Bruenque.com.brCIDADESO crime que chocou Amarante: irmão mata brutalmente irmã a golpes de cavador e faz mãe refém

O crime que chocou Amarante: irmão mata brutalmente irmã a golpes de cavador e faz mãe refém

Um crime brutal abalou a comunidade Emparedada, zona rural de Amarante, na noite de terça-feira (13). José Moura Lima, 37 anos, matou a irmã, Maria da Cruz Moura Lima, 47, com golpes de faca e um cavador (ferramenta agrícola), e manteve a própria mãe, uma idosa de 72 anos, refém por cerca de três horas. O caso, que expõe lacunas no atendimento à  paciente com transtornos mentais, terminou com o agressor sendo baleado nas pernas pela Polícia Militar (PM) após tentar atacar os agentes.

Cronologia dos acontecimentos

21h30: A PM foi acionada para atender uma ocorrência de homicídio na comunidade Emparedada. No local, os policiais encontraram Maria da Cruz morta no quintal da residência, com múltiplos ferimentos provocados por faca e cavador.

23h: Após negociação, a mãe do suspeito, mantida em cárcere privado, foi resgatada ilesa.

00h: José Moura avançou contra os policiais portando duas facas. Para conter o ataque, os agentes dispararam contra suas pernas, permitindo sua imobilização.

Quem é o suspeito

José Moura Lima possui histórico documentado de transtornos psiquiátricos e faz uso de medicamentos controlados. Segundo relatos de familiares, ele já havia apresentado crises violentas anteriormente, incluindo um episódio em que precisou ser contido com amarras. Ainda segundo a família e vizinhos, Ele estava tranquilo nos dias anteriores, mas não seguia o tratamento corretamente.

José passará por avaliação psiquiátrica para determinar sua capacidade de responder pelos atos  porém, a delegada Carolina Diógenes, titular da investigação, ressaltou que, apesar do possível comprometimento mental, o acusado responderá criminalmente.

O suspeito terá seu estado de saúde avaliado,  mas os crimes cometidos são gravíssimos e exigem responsabilização, diz Carolina.

Operação policial e prisão

A ação para resgatar a idosa exigiu estratégia e paciência. Foi necessário isolar o perímetro e negociar por horas. Uma vez que José Moura Lima ameaçava ferir a mãe caso houvesse invasão. Após o resgate da genitora, José Moura tentou agredir os policiais, resultando no disparo de imobilização.

Cavador foi uma das armas usadas do crime

Além do cavador com marcas de sangue usado para matar  a vítima, no local também foram apreendidos duas facas e um celular, que será periciado para apurar possíveis motivações prévias.

O corpo de Maria da Cruz foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Floriano.

Medidas Judiciais

A Polícia Civil do Piauí requereu a conversão da prisão em flagrante para preventiva, alegando risco de fuga e reiteração criminosa. O suspeito permanece agora custodiado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), sob escolta, e  poderá responder formalmente por:

– Feminicídio qualificado (art. 121 do Código Penal.

– Cárcere privado.

– Tentativa de homicídio contra a mãe.

Não só na comunidade Emparedada, mas por toda cidade de Amarante, o crime gerou comoção e medo.

Apesar do histórico de transtornos mentais e surto psiquiátricos anteriores de José Moura, ninguém esperava que uma tragédia familiar  assim pudesse acontecer.

Onde está Lívia? Câmeras registram última imagem de jovem que desapareceu em Jardinópolis

Se inscreva

Related articles

Prefeito de Regeneração decreta luto oficial de três dias pela morte da professora Tia Sizinha

O prefeito municipal de Regeneração, Eduardo Alves Carvalho, decretou...

Polícia Federal prende homem acusado de abuso sexual infantojuvenil em Regeneração – PI

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (9/4), a Operação...

Um pouco sobre nós

José Pereira

O editor e fundador do portal bruenque.com.br. Há duas décadas joga no time do jornalismo da Rádio Tribuna de Regeneração: produziu e editou milhares de matérias, reportagens e entrevistas ao longo de 23 anos atuando na área.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui