Bruenque.com.brGERAL“Hoje aplaudido, amanhã apedrejado”: carta aberta do radialista Tarcísio Silva comenta abandono político de Ciríaco Araújo; clima político na cidade de Regeneração é de tensão

“Hoje aplaudido, amanhã apedrejado”: carta aberta do radialista Tarcísio Silva comenta abandono político de Ciríaco Araújo; clima político na cidade de Regeneração é de tensão

Regeneração (PI) — “Na vida vivemos o céu e o inferno. Hoje somos aplaudidos, amados, queridos. Amanhã somos apedrejados, odiados, escorraçados.” Com essas palavras, o radialista Tarcísio Silva encerrou o programa Tribuna Informativa nesta segunda-feira (20), às 8h, ao ler uma mensagem, uma espécie de carta aberta que se tornou o centro das discussões políticas em Regeneração.

O manifesto, lido ao vivo na Rádio Tribuna FM, comenta o estado de abandono do vereador Ciríaco Araújo (PT) por seu próprio grupo político, liderado pelo prefeito Eduardo Alves Carvalho, o “Seu Dua”.

Desde o discurso bombástico de Ciríaco na sessão da última sexta-feira (17), o clima político na cidade é de tensão, e o tema domina as rodas de conversa e redes sociais, não se fala em outro assunto na cidade.

O desabafo que abalou a política local

A manifestação de Tarcísio Silva veio na esteira do discurso emocionado de Ciríaco Araújo durante sessão ordinária da Câmara. Na ocasião, o vereador anunciou que acataria a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou sua terceira reeleição consecutiva à presidência da Casa, convocando nova eleição para 24 de outubro. Mas foi além: denunciou publicamente o abandono por seu grupo político.

Após 8 meses de crise, Câmara de Regeneração convoca nova eleição para mesa diretora

Em comovente desabafo, Ciríaco afirmou que, apesar de ter recebido apoio de figuras de destaque como o ministro Wellington Dias, o governador Rafael Fonteles, o presidente nacional do PT e o deputado estadual Fábio Xavier, não recebeu sequer uma ligação de seu líder político, o prefeito Seu Dua – a quem apoiou incondicionalmente em momentos difíceis, como no processo de cassação por compra de votos após as eleições de 2012.

O vereador lembrou que, na época, chegou a acompanhar o prefeito ao Morro da Cruz para orar e agradecer pela vitória no processo. Hoje, no seu pior momento, não recebeu nem uma palavra amiga, desabafou Ciríaco no plenário José Agapito Brandão.

A profecia do radialista

Tarcísio Silva e Ciríaco Araújo durante entrevista nos estúdios da Rádio Tribuna

Em trecho marcante da mensagem, Tarcísio Silva – âncora do principal noticiário matinal da cidade – refletiu sobre a volatilidade das alianças políticas e profetizou que as reviravoltas do poder ainda trarão oportunidades de reparação. Segundo ele, Ciríaco ainda poderá dizer “não” àqueles que o abandonaram.

“Mas o mundo dá muitas e muitas voltas, e em uma destas voltas, ele poderá fazer com que você tenha a oportunidade de dizer ‘NÃO’ quando vierem bater em sua porta novamente.”

Contexto Jurídico ainda indefinido

Apesar do anúncio da nova eleição para sexta-feira (24), fontes próximas a Ciríaco indicam que ele ainda pretende recorrer ao STF até quinta-feira (23), na tentativa de suspender a eleição e retornar ao cargo. A defesa ainda se apoia em precedentes como o caso da presidente da Câmara de Canindé (CE), Karlinda Coelho, reconduzida por decisão do ministro Luiz Fux – mesmo após a Câmara eleger uma nova Mesa Diretora.

Cenário Político

A carta de Tarcísio Silva não apenas ecoa o sentimento de abandono de Ciríaco, mas escancara a fragilidade das alianças políticas, mesmo quando se acredita que elas são sólidas. A eleição de um novo presidente alinhado ao Executivo pode enfrentar resistência, especialmente se Ciríaco decidir usar sua influência para apoiar um nome alternativo.

Fala-se na formação de duas chapas, uma delas patrocinada pela oposição. A influência de Ciríaco pode ser decisiva na escolha do novo presidente – especialmente se ele optar por apoiar um nome fora da base governista.

Carta aberta de Tarcísio Silva na integra ao presidente da câmara de vereadores de Regeneração, Ciríaco Araújo

“Na vida vivemos o céu e o inferno. “Hoje somos aplaudidos, amados, queridos, recebemos abraços e elogios”.

Amanhã somos apedrejados, odiados, escorraçados, abandonados por aqueles que um dia bateram em seu ombro dizendo: ‘eu sou seu amigo!!!.

Mas o mundo dá muitas e muitas voltas, e em uma destas voltas, ele poderá fazer com que você tenha a oportunidade de dizer ‘NÃO’ quando vierem bater em sua porta novamente.

Sim, um dia aqueles que lhe abandonaram IRÃO BATER EM SUA PORTA BUSCANDO, ATRAVÉS DE OPORTUNISMO, O SEU APOIO. Disso não tenha a menor dúvida”.

Se inscreva

Related articles

Um pouco sobre nós

José Pereira

O editor e fundador do portal bruenque.com.br. Há duas décadas joga no time do jornalismo da Rádio Tribuna de Regeneração: produziu e editou milhares de matérias, reportagens e entrevistas ao longo de 23 anos atuando na área.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui