Como parte das atividades de mobilização e conscientização da semana de sensibilização para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, profissionais da rede de proteção à infância de Regeneração, concederam, na manhã dessa quarta-feira, 21, uma entrevista na Rádio Tribuna FM.
A conversa com radialista Tarcísio Silva, durante o programa Tribuna Informativa, contou com a participação da psicóloga Dra. Celma, das assistentes sociais Suzane Cutrim do CRAS 1 e Karmy do CREAS, além da secretária de comunicação da Secretaria de Assistência Social, Lilia, e da conselheira tutelar Márcia Rejane.
O tema principal foi o “Maio Amarelo de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
De 18 a 23 de maio, o município preparou uma programação especial. A programação da campanha vai abranger, além da entrevista na rádio local, palestras educativas, seminários, distribuição de panfletos e informativos contendo informações sobre a campanha e canais para denúncia.
O intuito é mobilizar a população em torno do combate à violência, ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes na cidade de Regeneração.
-“O abuso sexual infantil é um tabu que precisa ser combatido. Precisamos falar sobre esse assunto, mesmo que gere desconforto, pois é necessário. A cada 1 hora, 13 crianças ou adolescentes são vítimas de abusos. No ano passado, os casos aumentaram em 18 mil, então é alarmante o número de casos que só aumentou por conta das informações que são disseminadas. Os casos estão sendo notificados porque há mais informação e conhecimento sobre o assunto”, enfatizou a psicóloga Celma Soares, uma das organizadoras da campanha.
Celma continuou, destacando a proximidade do problema:
– “Essa é uma realidade que não acontece longe da gente, acontece na nossa realidade mesmo. A maioria dos casos ocorre dentro da própria família, dentro da própria casa. Então, todo cuidado é pouco. ONGs, associações, todas as secretarias, toda a sociedade reunida ainda é pouco para combater e efetivar os direitos das crianças e adolescentes.”
A psicóloga também enfatizou a importância da educação precoce:
– “Escutar é essencial para combater os casos de abuso, mas ensinar cedo as crianças a se protegerem é mais importante. A forma mais potente de enfrentar o abuso sexual é ensinar as crianças desde cedo sobre desenvolvimento sexual. Isso não é sobre sexualidade, educação sexual tem a ver com a criança conhecer a si mesma, seu corpo, suas emoções e seus sentimentos. Quanto mais ela conhece seu corpo, mais saberá se defender. Quanto mais ela sabe os limites e as regras, mais entenderá quem pode tocar e quem não pode tocar, onde pode tocar. Quem pode tocar nas partes íntimas dela: o médico para cuidar, a mãe para higienizar. São coisas pequenas, mas que fazem toda a diferença. As crianças precisam ser ensinadas.”
Durante a entrevista na Rádio Tribuna de Regeneração, a conselheira tutelar Márcia Rejane destacou a importância da participação ativa do Conselho Tutelar na campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Ela enfatizou os desafios enfrentados na luta contra essa grave problemática e a necessidade de mobilizar a comunidade para denunciar casos suspeitos.

Márcia Rejane explicou:
– ‘“O Conselho Tutelar de Regeneração também está nessa luta, que é muito desafiadora. As denúncias chegam ao Conselho Tutelar. Infelizmente, acontece muito aqui na cidade de Regeneração, mas essa não é uma realidade só daqui. Então, quando você souber ou tiver suspeita de algo que está acontecendo com qualquer criança ou adolescente, tem um canal de denúncia que você deve utilizar. Você não deve se calar, deve denunciar. Você pode ligar para o Conselho Tutelar pelo telefone 99971-1093, que também é WhatsApp. Pode ligar para o 99433-1558, que é uma ligação normal. Às vezes, muita gente não tem acesso ao WhatsApp, então pode ligar para o 99433-1558. Tem também o Disque 100, porque muitas vezes as pessoas ficam com medo de passar informações ao Conselho. Então, preferem ligar para o Disque 100, que é uma forma que acham mais segura.”
Ela ressaltou a importância de garantir o sigilo das denúncias para proteger os denunciantes e encorajou a população a utilizar os canais disponíveis para reportar qualquer suspeita de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. O nome de quem denuncia não é repassado para ninguém, ou seja, o sigilo da denúncia será mantido.
Os números do Conselho Tutelar servem para denunciar qualquer tipo de violação aos direitos de criança e adolescente e não apenas a sexual.

A campanha do Maio Amarelo de combate ao abuso e exploração sexual, segue nesta quinta-feira,22 quando acontecerá na Câmara de Vereadores de Regeneração um seminário sobre enfrentamento à violência sexual, a partir das 9:00 da manhã. A semana de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes será finalizada na sexta-feira, 23, com uma blitz educativa na Praça São Gonçalo, às 7:00 da manhã.
Como denunciar.
Aqui estão os principais canais locais e nacionais para denúncias de abuso ou exploração sexual infantil.
Conselho Tutelar de Regeneração – PI.
(86) 9971-1093 (WhatsApp) ou 9433-1558 para ligações.
CREAS- Regeneração: (86) 994549571.
190 – Polícia Militar.
Disque 100 (Direitos Humanos).
O que é: Serviço gratuito e anônimo do Ministério dos Direitos Humanos.
Como denunciar.
📞 Ligue 100 (24h, incluindo fins de semana e feriados.
Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher).
O que é: Focado em violência contra mulheres e crianças (incluindo abuso sexual).
📞 Ligue 180 (24h, anônimo.
O sigilo do nome de quem denuncia é garantido.