Uma ação integrada que contou com o apoio de quase todas as Forças de Segurança Pública do Estado do Piauí: (FEISP), DRACO, DHPP e DRFV, deflagrou nos dias 08 e 09 de maio, a chamada “Operação 20”, que teve como objetivo dar cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão, em desfavor de organizações criminosas que atuam em todas as zonas da capital Teresina.
De acordo com o Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), as equipes começaram a cumprir os mandados de prisão no final da tarde e começo da noite de quarta – feira, porém a operação teve continuidade no dia seguinte.
Tudo começou com a prisão de um homem que vinha do Sul do Estado, portando armas de fogo e munições calibre 38.
Desfecho
O Desfecho da “Operação 20” resultou em 13 pessoas presas por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas e organizações criminosas.
– “A operação de número 20 foi uma ação que contou com aproximadamente 100 policiais. Nós conseguimos dar cumprimento à 19 mandados de busca, apreendemos drogas, arma de fogo, balanças de precisão, aparelho celulares roubados, enfim, todo o contexto criminoso, que gerou 13 prisões. E agora são 13 bandidos a menos que estavam circulando nas ruas e que vão responder devidamente seus processos junto ao nosso judiciário”, disse o delegado Samuel Silveira, coordenador do DENARC, Departamento (Estadual de Repressão ao Narcotráfico).
Além da prisão das drogas, armas e munições, também foram apreendidas sacolas com cédulas de dinheiro falso, skank, também conhecido como a super maconha, caderno de anotações do tráfico, e outros objetos como melhor detalha o delegado.
– Conseguimos a apreensão também de tipos variados de droga, Skank, maconha, cocaína, crack, balança de precisão, arma de fogo, que é sempre o principal foco da segurança pública. A partir dessa apreensão, a gente luta para a diminuição dos índices de crimes violentos letais, como homicídios, assalto a mão armada, e delitos do gênero. Enfim, a ação continuada, acredito que não há uma semana que o DENARC não tenha mostrado o seu trabalho, prestando contas a sociedade, disse Samuel.
A maioria dos presos na “Operação 20” estão ligados a facção Bonde dos 40, entre elas, foi capturado uma figura considerada muito relevante no contexto das facções que atuam na capital. A polícia conseguiu pegar Francisco Ferreira Araújo, mais conhecido, como Chiquinho, o homem seria o responsável pela movimentação financeira, em outras palavras, Chiquinho seria o tesoureiro da organização, uma peça-chave dentro do esquema do tráfico.
Em entrevista à TV cidade Verde, nessa quinta-feira, 10, Samuel Silveira trouxe mais detalhes sobre a operação e falou da importância da prisão de Francisco Ferreira Araújo.
– Esse indivíduo, ele é apontado como um tesoureiro do Bonde dos 40, ali na região da Dagmar Mazza, extremo sul da cidade, vinculado à facção do bonde dos 40, uma das principais facções existentes aqui na nossa capital. Então, não tenho dúvida nenhuma, que seguindo o que nos determina a Delegacia Geral e a Secretaria de Segurança, foi uma