A 5ª Liga das Estrelas de Futsal de Regeneração, que começa na noite desta sexta-feira, promete ser histórica. A edição 2023 da Liga de Futebol de Salão, organizada pelo desportista professor Elton Ferreira e Marinete Moura, não estará entre os maiores, mas será o maior evento esportivo do mundo do futsal já realizado na terra de Bruenque, tanto em número de clubes quanto na quantidade de jogadores e jogadoras que estarão envolvidos na competição.
Na tarde desta quinta-feira, às vésperas do início do campeonato que vai mexer com a cidade durante dois meses, o portal Bruenque.com.br conseguiu falar com o seu idealizador.

Os números dão uma dimensão de como a Liga das Estrelas cresceu. Este ano, a maior competição de futsal de Regeneração vai contar com 33 times de Regeneração e outras seis cidades da região do Médio Parnaíba. Mais de 500 atletas vão brigar pelos três troféus de campeão que estarão em jogo na disputa da 5ª Liga.
Liga das Estrelas de Futsal Masculino (14 times).
Super Liga das Estrelas das Escolas (15 times).
Liga das Estrelas de Futsal Feminino (4 equipes).
Elton Ferreira diz não se lembrar de jamais ter visto outro evento tão grande, com tantos clubes envolvidos, no esporte regenerense.
– Faz muito tempo que eu vivo, faço e acompanho o esporte em Regeneração. Não me lembro de qualquer outro evento esportivo na cidade de Regeneração com tantas equipes – seja campeonato de futsal, campeonato de futebol, de vôlei, de basquete. Não lembro de outro campeonato, de outro evento que tenha envolvido tantas equipes e tantos atletas ao mesmo tempo. Na quinta edição, a Liga das Estrelas vai ter na disputa trinta e três times, brigando pelos três títulos em disputa. Então eu me sinto muito realizado, muito grato. Grato a todos os dirigentes de futsal, grato a todos os jogadores, grato a todos os diretores e alunos de escolas públicas, grato a todos que compraram a Liga das Estrelas, confiaram no trabalho sério do professor Elton. Eu quero fazer a melhor liga de todos os tempos, não quero decepcionar nenhuma das pessoas que confiaram em mim.

Tem muita gente envolvida na realização da Liga das Estrelas.
Elton destacou ainda que não é só ele que faz a Liga das Estrelas, ele é apenas uma parte importante. Além dele, há muitas outras pessoas que trabalham para a liga acontecer e ele fez questão de lembrar e agradecer antes mesmo do campeonato começar, nesta noite.
– A Liga das Estrelas não é feita apenas pelo professor Elton. Quero desde já agradecer a todos que ficam por trás da liga, que ficam nos bastidores, por trás dos jogos. Por trás do espetáculo dentro da quadra, existe uma equipe de pessoas que presta um trabalho muito valioso para a Liga acontecer – tem o André Morais (o Kaikai), ele é o presidente da comissão de arbitragem, ele é quem escolhe e traz para apitar a liga os melhores árbitros da região. O Kaikai é uma pessoa em quem eu confio muito. Tem as pessoas que ficam na bilheteria cuidando da venda dos ingressos, tem as pessoas que ficam na porta, tem os gandulas, que cuidam para que a bola não falte dentro da quadra, tem minha equipe de mesários, o Thesco registra tudo que acontece no jogo, tem o Bobô, o rapaz que cuida para que a quadra fique limpinha o jogo todo e nenhum jogador escorregue. Enfim, é muita gente que colabora para que esse evento aconteça, agradeceu o professor Elton às muitas pessoas que contribuem.
Não ganho dinheiro.
Com 7500 reais já garantidos para o campeão e vice-campeão da 5ª edição da Liga das Estrelas, Elton revelou ao Portal Bruenque que não ganha dinheiro com a realização do campeonato. Seu maior objetivo é contribuir com o desenvolvimento desse esporte, fazer o futsal crescer em Regeneração.

– Eu quero fazer muito bonito, eu quero proporcionar lazer aos desportistas de Regeneração, eu quero movimentar a cidade de Regeneração. O nome da Liga das Estrelas se espalhou para fora de Regeneração, a Liga atraiu o interesse de times de outras cidades. Vão vir times e muitas pessoas de outras cidades da região para Regeneração, e eu e toda minha equipe queremos fazer muito bonito. Na Liga das Estrelas, minha maior preocupação é que a bilheteria do jogo dê para pagar todas as despesas da partida. Quando isso acontece, eu já fico muito satisfeito. Quando o dinheiro da bilheteria dá para pagar todas as despesas e sobra dinheiro, eu não fico com esse dinheiro. Minha esposa, Marinete, faz um caixa de reserva com tudo que sobra. Na Liga das Estrelas do ano passado, nós jogamos uma boa parte desse dinheiro em cima da premiação dos times. Nós usamos esse dinheiro de lucro da bilheteria para melhorar a premiação das equipes, para aumentar o valor da premiação tanto no masculino quanto no feminino e também das premiações individuais que damos no jogo final. Eu não ganho dinheiro com a Liga das Estrelas, minha preocupação é sempre oferecer o melhor que eu puder para todas as equipes envolvidas. Futsal na veia, eu quero o melhor para o futsal, e aumentar o valor da premiação é sempre o melhor para os times.
Abertura da 5ª Liga das Estrelas de Futsal – rodada dupla.

O grande jogo de abertura da 5ª Liga das Estrelas de Futsal de Regeneração acontece hoje à noite, no ginásio esportivo Gonçalo Teixeira Nunes. Às 20 horas, entram em quadra Mil Grau e Seleção de Olho d’Água. Logo em seguida, Internacional de São Gonçalo e Geração 2000 fazem seus jogos de estreia na Liga.
– Eu quero fazer um convite especial para esta noite, a todos os desportistas e não desportistas regenerenses, a saírem de suas casas hoje à noite e virem ao Ginásio Gonçalo Nunes para ver a grande abertura da 5ª Liga das Estrelas de Futsal. Vai ser o maior campeonato já feito em Regeneração, um evento que vai trazer muita moral para Regeneração e trazer também muitas pessoas de outras cidades. Venham hoje à noite para o Ginásio Coberto, vão ser dois grandes jogões.
Ano de criação.
Com poucas equipes e gastando dinheiro do próprio bolso, porque as rendas não cobriam todas as despesas, a Liga das Estrelas (hoje maior evento esportivo de Regeneração) foi criada pelo Professor Elton no ano de 2017. Em 5 anos, a competição se tornou uma grande referência quando o assunto é futebol de salão.
Manoel de Jah na narração: narrou as últimas duas finais do Médio Parnaíba de Seleções.

já está confirmado, o locutor e narrador esportivo da Rádio Meio Norte, Manoel de Jah, vai narrar o jogo que abre a 5ª Liga das Estrelas de Futsal de Regeneração entre Mil Grau e Seleção de Olho d’Água. Segundo revelou o professor Elton, a liga 100% de futsal fechou uma parceria com Jah para ele narrar o jogo de abertura e a grande final.
Imagens da Liga das Estrelas.
