A Maratona Internacional de São Silvestre chega á sua 98ª corrida, e a edição 2023 vai ser muito especial para Regeneração, uma pequena cidade de quase 18 mil habitantes , que fica no Centro Sul do Piauí, o corredor Regenerense, Fabinho, será o representante oficial do Estado para correr a mais tradicional corrida de rua do Brasil, disputada no último dia do ano nas ruas de São Paulo.
Fábio Bernardo Vieira foi indicado e inscrito pela própria Federação Piauiense de Atletismo para ser o representante do Estado e vai correr a São Silvestre no chamado pelotão da elite, lugar da largada de onde saem os melhores corredores do Brasil e do mundo, entre eles, os famosos Quenianos, maiores campeões da corrida.
O corredor Regenerense embarcou da cidade de Teresina, nas primeiras horas da madrugada, desse último sábado, 23 de dezembro, em um voo da LATAM, rumo à São Paulo para disputar a 98ª corrida Internacional de São Silvestre. Ao Portal Bruenque, Fabinho expressou o tamanho da conquista.
– É um sonho correr a Maratona Internacional de São Silvestre, é o sonho de todo corredor, pelo menos uma vez na vida, participar da maior maratona do Brasil, e graças a deus, eu vou realizar esse sonho, preciso também agradecer a Prefeitura de Regeneração, o Prefeito Seu Dua e meus pequenos patrocinadores, que estão me dando todo apoio nessa maratona. Estou no meu auge, no meu melhor momento, vou para São Paulo com uma expectativa muito boa, esse está sendo meu melhor ano, consegui meus melhores resultados, e não quero só completar a prova, sei que esse ano é quase impossível chegar na frente dos Quenianos, mas estou indo para a São Silvestre para trazer uma boa colocação, quero trazer um bom resultado para Regeneração e o Estado do Piauí, com fé em deus, vou conseguir orgulhar meu Piauí.
Trajetória no atletismo
Fábio Bernardo Vieira tem 28 anos, é casado, pai de dois filhos e trabalha como funcionário público da Prefeitura de Regeneração , no setor de coletas. Apesar do currículo imensamente vitorioso, Fabinho não tem uma trajetória longa no atletismo. sua primeira corrida só aconteceu há quatro anos atrás, foi na tradicional corrida de rua do aniversário de Regeneração, Fábio venceu a prova, o fato não passou despercebido aos olhos de um experiente e veterano de maratonas, o Fisioterapeuta Jefferson Sousa, que enxergou um grande potencial no garoto de 24 anos, e o convidou para participar de outras provas fora de Regeneração.
Fábio passou a fazer parte do grupo de corridas da Athos Academia e desde então, ao longo de quatro anos, obteve grande destaque nessa modalidade e se tornou um fenômeno das corridas em todo Estado do Piauí, reconhecido como uma celebridade por onde passa.
Tetracampeão do Circuito das Quatro Estações de Teresina

Fabinho tem toda razão quando diz que está vivendo seu melhor ano, e os números não deixam nem uma dúvida quanto a isso.
Em 2023, o corredor Regenerense cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, em praticamente todas as grandes provas do circuito de corridas de ruas piauiense. Literalmente, o corredor Regenerense voou a passadas bem largas.
Entre os feitos gloriosos, um não pode deixar de ser exaltado, Fábio Bernardo conseguiu a proeza de ganhar no mesmo ano, as quatro edições do Circuito de Corridas das Quatro Estações : Outono, Inverno, Primavera e Verão.

Todas às quatro provas foram realizadas nas ruas de Teresina, no percurso dos 15 Km, mesma distância da Maratona de São Silvestres.
Mas não foi só isso, Fábio Bernardo Vieira também venceu e garantiu o lugar mais alto do pódio em outras importantes corridas do circuito :
Pódios 2023
1 – Campeão da “Volta de Floriano”, corrida que abre o calendário de corridas de ruas do Estado do Piauí ( 10 Km);
2- Foi campeão da 6ª Meia Maratona de Parnaíba, 18 a 29 anos ( 15 Km );
3- Venceu a Santander Track & Field Run Series ( Meia Maratona do Banco Santander );
4- Foi Bicampeão da “Corrida da Sobra” 2023,percurso disputado nas ruas de Teresina, em 2021, Fabinho ganhou a mesma prova nos 10 km;
5 – Ganhou a “Floriano Rum” ( 10 Km);
6 – Campeão da Corrida dos Fisioterapeutas em Teresina ( 16 Km );
7 – Primeiro lugar na Corrida da Unimed Teresina ( 16 Km );
8 – Venceu a 1ª corrida Loucos Por Cristo 7 Km, cidade de Parnaíba;
9 – Campeão da Corrida da OAB Teresina;
10 – 1° lugar na tradicional corrida de Coroatar, em Picos ( 7 Km );
11 – Venceu a 1ª prova do Circuito Nordeste de Corrida – Band Piauí ( 15 Km).

Além disso, Fábio ainda colecionou dezenas de pódios, em várias corridas alusivas ao aniversário de cidades pelo interior do Estado do Piauí, duas dessas provas mereceram uma especial atenção.
No dia 24 de Junho , Fabinho ganhou a corrida de aniversário da cidade de São Raimundo Nonato, no dia seguinte, domingo (25), venceu a corrida de rua da cidade de Miguel Alves, o que mais impressionou, foi o fato do maratonista de Regeneração ter vencido as duas corridas em menos de 24 horas.
Um amador em outro patamar

Tantas vitórias e tantos pódios trouxeram ao atleta o reconhecimento da Federação Piauiense de Atletismo, e a sonhada indicação para ser o corredor do Piauí na 98ª Corrida de São Silvestre. Fábio Bernardo é considerado hoje o melhor corredor do Estado do Piauí nos 10 e 15 Km. Porém nem tudo foram flores, a condição de melhor corredor do Estado e número 1 do ranking, também trouxeram constrangimentos esportivos, algumas cidades tentaram impedir que Fabinho corresse suas maratonas.
– Na corrida de aniversário da cidade de Angical do Piauí, os organizadores da corrida me impediram de concorrer a premiação, disseram que eu até poderia correr, mas se ganhasse, não ia ficar com o dinheiro da premiação, a justificativa deles é que eu estava em um outro patamar, em um nível muito acima dos outros corredores ; na cidade de Tanque do Piauí, aconteceu a mesma coisa, não queriam me deixar correr, a justificativa foi a mesma, que eu era muito melhor que os outros, mas graças a deus na ultima hora, na cidade de Tanque, os organizadores refletiram, voltaram atrás e me deixaram correr. Tanto o que aconteceu em Angical, como no Tanque, foi sem lógica e injusto, eu não sou um corredor profissional, não vivo de correr, bem que eu queria viver só de corridas, dedicar todo meu tempo só para treinar, mas não posso me dar esse luxo, tenho que trabalhar duro embaixo de um caminhão todos os dias, sou um amador como todos os outros, minha única vantagem em relação aos outros, é que eu me preparo muito, eu me dedico muito, eu treino muito, uma obrigação de todo corredor, exatamente para isso, para superar meus adversários durante as corridas e vencer, e eu não posso ser penalizado por isso. A maioria das corridas que participo, são corridas de ruas de aniversário de cidades, e tem as particulares. Se todas as cidades forem me proibir de competir, porque eu me preparo bem para vencer, assim, eu não vou mais correr nem uma corrida no Piauí, lamentou Fábio Bernardo.
Júlio César : um divisor de águas

Nos últimos dias antes da viagem para São Paulo, Fabinho intensificou os treinamentos com o acompanhamento do treinador Júlio César. Fábio conheceu o Professor de educação física no final de 2022, e passou a ter seu auxílio, explicou que Júlio foi muito importante na sua evolução como corredor.
– Antes de conhecer o Júlio César, eu só sabia que para ganhar, eu tinha que correr e correr muito , e quanto mais corresse melhor, mas não basta só correr, um corredor tem que ter as técnicas certas para cada corrida, foi o Júlio que me ensinou as técnicas certas para cada corrida, depois disso, meu rendimento e meu desempenho melhorou muito mais, revelou Fabinho.
Júlio César é natural da cidade de Campo Maior e é de lá que ele prepara toda base e as planilhas de treinamento para cada prova de Fabinho.
Rotina essa que é puxada e extremamente cansativa, como já dito, Fabinho é funcionário da Prefeitura Municipal de Regeneração, lotado no setor de coleta e limpeza da cidade, em outras palavras, trabalha como Gari do município, e precisa conciliar a dura e exaustiva rotina de trabalho, com o sonho de ser um maratonista.
Fabinho passa boa parte do dia correndo atrás de um caminhão e quando termina o expediente de trabalho, não vai para casa ter o justo e merecido descanso que todo trabalhador merece ter no final da tarde.
No fim do dia, Fabinho se dedica aos treinos, e volta novamente a percorrer as ruas de Regeneração, só que agora se preparando para as provas que vai correr no final de semana, no sábado e no domingo.
– O Júlio César adequou meus treinamentos, buscando uma conciliação com minha rotina de trabalho como Gari, só posso treinar na parte da tarde, pela manhã tem a coleta, tem dias que corro , cinco, dez , quinze, mas teve dias que eu já percorri 30 Km, destacou.
Júlio também é corredor e no ano de 1998, venceu a tradicional volta da Cajuina e conseguiu os índices classificatórios para correr a São Silvestres, mas infelizmente, por questões financeiras, não teve como ir para a cidade de São Paulo realizar o sonho de todo corredor.
Projeto Maranhão

