O futebol regenerense está de luto. Morreu neste sábado, 03 de agosto, o desportista Zé da Cruz Santos, mais conhecido em Regeneração como Zezão.
Zezão se sentiu mal enquanto estava na casa de parentes no Bairro Bela Vista, foi levado ao Hospital Municipal Maria de Lurdes. Na tarde dessa sexta – feira ,02, foi encaminhado para Teresina onde já deu entrada em estado de coma.
De acordo com o irmão Jesus, que o acompanhou na viagem, o desportista faleceu as 10: 30h, desse sábado, no hospital HUT, em Teresina. Havia suspeita que poderia ter sido um infarto. Mas consta na certidão de óbito que Zé da Cruz foi vítima de um traiçoeiro AVC.
Coube ao amigo e ex-treinador da Seleção de Futebol de Regeneração, Carlos José Ferreira Brandão, dá a triste notícia da morte do amigo.
– Boa tarde amigos. Tenho uma triste notícia para dar, acabamos de perder um amigo da bancada, nosso amigo Zezão acaba de falecer.
Por 12 anos Zezão foi o braço direito de Carlão na “Escolinha do Carlão” e na Seleção de Regeneração.
O Pai do Futebol de Mulheres em Regeneração.

Zezão foi o homem que fez crescer e transformou o futebol de mulheres realidade na cidade de Regeneração, pegou uma modalidade que estava esquecida e abandonada e transformou a “Copa Zezão de Futebol Feminino” no maior campeonato da modalidade no Médio Parnaíba.
Vendeu uma moto e um carro em prol do futebol feminino
Em uma entrevista dada ao radialista pereirinha, no ano de 2022. Zezão lembrou dos muitos sacrifícios que teve que fazer para o futebol feminino poder vingar na cidade de Regeneração.
– Na segunda Copa Zezão, eu vendi uma moto, na última Copa Zezão, eu vendi um carro que eu tinha, e tudo isso por quê? para dar uma premiação digna e a altura que o futebol feminino merece. Muita gente me chamou de louco, porque eu vendi um carro e uma moto para fazer futebol feminino em Regeneração, mas não me arrependo nem um pouco. Faria tudo de novo para criar o espaço que eu criei para as mulheres jogarem futebol, mas infelizmente acabaram com a minha Copa – revelou.
Fim da Copa Zezão
Por uma desavença com um outro desportista, a Copa Zezão acabou em 2017, na entrevista, Zé da Cruz Santos também lembrou do motivo que levou ao fim da Copa. Como já dito, na época, o maior torneio de futebol feminino do Médio Parnaíba e um dos poucos espaços que existiam para as mulheres jogarem bola.
– Muita gente não me compreendeu, houve uma fraude na última Copa Zezão. Quis punir uma pessoa que fez coisas erradas na minha Copa e paguei um preço muito caro por isso. Pessoas hipócritas não me deixaram punir quem estava errado e ainda acabaram com a Copa Zezão de Futebol Feminino – revelou Zezão.
“Foi muito triste, primeiro, fiquei proibido de fazer a Copa Zezão no campo do CSU, depois, quando a Copa já estava rolando, na segunda rodada, me tomaram o campo da AABB, fiquei num mato sem cachorro (risos), muitas pessoas simplesmente me viraram as costas. Uma das poucas pessoas que nunca me virou as costas, foi o radialista Pereirinha, ele teve comigo nos melhores e nos piores momentos da Copa Zezão, mas também não posso esquecer e ser ingrato com outras pessoas que nunca me abandonaram: o Valdimir Gomes, o Thinthoca, o Luiz filho do Juventude, o Edvaldo Sá, e toda Vila Santa Teresinha, o pessoal da Vila Santa Teresinha foi maravilhoso com Zezão. Quando eu fui boicotado, eles me receberam de braços abertos, me deram todo apoio que eu precisava para poder terminar a Copa Zezão de Futebol Feminino no campo do Morro, obrigado Vila Santa Teresinha!” – revelou o homem que mais fez pelo futebol feminino de Regeneração.

Mas o legado de Zezão vai além do futebol feminino, era o treinador dos campinhos de moita quando eles ainda existiam. Teve escolinha de futebol em todos os bairros da cidade, ele foi treinador de praticamente todos os jogadores da Seleção de Regeneração quando eles ainda eram crianças, tinham entre 07 a 11 anos de idade.
Atualmente, Zezão tinha um projeto social, dirigia uma escolinha de futebol na Vila União, e era titular da bancada do programa Recordações do Esporte Regenerense na Rádio Tribuna, junto com os ex – jogadores, Carlão, Zé Alvino, Rodeirinha , e o ex- zagueiro Cutelão.
O programa busca reviver, contar os causos engraçados da história do futebol regenerense e próprio Zezão protagonizou vários deles, matava os ouvintes e os companheiros de rir com suas histórias.
Os amigos de bancada estão todos muito chocados e abalados, uma vez que a morte foi muito inesperada, aparentemente Zé Da Cruz estava bem de saúde.
Apaixonado por carros.
Além do amor por o futebol, Zezão tinha um outro robe, era apaixonado por carros, contava que do ano 2000 até hoje, possuiu 15 carros, mas o primeiro foi o que mais lhe marcou. Pagou o veículo brocando uma roça. Segundo ele, derrubou sozinho mais de 30 tarefas de chão no braço para poder quitar o carro.
Enterro já aconteceu.
O sepultamento aconteceu no Cemitério São José, no fim da tarde e inicio da noite de sábado.
A perda para o esporte é gigantesca e foi muito lamentada.
Nas redes sociais houve uma grande comoção.