Era 07 de dezembro de 2013, Estádio Municipal Helvídio Nunes, cidade de Demerval Lobão. O atacante Lulu logo fez 1 X 0 para a seleção dona da casa. O gol poderia ter sido um balde de água fria e colocado tudo a perder, mas sair atrás do placar não desestruturou nem abateu o elenco. A seleção regenerense não se entregou, e com gols de Isaac e do craque Gustavo Ulisses foi buscar a virada por 2 X 1 em cima da seleção de Demerval Lobão.
Com o resultado, Regeneração fazia a festa, sagrava-se campeã da Copa AMPAR, o mais importante campeonato de seleções da região do Médio Parnaíba Piauiense.
De lá para cá, se passaram 3.650 dias: 10 anos, 7 meses e exatos 5 dias para o futebol regenerense voltar a soltar o grito de campeão que estava entalado na garganta há mais de uma década, até que finalmente:

Na noite dessa sexta-feira, 12 de julho de 2024, jogando no Estádio Poeirão, na cidade de Angical, a seleção de futebol de Regeneração derrotou Hugo Napoleão nos pênaltis, e ficou com o título de campeão da Supercopa APPM de Futebol Amador, fase regional do Território Entre Rios, e pôs fim a um longo jejum sem títulos da seleção principal.
Um título, uma longa espera e muito sofrimento no fim do jogo.
Com bola rolando, Regeneração fez 80 minutos de jogo quase perfeito. Logo aos 10, Icássio Piauí foi derrubado na entrada da área. Laércio o Carrasco foi para a cobrança de falta, mandou um chute seco e rasteiro no canto esquerdo do goleiro Fernando, que ainda se esticou todo, mas não achou nada – 1 X 0.
O segundo tempo foi tranquilo, estava tudo dominado. Regeneração era superior, controlava as ações do jogo, atacava mais, e o segundo gol parecia uma questão de tempo, mas demorou um pouco, só veio aos 34 minutos. Do meio-campo, Lorival fez uma ótima enfiada de bola para Renildo no campo de ataque. O craque ganhou dos zagueiros na corrida, botou a bola na frente, invadiu a área e tocou com muita categoria na saída do goleiro de Hugo para fazer 2 X 0. Com o segundo gol da seleção, parecia que estava tudo liquidado, o caixão tinha sido fechado e os pregos batidos, o título estava ganho. O adversário pouco ameaçava o gol de Regeneração. Porém, nos últimos 10 minutos da partida, Hugo Napoleão resolveu jogar, fez o que não tinha feito o jogo inteiro e foi buscar um empate que parecia impossível.

Só está na foto quem fez gols, Laércio o Carrasco e Renildo, fizeram os dois gols da seleção na final. Já estão na história.
De muito longe. Aos 40 minutos Irapuã acertou um lindo chute, a bola foi no ângulo do goleiro Paca, 2 X 1.
Aos 44, faltando um minuto para o fim do jogo, Lelê derrubou Irapuã dentro da área. Pênalti! Bodin foi para a cobrança e empatou 2 X 2.

O torcedor regenerense que chegou a soltar o grito de campeão quando Renildo fez o segundo gol, ficou em choque nas arquibancadas e entrou em desespero. Parecia inacreditável o empate de Hugo. O título que esteve nas mãos tinha escapado, a decisão ia agora para o sofrimento dos pênaltis e o resultado era uma loteria.
Campeão nos pênaltis da Supercopa APPM de Futebol Amador.

As penalidades foram marcadas por uma extrema competência dos jogadores de Regeneração, todos bateram bem e botaram a bola no fundo das redes. No fim, fecharam os tiros livres com uma vitória por 5 X 3 em cima de Hugo.
Veja como foi a sequência de batedores da seleção de Regeneração.
Pelo lado de Regeneração, Icássio Piauí foi o primeiro a bater e converteu.
Lourival – Fez;
Felipe – Gol;
Lulu – Gol;
Raimundo do Morro

Caiu nas costas do veterano Raimundo do Morro o peso e a responsabilidade de bater o último pênalti, e o lateral de 39 anos de idade não decepcionou. Tomou distância da bola, correu e encheu o pé, bateu alto no canto esquerdo e foi para o abraço. Acabava uma longa espera! Terminava um jejum que durava mais de uma década sem um título grande ao futebol regenerense.
Mesmas caras de sempre
As últimas quatro participações da seleção regenerense no principal campeonato de seleções da região foram de boas para muito ruim. Em 2017, o time foi eliminado dentro de casa, nas semifinais, perdeu nos pênaltis para a seleção de Francisco Aires. Em 2019, outra eliminação sofrida para Francisco Aires, demos adeus ao III Copão AMPAR, perdendo no Estádio Pereirão por 1 X 0. Em 2022, um grande vexame, a seleção foi eliminada na 1ª fase.
Já na 1ª Supercopa APPM de Futebol Amador em 2023, a seleção fez uma campanha de altos e baixos, jogava muito bem e goleava seus adversários fora de casa, porém, dentro de seus domínios, o time inexplicavelmente pipocava, não conseguia se impor, e terminou sendo eliminado em pleno Estádio Alfredão após derrota de 2 X 1 para Palmeirais.
Virginaldo e o goleiro Zé Ricardo: A união foi o segredo e a força.

