Bruenque.com.brCIDADESEx-jogadores do Cruzeiro do Alto do Balanço e da seleção regenerense de futebol farão homenagem póstuma ao saudoso professor Antônio Cardoso.

Ex-jogadores do Cruzeiro do Alto do Balanço e da seleção regenerense de futebol farão homenagem póstuma ao saudoso professor Antônio Cardoso.

Jogadores, ex – jogadores, amigos e familiares se preparam para mais uma homenagem póstumas, ao ex – treinador da seleção regenerense de futebol e do Cruzeiro do Alto do Balanço, o saudoso Antônio Cardoso.

O  tributo está programado para acontecer nessa próxima terça – feira, 03 de janeiro de 2023, no Estádio Alfredo Nunes.

Sempre cordial e de uma imensa delicadeza no trato com outros seres humanos, Antônio Cardoso, ou professor Cardoso como era carinhosamente chamado, passou a vida fazendo amigos e cultivando amizades, quando faleceu no ano de 2015, deixou uma imensa saudade naqueles que tiveram o privilégio de tê-lo conhecido.

Os muitos amigos decidiram então criar um torneio de futebol – “O torneio Antônio Cardoso” , como forma de homenagear o grande amigo e o extraordinário ser humano que foi .

Nesse ano, 2023, o Torneio Antônio Cardoso está caminhando para 5ª edição, há 3 dias de mais uma homenagem póstumas ao saudoso Cardoso, o Portal Bruenque.com.br conversou com duas pessoas que tiveram larga convivência com o ex – treinador da seleção de Regeneração, os dois tiveram a difícil missão de resumir em poucas palavras, quem foi Antônio Cardoso.

Fala : Carlão

Carlo José Ferreira Brandão, o Carlão, por mais de 20 anos esteve à frente da seleção Regenerense de futebol e conquistou o mais importante título do futebol amador do Estado, para Regeneração (o intermunicipal de 1998), e conheceu muito bem Antônio Cardoso.

O ex-jogador – Carlão - resumiu - ao - Portal – Bruenque - um – pouco - do - legado - de Antônio - Cardoso - para - o futebol - regenerense
O ex-jogador Carlão resumiu ao Portal Bruenque um pouco do legado de Antônio Cardoso para o futebol regenerense

– O Cardoso adorava contar histórias e botar apelidos nos jogadores. Todo jogador que jogou no Cruzeiro e na seleção ganhou um apelido carinhoso dado por ele. A Copa Antônio Cardoso foi uma das formas que os milhares de amigos do Antônio Cardoso encontraram para manter a memória e as histórias dele vivas, após os jogos, a gente senta todo mundo ao redor de uma mesa e relembra dos muitos causos engraçados que o Cardoso gostava de contar e matava todo mundo de rir. O legado do Antônio Cardoso para o futebol regenerense é muito grande, a contribuição dele para o futebol regenerense é imensa, disse Carlão.

Carlão, que também foi jogador profissional, durante 10 anos vestiu a camisa do Tiradentes (o Amarelão da PM), trouxe uma recordação do fundo do baú, da época que jogava pela seleção de Regeneração e Antônio Cardoso era o técnico do time.

– Tem uma história muito particular minha com o Cardoso, eu me lembro até hoje da primeira vez que eu fui convocado para a seleção, eu ainda era um garoto, tinha apenas 17 anos, eu era um menino. De cara o Cardoso me escalou no time titular e me deu a faixa de capitão, olha o tamanho da responsabilidade. Eu fiquei muito nervoso, eu achava que não ia dar conta do recado, era melhor eu ficar no banco e ele colocar outro jogador mais experiente no meu lugar. Ele percebeu meu nervosismo, me chamou num canto e falou (garoto se acalme! eu só convoquei você para essa seleção porque você é o melhor volante do mundo, nesse time você é o melhor jogador). Era a confiança que eu precisava, entrei no jogo e arrebentei. Então o Cardoso tinha isso, ele enchia a gente de autoestima, ele fazia a gente se sentir a pessoa mais especial, a pessoa mais importante do mundo, era uma das muitas qualidades do meu grande amigo que se foi, lembrou Carlão.

Na – imagem - o saudoso – Antônio -  Cardoso – ao -  lado - da - filha - Rosana - e -  de - um amigo – da -  família
Antônio Cardoso, ao lado da filha Rosana e de um amigo da família – arquivo pessoal da família Cardoso.

Como pessoa, Carlos José Ferreira Brandão descreveu dessa forma o amigo de décadas.

– Como ser humano, o Cardoso foi um ser humano incrível, convivi muitos anos com ele no meio do futebol e fora do futebol, não me lembro de jamais ter visto Cardoso destratar alguém, ser grosso, humilhar alguém. Estava o tempo todo com aquela voz calma e gentil dele. Se ele tinha problemas como todo mundo tem, ele não trazia isso para rua, não descontava nos outros. É por isso que apesar de ter se passado sete anos, os amigos não esquecem dele. O Torneio Antônio Cardoso foi nossa maneira de estarmos sempre lembrando dele, enfatizou Carlão.

Fala : Robinho

Ex – jogador do Cruzeiro e amigo pessoal do falecido. Robinho foi quem teve a ideia de criar um torneio de futebol com o nome do saudoso professor. O desportista falou ao portal, ainda não ter superado a partida do bom amigo de grande nobreza humana.

Na – imagem - o - amigo – Robinho – foi - ele – quem - teve - a - ideia – de - criar - um - torneio - de - futebol – para – manter - viva – a - história - do – professor-  Antônio Cardoso, aqui – na – imagem - Robinho - aparece - de – boné -  ao - lado - do - ex - árbitro - de – futebol - Luiz – José - no - Estádio - Alfredão
Na imagem, o amigo Robinho, foi ele quem teve a ideia de criar um torneio de futebol para manter viva a história do professor Antônio Cardoso, aqui na imagem, Robinho aparece de boné, ao lado do ex- árbitro de futebol, Luiz José, no Estádio Alfredão

Como já dito, a Copa Antônio Cardoso, foi uma maneira encontrada pelos amigos que ficaram,  de manter sempre viva a memória e as histórias do eterno presidente do Cruzeiro.

– O Cardoso foi um amigo querido por muita gente. Já se passaram sete anos, já se foram sete anos da morte do Antônio Cardoso e eu confesso que essa foi uma partida que eu ainda hoje nunca conseguir superar. Tem dias que eu amanheço e ainda acho que o Cardoso está vivo, que ele não morreu.  O António Cardoso foi uma pessoa de luz, uma pessoa que só fez o bem, por isso ele fez tantas amizades. Reunir os  ex- jogadores do Cruzeiro, reunir os  ex- jogadores da seleção regenerense, reunir a família dele,  reunir todos os amigos dele, no Torneio Antônio Cardoso, foi uma das maneiras que nós encontramos de manter viva a memória do professor, eu prometi para mim mesmo, que enquanto o Robinho for vivo, a memória de António Cardoso jamais será apagada, esse ano vai ser o quinto encontro entre os amigos do Cardoso , eu quero aproveitar e convidar todos os regenerenses a se fazerem presente na próxima terça feira , dia três, no Estádio Alfredão, para a gente prestar mais esse tributo ao grande desportista e ser humano que foi Antônio  Cardoso, disse Robinho ao Portal Bruenque.com.br.

 

Confira abaixo a programação do Torneio Antônio Cardoso.

Toda - programação - do tributo - póstumo - a - Antônio - Cardoso
Toda programação do tributo póstumo a Antônio Cardoso

 

 

 

Onde está Lívia? Câmeras registram última imagem de jovem que desapareceu em Jardinópolis

Se inscreva

Related articles

Maior acidente rodoviário no Brasil deixa 39 mortos em Minas Gerais

Na madrugada deste sábado, 21 de dezembro, um terrível...

Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados em Regeneração

Na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, foram diplomados...

Carreta transportando 30 toneladas de toras de eucalipto capota no bairro Buritizinho

Um caminhão Mercedes-Benz carregado com aproximadamente 30 toneladas de...

Um pouco sobre nós

José Pereira

O editor e fundador do portal bruenque.com.br. Há duas décadas joga no time do jornalismo da Rádio Tribuna de Regeneração: produziu e editou milhares de matérias, reportagens e entrevistas ao longo de 23 anos atuando na área.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui