Na próxima terça-feira, 31 de dezembro de 2024, acontece a maior corrida de rua da América Latina, a tradicional Corrida de São Silvestre. Este ano, 37.500 corredores do Brasil e do mundo disputarão a prova pelas ruas de São Paulo, e o Estado do Piauí estará muito bem representado. Entre esses milhares de atletas profissionais e amadores, um é muito especial: Fábio Bernardo Vieira, o Fabinho, a grande sensação do atletismo piauiense, vai representar o Estado do Piauí pelo segundo ano consecutivo.

O maratonista, natural da cidade de Regeneração, embarcou do Aeroporto Petrônio Portela – Teresina, na tarde desta sexta-feira, 27, em um voo da LATAM com destino direto a São Paulo para disputar a 99ª corrida Internacional de São Silvestre.
Antes da viagem, Fabinho expressou ao portal de notícias de Regeneração o tamanho da conquista.
– “Correr a São Silvestre é o sonho de todo corredor, seja ele amador ou profissional. Já fiz história por ser convocado duas vezes consecutivas para representar Regeneração e o Estado do Piauí, o sentimento de realização é enorme. A emoção é muito grande. Estou muito otimista para a corrida deste ano. No ano passado, concluí o percurso dos 15 quilômetros da São Silvestre com o tempo de 54 minutos. Este ano, estou muito mais preparado, treinei muito e participei de muitas corridas ao longo do ano. Estou quase dois meses muito focado. Minha expectativa é superar essa marca do ano passado e cruzar a Brigadeiro abaixo dos 50 minutos. É minha meta. Se conseguir isso, será uma grande vitória.”, disse Fabio ao Portal Bruenque.
Pódios 2024
A indicação para correr a São Silvestre e representar o Estado foi da Federação Piauiense de Atletismo. Durante o ano, Fabinho obteve os melhores resultados entre os atletas do estado em provas oficiais de longa distância. “Vivi um ano coroado de vitórias.”
Abaixo, listamos algumas das principais corridas conquistadas pelo homem mais rápido do Piauí em provas de longa distância:
Campeão da Meia Maratona do Circuito Corrida de Rua, 21 km, em Teresina.
Conquistou a etapa de Parnaíba da corrida da TV Clube ( 10 Km)
Bicampeão da Santander Track & Field Run Series (Meia Maratona do Banco Santander 21 km).
Campeão da Meia Maratona Raimundo Lopes, na cidade de São João dos Patos, Estado do Maranhão (21 km).
Campeão na categoria da corrida internacional do Agronegócio da cidade de Petrolina, Pernambuco (15 km).
Bicampeão da Corrida das Quatro Estações em Teresina (etapa outono e inverno, nos 10 km) em 2023, Fabinho ganhou as etapas das quatros estações.
Vice-campeão da Meia Maratona Live! Run XP Fortaleza (corrida de nível internacional).
Bicampeão da Tradicional Corrida de Rua de São Raimundo Nonato.
– “Ganhei 29 corridas e subi no pódio 49 vezes este ano. Algumas dessas corridas foram especialmente marcantes para mim. Ganhar as duas etapas da corrida da TV Clube, tanto em Teresina quanto em Parnaíba, foi muito especial para mim. A Track & Field também foi uma corrida muito importante, o nível é muito alto, ser bicampeão da prova também foi muito bom. Ser convocado para disputar o Troféu Norte-Nordeste de Atletismo foi um sonho, sonhava em ser convocado para disputar o Troféu Norte-Nordeste de Atletismo desde que comecei a correr e esse ano pude concretizar isso.”
Fábio Bernardo Vieira tem 29 anos, é casado e pai de dois filhos. Ele começou a correr há cinco anos e, desde então, vem acumulando grandes resultados nas provas no Piauí e em outros estados. Este ano, foram 49 pódios e 29 vitórias. A corrida mais marcante do ano para ele aconteceu em Petrolina, Pernambuco.

– “Por volta do terceiro quilômetro, quando me livrei do povão, cruzei com a Etíope, Ayelu Lema Deme, que estava à frente do Pelotão das mulheres. Ela sinalizou com o dedo para eu puxar ela. Por mais de 12 quilômetros, corri à frente dela. A mulher corre demais, mas eu consegui manter o ritmo. Na chegada, me afastei e deixei ela passar. Ela foi campeã da prova e eu fui campeão na categoria. No fim, ela me agradeceu. Fui reconhecido por ela. A Ayelu Lema é uma corredora de nível internacional, ganhadora de dezenas de maratonas pelo mundo. Não sei se um dia eu e a Ayelu Lema Deme vamos nos encontrar, espero que sim, mas esse momento especial, puxar uma grande corredora do nível dela, teve um gosto muito especial, uma experiência que vou carregar para o resto da vida.
Ganhou uma reportagem na TV Globo Nacional

