A Prefeitura Municipal de Regeneração, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou nesta terça-feira (09), de janeiro de 2024 , a cerimônia de diplomação e posse dos novos Conselheiros Tutelares da cidade.

A solenidade de diplomação foi organizada pelo (CMDCA), e aconteceu às 9h no auditório do CRAS I, Bairro Alto do Balanço.
A Secretária de Assistência Social, Emiliana Nunes Carvalho abriu a cerimônia dando as boas vindas aos eleitos , destacando a grande importância da função de Conselheiro Tutelar, em seguida, a primeira dama colocou a disposição dos novos conselheiros , toda estrutura que sua pasta puder oferecer, ou seja, dará total apoio na garantia da proteção integral das crianças e adolescentes de Regeneração.
– Quero aproveitar esse momento para parabenizar mais uma vez os conselheiros eleitos e os suplentes (…), a missão de vocês é muito importante, é árdua, mas é importante, que vocês honrem o compromisso, o juramento que estão fazendo, e contem conosco, comigo e com toda a equipe da Assistência Social, com o público de uma forma em geral. O que tiver ao nosso alcance, estamos aqui a disposição , falou a Secretária de Assistência Social, Emiliana Nunes Carvalho, na ocasião.
As eleições para o Conselho Tutelar de Regeneração foram realizadas no dia 01 de outubro de 2023, mas só agora os escolhidos assumiram, para um mandato que vai até 09 de Janeiro de 2028.
Os cinco conselheiros eleitos pelos regenerenses e empossados na manhã dessa terça-feira, para compor a rede de proteção de crianças e adolescentes em Regeneração foram.
Tomaram posse :
Betânia Ramos;
Paulo César de Queroz;
Rosana Lima;
Márcia Rejane;
Reginalda Moura.
Além do cinco titulares, a 1ª suplente, Claudeane Silva, também foi empossada. Os suplentes assumem o Conselho, em caso de férias, renúncia, e qualquer outra situação que justifique o afastamento do titular eleito.
O Ministério Público está á disposição

O Ministério Público Estadual também participou do evento, foi representado pela própria Promotora de Justiça da Comarca de Regeneração , Doutora Valesca Caland Noronha, que também deu boas vindas, e falou dos muitos desafios que os protetores de direitos terão pela frente.
– A missão de vocês é difícil, mas é muito gratificante, os senhores exercem um trabalho de fundamental importância para a sociedade, vocês zelam pelo interesse da criança e do adolescente, então, na qualidade de representante do Ministério Público, eu só tenho a dar as boas vindas. O trabalho de vocês é árduo, é difícil, mas é de fundamental importância, e o Ministério Público está a disposição do senhores, falou a Promotora de Justiça da cidade.
Emoção na fala de Márcia Rejane.

Conselheira reeleita para seu terceiro mandato no Conselho Tutelar de Regeneração, o discurso de Márcia Rejane foi tomado por muita emoção. Durante a fala, Márcia lembrou do ex – marido, o jornalista Antônio Vieira de Matos e foi as lágrimas diante do grande público que compareceu no auditório do CRAS, para prestigiara diplomação.
Matos foi diretor da Rádio Tribuna por 25 anos. Rejane dedicou o momento de vitória ao companheiro que faleceu recentemente vítima de um câncer, Marcia ainda agradeceu a todos os votos que recebeu e prometeu que vai dar seu melhor no retorno a instituição.
Além da primeira dama do município e Secretária de Assistência Social, Emíliana Nunes Carvalho, e da autoridade maior do Ministério Público do município, outras autoridades estiveram presentes na cerimônia de posse, Aline Brandão, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, os vereadores Samuel da Real e Daniel Moreira, o Secretário de Administração do município, Amandino Junior, o Secretário de Esportes, Francisco Lima, além do Assessor Técnico da Assistência Social, Sílvio Vilarinho.
FALA, Sílvio Vilarinho : Conselho Tutelar não é polícia.

Os Conselhos Tutelares ainda tem muitos desafios. Um deles sem nenhuma dúvida é ser mais valorizado, reconhecido, e fortalecido pela sociedade. Entretanto, durante sua fala na cerimônia de diplomação, o Assessor Técnico da Assistência Social, Silvio Vilarinho, apontou um outro obstáculo na missão do Conselho Tutelar , de acordo com Silvio, há ainda muita incompreensão sobre as verdadeiras atribuições dessa instituição, e resolver isso, passa pela educação da própria comunidade.
– Ainda há um equívoco muito grande em relação às funções do Conselho Tutelar, Conselho Tutelar não é polícia, eu escuto muita gente dizer, os meninos estão usando drogas lá na rua, lá na praça, chama o Conselho Tutelar. Então a população ainda não tem essas informações. Então não é só fazer o processo de formação continuada só com os Conselheiros Tutelares, a população também precisa ser educada para compreender qual é o papel do Conselho Tutelar, qual é a função dele, quais são suas atribuições, então, a gente tem esse compromisso de nos capacitar, mas capacitar também nossa população, para compreender o que é o Conselho Tutelar e para que ele serve, falou Silvio.
Hora da denúncia
O Conselho Tutelar deve sempre ser acionado por qualquer cidadão, em qualquer situações que os direitos de crianças e adolescentes estejam sendo violados, ou simplesmente ameaçados, situação como : criança fora da escola, exploração sexual, negligência , trabalho infantil, crueldade, violência, ou discriminação. abandono, entre outras situações que caracterizam desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
Sede do Conselho
O Conselho Tutelar de Regeneração está localizado na Avenida Alberto Leal Nunes – Centro, ligado ao prédio do fórum de justiça da cidade.
As denúncias podem ser feitas a qualquer hora do dia ou da noite.
Os contatos são.
Pelo WhatsApp : 99971 – 1093;
Para ligações : 99433- 1558.
Imagens da posse