Havia um ponto em comum entre todos esses times. Desde 2017, Regeneração mantinha praticamente a mesma base, ou seja, as mesmas caras, o elenco de jogadores não mudava muito, o que fez o time carinhosamente ganhar o apelido de “seleção da panelinha”. Mas o que mudou então e fez o time ser campeão? Para o treinador Virginaldo e o goleiro Zé Ricardo, o que mudou foi a chegada de um componente que não havia antes: respeito e união.
– Regeneração tem grandes atletas, agora, antes não estava dando certo, depois de 2013, é porque não tinha união entre os atletas mesmo e comissão. Esse ano, graças a Deus, está dando tudo certo e está tendo união entre jogadores e comissão (…). Esse ano é porque nós estamos na união, todos os atletas, comissão, revelou Zé Ricardo.
O que temos é a união, o que a gente tem que discutir, a gente discute no grupo e lá no grupo fica, a gente sempre está escolhendo o melhor para nossa cidade, falou Virginaldo, logo após a classificação para a final, em entrevista á Radio Tribuna de Regeneração.
Remanescentes campeões de 2013, protagonistas de dois títulos.

Eles ainda eram muito jovens, alguns nem sequer tinham atingido a maioridade no ano de 2013, mas já vestiam a camisa da seleção regenerense e fizeram parte daquela conquista.
Para 6 jogadores, o título da Supercopa APPM de Futebol Amador – Copão AMPAR, é ainda mais especial. São eles – Raimundo do Morro, Badinha, Lourival, Mauricio o Nim, estavam na cidade de Demerval Lobão no histórico dia 07 de dezembro de 2013, mas além deles, estavam também o zagueiro André, o volante Lulu, e o capitão Josean. São bicampeões, sem nenhuma dúvida marcaram uma página no futebol regenerense.
Confira como foi a campanha da seleção de Regeneração na caminhada rumo ao título da Supercopa APPM de Futebol Amador 2024.
1ª fase da Supercopa APPM de Futebol Amador:
1º jogo – Regeneração 2 X 1 Arraial;
2º jogo – Regeneração 2 X 2 Santo Antônio dos Milagres;
3º jogo – Regeneração 4 X 1 Mulato.
Oitavas de final:
Regeneração 4 X 1 Demerval Lobão.
Quartas de final:
Regeneração 2 X 0 Santa Cruz dos Milagres.
Semifinais:
Regeneração 4 X 1 Curralinhos.
Grande final:
Regeneração 2 X 2 Hugo Napoleão.
Pênaltis:
Regeneração 5 X 3 Hugo Napoleão.
26 anos da maior conquista do futebol regenerense.

Em 1998, Regeneração ganhou o maior campeonato de futebol amador do Piauí, o Intermunicipal de Seleções Piauienses. Carlão foi o treinador daquele extraordinário time.
A conquista de Angical separa também o futebol regenerense de outro importante e histórico título, o Intermunicipal de Seleções Piauienses de 1998. Organizado pela Associação dos Profissionais da Crônica Esportiva do Estado do PI (APCDEPI), o Intermunicipal reunia praticamente todas as cidades do estado, com jogos o ano inteiro.
No ano de 1998, Regeneração fez história e sagrou-se campeã do mais importante e cobiçado título do futebol amador do Piauí, dado o alto nível das equipes. Havia quem dissesse que era mais difícil ganhar o Intermunicipal entre os municípios piauienses do que o próprio Campeonato Piauiense. Carlos José Ferreira Brandão, o Carlão, foi o treinador daquele lendário time.
Fase Estadual da Supercopa APPM de Futebol Amador
Quando foi idealizada pela Associação de Prefeitos do Estado do Piauí, a Supercopa APPM de Futebol Amador nasceu para ser um campeonato intermunicipal, nos moldes do que era organizado antigamente pela Associação dos Cronistas Profissionais do Piauí.
Entretanto, no caso do campeonato dos prefeitos, a competição começa pelas chamadas fases regionais para só depois ir para a estadual.
Na primeira etapa, a Supercopa APPM de Futebol Amador privilegia as disputas regionais dos 12 territórios do estado.
De cada território se classificam o campeão e o vice para a fase estadual. Agora vão acontecer os duelos de território contra território.
Regeneração e Hugo Napoleão fazem parte do Território Entre Rios e foram as duas cidades classificadas para as disputas de cidades contra cidades de regiões diferentes do Piauí.
Confira quem são as outras cidades que já estão garantidas para a fase estadual da Supercopa APPM de Futebol Amador 2024:
Território Carnaubais:
Campeão: Seleção de Cabeceiras.
Vice-campeão: São Miguel do Tapuio.
Território Chapada das Mangabeiras:
Campeão: Cristino Castro.
Vice-campeão: Bom Jesus.
Território Cocais:
Campeão: Domingos Mourão.
Vice-campeão: São João da Fronteira.
Território Planície Litorâneas:
Campeão: Murici dos Portelas.
Vice-campeão: Seleção de Cocal.
Território Serra da Capivara:
Campeão: Seleção de São João do Piauí.
Vice-campeão: Seleção de Dirceu Arcoverde.
Território Planície Litorâneas dos Rios do Piauí e Itaueira:
Campeão: Seleção de Paslandim.
Vice-campeão: São José do Peixe.
Território Vale do Canindé:
Campeão: Seleção de Colônia do Piauí.
Vice-campeão: Seleção de Santo Inácio.
Território Vale do Sambito:
Campeão: Elesbão Veloso.
Vice-campeão: Seleção de Novo Oriente.
Território Vale do Guaribas:
Campeão: Seleção de São Francisco Santos.
Vice-campeão: Seleção de Inhuma.
Território Alto do Parnaíba:
Campeão: Seleção de Uruçuí.
Vice-campeão: Ribeiro Gonçalves