A rotina de Fábio Bernardo é cansativa e extremamente puxada. Há quase oito anos, Fabinho trabalha como funcionário do setor de coleta pública da prefeitura de Regeneração, ou seja, trabalha como gari do município, passando o dia correndo atrás do caminhão recolhendo lixo pela cidade. No fim da tarde, quando termina o expediente de trabalho, ele encontra tempo para dar início aos treinos específicos preparados pelo seu treinador, Júlio César.
Nos fins de semana, Fabinho compete em corridas por diversas cidades do Piauí e outros estados do Nordeste. Essa bela história de superação, inspiração, talento e vitória da grande sensação do atletismo piauiense não passou despercebida aos olhos da grande imprensa do país. Fabinho ganhou projeção nacional.
Em maio, a Rede Globo de Televisão e sua afiliada no Piauí, TV Clube, fizeram uma reportagem com Fabinho para ser exibida em rede nacional, no quadro “Correndo com o Hora 1”. Apresentado por Roberto Kovalic”. A matéria foi produzida e contada pela jornalista Stephanie Pacheco, que passou um dia em Regeneração acompanhando um dia da rotina do gari corredor.

– “Ter minha história mostrada na Globo para todo o país foi um privilégio muito grande. Fui visto nacionalmente e pude mostrar também a cidade de Regeneração para o Brasil todo. Sou muito grato à repórter da TV Clube e toda a equipe que veio até Regeneração fazer essa reportagem. Eles passaram um dia comigo, filmaram de perto minha rotina, viram que não é moleza trabalhar no caminhão do lixo, correr e, nas horas vagas, ainda trabalhar na roça. Este é meu dia a dia. Não sou melhor que ninguém. Mas acho que minha história serve de inspiração. Tem dias que chego em casa exausto, muito cansado, quebrado, mas nunca passou pela minha cabeça desistir. Eu sigo em frente em busca dos meus objetivos. Durante minhas corridas, encontro com muita gente que vem até mim e dizem, “Fabinho, eu te admiro muito, eu comecei a correr inspirado em você.” Isso é profundamente realizador para mim, saber que sirvo de inspiração para alguém, é muito gratificante ouvir alguém dizer que começou a correr inspirado em mim”.
Além disso, Fábio também foi destaque em uma reportagem do portal GE, com o título –Circuito Clube 2024:Gari supera obstáculos, evolui dos 10km aos 21km e garante 1º lugar na prova
Expectativa para São Silvestre
Fábio vem mantendo uma rotina pesada de treinos sob a supervisão do treinador Júlio César. O maratonista está na sexta semana de preparação para a tradicional Corrida de São Silvestre. Em 2023, Fabinho voltou para o Piauí, com dois extraordinários resultados na bagagem. Na disputa por categoria, de 24 a 29 anos, o corredor piauiense cruzou a Brigadeiro Faria Lima com o tempo de 54:58 e terminou como o nono melhor corredor do Brasil. Na classificação geral da São Silvestre, o maratonista regenerense cruzou a linha de chegada na 54ª posição.
– Estou na sexta semana de preparação para São Silvestre, no longão, estou correndo na faixa de 190 quilômetros por semana, mas já cheguei a rodar 230. Este ano me sinto muito mais preparado e mais confiante. A musculatura está melhor, mas temos que ser realista, o pódio é difícil, só se der uma zebra muito grande. Não é que eu seja ruim, mas o nível dos quenianos é alto demais. Muito acima dos corredores brasileiros. Vou buscar meu melhor rendimento e encostar o mais perto possível dos homens. Pensar em pódio é quase impossível, mas é possível sim chegar entre os 50 e 30 primeiros.
Bolsa Atleta: “Não consigo tirar da boca dos meus filhos”

Apesar dos bons resultados obtidos e de estar comprometido com uma rotina de treinamentos e participações em competições, o corredor lamenta nunca ter conseguido o Bolsa Atleta, um programa do governo que oferece suporte financeiro a atletas de alto rendimento.
– “Fiz tudo certo, já faz um bom tempo que solicitei o Bolsa Atleta, mas nunca tive resposta. Não sei bem exatamente quais são os critérios, mas conseguir essa bolsa seria fundamental para mim, melhoraria muito meus resultados. Este ano consegui o acompanhamento de uma excelente nutricionista, a doutora Gisele. Ela mudou muita coisa na minha alimentação, até mesmo o café. Ela passou suplementação e alimentação suplementar. Senti a diferença nas corridas, mas infelizmente nem tudo que ela pede eu não tenho condição de comprar, e jamais vou tirar da boca dos meus filhos para investir em mim. Se eu comprar para mim, vai faltar para comprar o leite deles amanhã. Essa seria uma das vantagens de ter o Bolsa Atleta, serviria para manter uma alimentação mais adequada para correr em alto nível, isso conta demais”.
Fábio Bernardo está viajando com todo o apoio da Prefeitura Municipal de Regeneração, que disponibilizou o custeio da viagem e a hospedagem do atleta na 99ª Corrida Internacional de São Silvestre.
1ª Corrida REGE RUN

Fabio Bernardo ainda está se preparando para um outro grande desafio. O maratonista está organizando a “1ª Corrida REGE RUN”, a primeira grande corrida de rua de Regeneração, que promete trazer grandes corredores do Nordeste até a cidade. A prova será disputada no dia 26 de janeiro e as inscrições seguem abertas no site bedasport.com.br, para quem ainda quiser correr pelas mesmas ruas que o maior corredor do Piauí corre e treina todos os dias.
Mais imagens