Fabinho costuma dizer que gosta de desafios, no último mês do ano, voltou suas atenções para o Estado do Maranhão, lugar de grandes corredores, Terra do grande Adelson Alves Rodrigues, o Bêda.
Nesse tempo, disputou duas corridas, uma em Codó, a outra foi na cidade de Timom , foi campeão dentro da categoria (12 e 5 Km), nos dois municípios.

É do Maranhão que vem também aquele que talvez tenha sido o maior e mais expressivo resultado alcançado por Fábio Bernardo em 2023, no dia 08 de Setembro, Fábio percorreu 10 Km, em 34 minutos e 33 segundos e foi vice campeão da 1ª Meia Maratona Internacional de São Luís, nesse percurso. A corrida celebrava os 411 anos da cidade fundada pelos franceses no ano de 1612, teve mais de 2.500 pessoas inscritas e reuniu atletas profissionais de todo o Brasil e internacionais, entre eles, Emily Chebet e Moses Kiprop.
Na época, Fábio lamentou que se estivesse correndo com um tênis adequado, teria ganho a Maratona Internacional de São Luís.
Até dezembro, Fábio corria com um tênis normal, desses que qualquer pessoa usa no dia a dia.
– Nunca corri com um tênis bom, quando chovia era um deus nos acuda, o tênis que já era pesado, ficava mais pesado ainda e ficava um pouco mais complicado manter a pegada e competir com os outros corredores que corriam com um tênis mais leve, top de linha. Além disso, o tênis já estava ficando velho e bem desgastado, por conta disso, eu sentia que meu rendimento estava caindo nas corridas, a aceleração estava diminuindo.
No mês de dezembro, toda cidade de Regeneração, se uniu em uma grande rifa online.
A campanha tinha o objetivo de adquirir um calçado esportivo mais apropriado para Fábio correr a Maratona de São Silvestres.
Todo dinheiro arrecadado com a rifa e a colaboração de pequenos patrocinadores, R$ 900, foi utilizado para comprar o desejado tênis, que Fábio tanto queria. Porém, ainda muito distante dos melhores tênis que tem no mercado.
Entretanto, Bernardo ainda não possui um relógio de corridas, outro importante utensílio que é muito útil aos corredores para controlar o tempo e o ritmo durante o percurso.

Além de Fabinho, um outro corredor Regenerense estará representando a cidade de Regeneração na principal prova do atletismo brasileiro – Manoel Filho Viana. a “Lenda do Atletismo Regenerense”. Esse ano, Filho venceu a “XXII Corrida Carmem Maia” em Teresina e a “Floriano Rum”.
Meta e sonho de qualquer corredor, a maior corrida de rua da América Latina, não é o ponto final. Aos 28 anos , Fábio Bernardo Vieira ainda sonha muito, muito alto.
– Sonhar não custa nada e temos que sonhar e sonhar alto, tenho o sonho de um dia representar Regeneração, em uma Olimpíada, ou quem sabe num mundial de atletismo, ou uma edição dos jogos Pan-Americanos, nós precisamos sonhar e nos esforçar muito para realizar esses sonhos, são os sonhos que nos carregam, nada é impossível, finalizou.
A prova de rua mais famosa do Brasil tem sua largada marcada para 08h, do dia 31 dezembro, todo percurso de 15 Km será disputado na Avenida mais famosa do Estado de São Paulo Paul – a Avenida Paulista.
Regeneração e o Piauí vai parar para ver as rápidas e largas passadas do maior fenômeno das corridas no Estado , Fábio Bernardo, perto dos maiores atletas da elite mundial, na corrida de rua mais vista do Brasil.
