Depois de correr e representar o Estado do Piauí, no pelotão da elite, da 98ª Corrida Internacional de São Silvestre, o corredor regenerense, Fábio Bernardo Vieira, atingiu mais uma importante conquista na sua vida de atleta.
Fabinho foi convocado pela primeira vez para disputar a Copa Norte-Nordeste de atletismo e tornou-se agora o mais novo integrante da equipe oficial de corredores do Piauí nessa prova.
Fábio Bernardo, convocado para a Copa Norte-Nordeste de Atletismo
Foi o próprio presidente da Federação Piauiense de Atletismo, Jozimar Venção, que ligou pessoalmente para Fabinho e deu a notícia da convocação.
O Troféu Norte-Nordeste de Atletismo, Loterias Caixa, uma das mais tradicionais competições do atletismo brasileiro, em 2024, vai ser disputado entre os dias 11 e 12 de maio, na pista da Universidade Federal da cidade de Aracaju, Estado de Sergipe.
No começo da noite, dessa quinta-feira, 18 de abril, o Portal Bruenque conseguiu falar com Fábio Bernardo. O corredor estava eufórico com a convocação da Federação Piauiense para a principal corrida da Região Nordeste.
– Estou muito feliz, mas muito feliz mesmo com a convocação para a equipe piauiense de atletismo, que vai disputar este ano o Troféu Norte-Nordeste de atletismo em Aracaju. Quando recebi a notícia, me senti um verdadeiro corredor olímpico, um atleta que estava sendo convocado pela primeira vez para disputar uma Olimpíada, depois de ter se sacrificado muito para atingir todos os índices classificatórios, disse Fabinho, bastante emocionado com o acontecimento.
Fabinho: o 9º melhor corredor do Brasil

Como já dito, Fabinho correu como representante oficial do Estado do Piauí, na 98ª Maratona Internacional de São Silvestre, e fez bonito.
Mais uma vez, a maior corrida de rua do Brasil foi vencida pelos invencíveis quenianos. Entretanto, Fabinho teve muito o que comemorar. Voltou para o Piauí com dois extraordinários resultados na bagagem. Na disputa por categoria, de 24 a 29 anos, o corredor piauiense cruzou a Brigadeiro Faria Lima com o tempo de 54:58 e terminou como o nono melhor corredor do Brasil.

Na classificação geral da São Silvestre, o maratonista regenerense cruzou a linha de chegada na 54ª posição. Na volta à Terra de Bruenque, foi recebido como um verdadeiro campeão olímpico, com uma carreata que saiu da entrada da cidade e percorreu a principal avenida de Regeneração, a Avenida Alberto Leal Nunes.
Penta campeão da Corrida das Quatro Estações

Entre os resultados mais expressivos alcançados por Fábio Bernardo em 2024, destaca-se a conquista do pentacampeonato do Circuito de Corrida das Quatro Estações de Teresina. No ano passado, Fábio conseguiu o feito de vencer as quatro etapas do circuito nos 15 km: Inverno, Outono, Primavera e Verão.
Próximas corridas
Além do Regional Norte-Nordeste de Atletismo, nos próximos dias, Fabinho terá pela frente três das mais importantes corridas de rua do Circuito Piauiense em 2024: a Track&Field Run Series, também conhecida como a Meia Maratona do Banco Santander, o Circuito Clube de Corridas de Rua e a Floriano Run.
– Correr o Troféu Norte-Nordeste é mais um momento muito importante, um momento de glória para mim, assim como foi disputar a São Silvestre, representando o Estado do Piauí. Foi muito difícil chegar até aqui, não se conquista nada na vida sem uma boa dose de sacrifício. Minha rotina de atleta não é nada fácil, como todo mundo sabe, sou um corredor gari. Durante o dia trabalho no carro de lixo da prefeitura e só tenho tempo de treinar especificamente no fim da tarde, depois de um dia puxado de trabalho, quando acaba meu expediente. Sábado e domingo são os dias que acontecem as corridas. Não é moleza, mas vejo que todo esse sacrifício valeu e está valendo a pena. Trago sempre muitas vitórias para minha cidade de Regeneração, destacou.
Fabinho, que recebeu com grande emoção a notícia de sua convocação para representar o Estado do Piauí na Copa Norte-Nordeste de Atletismo, o corredor viu o fato como um reconhecimento da Federação Piauiense de Atletismo a sua dedicação e esforço contínuo.
– Essa convocação me deixa muito realizado como corredor. É mais um reconhecimento da Federação Piauiense de Atletismo pelo meu trabalho, pelo tanto que eu me esforço, treino e me dedico para correr em alto nível. Depois dessa convocação, vejo que todo meu sacrifício valeu a pena, pois estou conseguindo meus objetivos. Vou correr os 10 mil metros em Aracaju. É uma prova que exige muito do corredor. Não basta só correr, existe toda uma técnica para o corpo aguentar, e eu já estou me preparando forte com a ajuda do meu treinador Júlio César, para trazer um bom resultado, se Deus quiser, finalizou Fábio Bernardo.
Fabinho é funcionário da Prefeitura Municipal de Regeneração, lotado no setor de coleta e limpeza da cidade. Em Aracaju, Fábio vai correr a prova dos 10 km, um dos percursos em que ele é mais forte, e é sim uma grande aposta de medalha. A expectativa é que o corredor regenerense suba no lugar mais alto do pódio e, assim como na São Silvestre, Fabinho e toda a delegação piauiense, que é composta por vários outros atletas, voltem de Sergipe com mais um grande resultado para o atletismo do estado.
No último Troféu Norte-Nordeste, realizado em Pernambuco, o Piauí foi campeão no atletismo feminino. Diylla Eduarda Sobrinho Soares saltou 2 metros e 20 e foi a grande campeã no salto com vara. Outro ouro veio com Gabriela Fontinela Lima, que ficou com o troféu de campeã na prova dos 200 metros.

Jozimar Venção, presidente da Federação Piauiense de Atletismo, levou para Recife 34 atletas. Na classificação geral do Norte-Nordeste de Pernambuco, o Piauí ficou com a terceira colocação, com 316 pontos.
Com Fabio Bernardo Vieira na delegação, o Piauí espera repetir o feito de 2018, uma das melhores participações do Estado no Norte-Nordeste de Atletismo. Naquele ano, o Piauí conquistou 27 medalhas, cinco de ouro, nove de prata e 13 de bronze. A meta em Aracaju é superar essa marca.