me emociona muito. A amizade para ele era algo fundamental para a vida. Nós enquanto família e filhos, sentimos que a memória do Antônio Cardoso, do amigo de vocês, permanece viva, e isso nos alegra, isso nos emociona muito, saber que realmente, que nosso pai, ele fez, ele deixou um legado muito bonito, deixou um legado de amizades verdadeiras. Eu me sinto honrada e lisonjeada por está com amigos de verdade do meu pai, muito obrigado, enfatizou Raquel.
Bola rolando na 5ª Copa Antônio Cardoso
As homenagens começaram com três partidas de futebol no Estádio Alfredão , craques da velha guarda do nosso principal esporte e que foram treinados por Antônio Cardoso entraram em campo.

Boi Manso e o time dos Quarentões se enfrentaram no jogo decisivo, o time dos Quarentões fez um a zero, um gol de placa de Gambino, um chute do meio campo, a bola pegou na veia e foi no ângulo (golaço).
O time da Associação Master vencia pelo placar de 1 x 0. Quando faltava 2 minutos para o jogo acabar, aconteceu um lance inusitado e inédito na história do futebol, o juiz marcou um pênalti contra os quarentões, o treinador do time (Dercí). saiu do banco de reserva e foi para o gol, na cobrança de pênalti, defendeu o chute de Léo da Piranha e garantiu o título dos quarentões. do torneio Antônio Cardoso, nunca na história, um treinador tinha saído do banco de reservas para pegar um pênalti.

Logo após os jogos no estádio, os atletas, amigos e familiares do ex – professor foram para o evento de confraternização, que aconteceu no Bar do Calisto.
Assim como em todos os outros anos, a encontro foi marcada por muitos depoimentos emocionantes sobre as histórias e vida de Antônio.
Por cerca de quase dus horas, os muitos amigos relembraram de momentos marcantes da vida do professor.
Ex – alguns dos muitos depoimentos de pessoas que conviveram de perto com saudoso mestre, que se foi no ano de 2015 e deixou muitas saudades nos que ficaram.
Sobrinha : Cristiane Cardoso
Uma das primeiras a pegar o microfone para falar, foi a própria sobrinha, Cristiane Cardoso, ela começou explicando, que esse ano, seu pai, o bancário Chico Cardoso, preferiu não vir para confraternização, e explicou a razão.

– Gostaria de agradecer em nome do meu pai Francisco Cardoso, o Chico Cardoso, que não veio, não está aqui agora, justamente pela questão da emoção. Chico Cardoso e Antônio Cardoso eram dois irmãos que se amavam muito. Todo ano meu pai (Chico Cardoso), se emociona muito durante essa homenagem, esse ano ele preferiu não vir. Além de irmão, eles eram amigos em tudo, na questão do trabalho, nas necessidades e nas conquistas. Ver tantos amigos do meu tio aqui hoje, nos emociona e nos dá a certeza que a história do Antônio Cardoso, não se encerrou no dia em que ele morreu, muito pelo contrário, se fortaleceu. Na alegria , todos nós somos amigos, mas são nas dificuldades que sabemos quem realmente são nossos amigos, e que se fortalece as verdadeiras amizades, disse Cristiane Cardoso.
Depoimento do amigo Carlão
O amigo e ex – jogador do Tiradentes de Teresina, Carlos José Ferreira Brandão, o Carlão, lembrou que, Antônio Cardoso tinha o dom de levantar a autoestima das pessoas.

Carlão falou da maior lição que aprendeu com Antônio Cardoso.
– Na minha vida de jogador amador e profissional, tive vários treinadores, aprendi com todos eles, mas com Cardoso eu aprendi uma coisa que nem um outro treinador ensinava tão bem, a primeira coisa que aprendi com o Cardoso, foi a importância de levantar a autoestima do jogador. Todo jogador para o Antônio Cardoso era um craque, nem um jogador era ruim para ele. Ele fazia todo jogador dele se sentir o melhor do mundo, lembrou Carlão.
Depoimento do amigo do peito : Zé Nanuca

– Eu era e ainda sou um grande amigo do Cardoso, o Cardoso foi uma pessoa de muitos amigos, muitos deles estão aqui presentes, mais não estão nem a metade, o Cardoso sempre falava para mim, Nuquinha, eu sou seu amigo, você é meu amigo, você só não é meu irmão de sangue, mas eu quero que você seja meu irmão de todas as batalhas do futebol. Então, o Cardoso fazia uma coisa comigo que nem um outro treinador faria, o Cardoso me colocava no banco do Cruzeiro pela grande amizade que nós tínhamos. Eu sabia que não era um grande craque, no Alto do Balanço tinha muitos outros jogadores melhores do que eu, e que queriam está no time, mas o Cardoso nunca deixou faltar uma camisa no time do Cruzeiro para o Zé Nanuca. Foi aqui que eu descobrir que o Cardoso era meu amigo de verdade, disse Zé.
Se Antônio Cardoso não fez um milhão de amigos, talvez tenha sido porque Regeneração só tinha 17 mil habitantes quando o mesmo faleceu no ano de 2015.
Confira mais imagens do evento.

