Bruenque.com.brPOLITICAPesquisa Quaest revela empate técnico na corrida pela prefeitura de Teresina entre Sílvio Mendes e Fábio Novo.

Pesquisa Quaest revela empate técnico na corrida pela prefeitura de Teresina entre Sílvio Mendes e Fábio Novo.

Encomendada pela TV Clube, a mais recente pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Teresina mostra um cenário altamente acirrado entre os dois principais candidatos na disputa, Sílvio Mendes e Fábio Novo, segundo levantamento feito pela Quaest, realizado entre os dias 13 e 15 de setembro de 2024.

Pesquisa Espontânea (sem apresentar nome dos candidatos):

Na pesquisa espontânea, quando não é apresentado aos entrevistados o nome dos candidatos que estão na disputa, Sílvio Mendes aparece com 36%, enquanto Fábio Novo vem logo atrás com 25%. Considerando a margem de erro, Sílvio Mendes tem entre 33% e 39%, enquanto Fábio Novo, do PT, aparece com margem entre 22% e 28%. Esses números mostram uma forte polarização na disputa eleitoral na capital piauiense.

Dr. Pessoa (PRB) tem 2% das intenções de voto (com margem de erro entre 0% e 5%). Francinaldo Leão (PSOL), Professor Tony (Novo) e Santiago Belizário (UP) foram citados, mas não alcançaram 1% das intenções de voto.

Lourdes Melo (PCO), Telcirio Alencar (Mobiliza) e Geraldo Carvalho (PSTU) não foram citados na pesquisa.

Além disso, chamou atenção o percentual significativo de eleitores indecisos, que representaram uma parcela relevante: 36% disseram ainda não saber em quem vão votar no dia 6 de outubro. Ou seja, há ainda um grande contingente de votos a ser disputado, o que deixa o cenário totalmente aberto.

Branco/Nulo/Não votarão: 4%.

Voto Estimulado:

Na pesquisa estimulada, quando o nome de todos os candidatos e seus respectivos partidos são apresentados aos eleitores, os números para a Prefeitura de Teresina mostram mais uma vez Sílvio Mendes e Fábio Novo tecnicamente empatados.

Neste cenário, Sílvio Mendes lidera com 44% das intenções de voto (margem de erro entre 41% e 47%), seguido por Fábio Novo (PT), com 40% (margem de erro entre 37% e 43%).

Dr. Pessoa (PRB) aparece com 4% das intenções de voto (margem de erro entre 1% e 7%). O Professor Tony (Novo) tem 1% (margem de erro entre 0% e 4%).

Francinaldo Leão (PSOL), Santiago Belizário (UP), Lourdes Melo (PCO), Telcirio Alencar (Mobiliza) e Geraldo Carvalho (PSTU) não foram citados.

Indecisos: 7%.

Branco/Nulo/Não votarão: 4%.

Segundo Turno:

No cenário de segundo turno, a disputa entre Sílvio Mendes e Fábio Novo permanece apertada, com diferença mínima nas intenções de voto entre os dois candidatos:

Sílvio Mendes: 49% (margem de erro entre 46% e 52%)

Fábio Novo: 44% (margem de erro entre 41% e 47%)

Indecisos: 4%

Rejeição:

A rejeição, fator que pode prejudicar o crescimento de um candidato, mostra que o atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, enfrenta altíssimos níveis de rejeição. Ele é o candidato mais rejeitado, com 84% dos entrevistados afirmando que não votariam nele, o que praticamente elimina suas chances de reeleição. Em seguida, aparece Lourdes Melo, com 58% de rejeição.

Rejeição dos outros candidatos:

Fábio Novo (PT): 37%

Geraldo Carvalho (PSTU): 28%

Sílvio Mendes (União Brasil): 26%

Professor Tony (Novo): 19%

Sílvio Mendes e Fábio Novo apresentam níveis de rejeição relativamente baixos, com 26% e 37%, respectivamente.

Avaliação da Gestão do Atual Prefeito, Dr. Pessoa:

Avaliação Positiva: 6%

Avaliação Regular: 21%

Avaliação Negativa: 71%

Não souberam avaliar: 2%

Análise do Cientista Político Felipe Nunes:

Em análise feita pelo diretor da Quaest e doutor em ciência política Felipe Nunes, a eleição para a Prefeitura de Teresina está sendo uma das mais interessantes do país. Segundo ele, a disputa entre Sílvio Mendes e Fábio Novo está muito acirrada, refletindo um padrão observado em várias outras capitais.

– “O Sílvio Mendes tem um eleitorado mais masculino, de renda e escolaridade alta, com grande presença de evangélicos, semelhante ao perfil de votação de Bolsonaro em 2022. Por outro lado, Fábio Novo é mais bem votado entre mulheres, pessoas com renda e escolaridade mais baixas, e católicos. Ele também reproduz o padrão de votação de Lula em 2022. Teresina, neste momento, apresenta uma polarização social muito parecida com a polarização política que vimos no Brasil em 2022: homens de um lado, mulheres de outro; católicos de um lado, evangélicos de outro; renda e escolaridade altas de um lado, renda e escolaridade baixas do outro. Por isso, será uma eleição tão acirrada”, destacou Nunes logo após a divulgação da pesquisa, em entrevista à jornalista Denise Freitas, no Piauí TV 2.

Foram ouvidos 852 eleitores entre sexta-feira e domingo. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PI-08643/2024.

Onde está Lívia? Câmeras registram última imagem de jovem que desapareceu em Jardinópolis

Se inscreva

Related articles

Maior acidente rodoviário no Brasil deixa 39 mortos em Minas Gerais

Na madrugada deste sábado, 21 de dezembro, um terrível...

Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados em Regeneração

Na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, foram diplomados...

Carreta transportando 30 toneladas de toras de eucalipto capota no bairro Buritizinho

Um caminhão Mercedes-Benz carregado com aproximadamente 30 toneladas de...

Um pouco sobre nós

José Pereira

O editor e fundador do portal bruenque.com.br. Há duas décadas joga no time do jornalismo da Rádio Tribuna de Regeneração: produziu e editou milhares de matérias, reportagens e entrevistas ao longo de 23 anos atuando na área.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui